domingo, 24 de janeiro de 2021

Opinião :: Onde as Cores têm Sabor | Ricardo Tomaz Alves

Título: Onde as Cores têm Sabor
Autor: Ricardo Tomaz Alves
Editora: Edição de autor
Ano: 2020

 Comprar: WOOK
 
Sinopse:
Em Dornes, uma aldeia ribeirinha em Ferreira do Zêzere, um avô e uma neta conversam numa manhã de pesca. Abordam os mais variados temas como a literatura, a vida académica, viagens e sonhos. No decorrer desta conversa acontecem algumas surpresas e são feitas descobertas que podemos acompanhar com ternura. Um momento entre duas gerações ligadas por muito mais do que os laços familiares.
 
Opinião:
Adquiri este livro em pré-venda ao próprio autor. Ricardo Tomaz Alves proporcionou-me esta oportunidade, anunciando também que eu e o meu blogue estamos mencionados nos agradecimentos do livro. Senti uma honra enorme por isso e fiquei com ainda mais vontade de ler o livro!
 
Onde as Cores têm Sabor é um livro pequeno que se lê fluída e rapidamente. A história decorre em Dornes, uma das Aldeias Maravilhas de Portugal, e todo o livro relata uma manhã passada pelo avô Francisco e pela neta Camila enquanto pescam no rio. Os dois têm uma longa conversa sobre variados temas, desde viagens, política e a própria vida. Sente-se, desde o início, que ambos têm uma relação idílica de avô e neta.
 
A descrição do espaço fez-me sentir saudades da liberdade pré-Covid. Um dia de Verão soalheiro, no meio de uma aldeia repleta de natureza e calmaria e uma actividade ao ar livre sem preocupações, além do convívio entre familiares.
 
Noto apenas um aspecto de que gostei menos: a descrição das viagens que não me pareceu fidedigna relativamente à época que dizia retratar e que ocupou grande parte da história e se tornou um pouco maçadora. Contudo, a conversa tomou outros rumos e a sabedoria transmitida fez-me reflectir bastante e achar certos temas bem pertinentes.

No epílogo, constatei que os meus pensamentos que me fizeram achar a relação demasiado perfeita e um avô demasiado moderno são compatíveis com os do autor, e no esclarecimento já fiquei a compreender melhor o porquê de ser assim.

Sinto-me muito orgulhosa por ter pertencido a uma parte do incentivo para o autor escrever este livro. Devemos sempre apoiar os escritores que merecem, principalmente os nacionais.

Agradeço imenso ao Ricardo Tomaz Alves pela menção e pela obra! Sigam o autor no Goodreads, no Facebook e no Instagram.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Opinião :: A Melodia do Amor | Lesley Pearse

Título: A Melodia do Amor
Autora: Lesley Pearse
Editora: ASA
Ano: 2017 (1.ª edição de 2011)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Liverpool, 1893. Os sonhos de Beth são desfeitos quando ela, o irmão Sam e a irmã mais nova, Molly, ficam órfãos. As suas vidas, até então tranquilas e seguras, sofrem uma dramática reviravolta. Para escapar a um futuro de miséria e servidão, Sam e Beth decidem arriscar tudo, atravessar o Atlântico e partir à conquista do sonho americano. Mas Molly é demasiado pequena para os acompanhar e os irmãos vêem-se obrigados a tomar uma decisão que os marcará para sempre: deixá-la em Inglaterra, a cargo de uma família adoptiva.
A bordo do navio para Nova Iorque não faltam vigaristas e trapaceiros, mas o talento de Beth com o violino conquista-lhe a alcunha de Cigana, a amizade de Theo, um carismático jogador de cartas, e do perspicaz Jack. Juntos, os jovens vão começar de novo num país onde todos os sonhos são possíveis.
Para a romântica Beth, esta será a maior aventura da sua vida. Conseguirá a Cigana voltar a encontrar um verdadeiro lar?

Uma história de amor incondicional e coragem sem limites. Um livro irresistível, da autora de Nunca me Esqueças, Procuro-te e Segue o Coração.
 
Opinião:
Já tinha saudades de ler um bom livro de Lesley Pearse! Este foi dos primeiros livros da autora a serem editados em Portugal, mas só agora tive oportunidade de o ler.

A Melodia do Amor apresenta-nos Beth, uma jovem apaixonada pelo violino, com uma vida familiar estável mas que, de repente, uma tragédia acontece. E são as consequências dessa tragédia que mostram a Beth a dureza da vida.

O irmão mais velho, Sam, tem o sonho de ir para a América e, com o tempo, acaba por convencer Beth a ir com ele. Contudo, a irmã ainda bebé, Molly, fica em Inglaterra, com uma família adoptiva.

É nessa viagem para a América que Beth e Sam começam uma verdadeira aventura. Vão conhecendo várias pessoas, mas é com Jack e Theo que vão partir para Klondike, à descoberta do ouro ー mini spoiler! ⚠️
 
Beth foi uma personagem que me marcou pelo seu grande espírito aventureiro e destemido. O destino trágico que os seus pais tiveram moldaram a sua forma de pensar em vários aspectos da vida. Beth tinha uma mentalidade avançada em comparação com outras mulheres e para a altura em que vivia e, numa altura em que se viu completamente sozinha no mundo, foi capaz de erguer a cabeça e seguir em frente. Beth vivenciou alguns amores e desamores e senti cada sentimento por ela transmitido.

Foi uma leitura um pouco demorada, mas o final prendeu-me completamente e só consegui parar de ler quando descobri o final. A certo ponto, senti que Beth não merecia aquele destino, mas no último momento surgiu um final feliz!

Esta é uma leitura muito agradável, cheia de aventura, romance e também uma grande lição de humildade e de força para quem se sente em baixo e sozinho: todos nós somos capazes de superar uma traição e seguir em frente, mesmo que achemos que estamos sozinhos no mundo.

Recomendo muito este livro! 😊

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Livros recebidos :: Natal 2020

Viva! Já com algum atraso, trago ao blogue os livros que recebi no Natal de 2020.
 
Fiquei completamente admirada com a quantidade de livros que recebi. Estava a contar com três livros, pelo menos, e acabei por receber oito! 😃 Dois deles são os livros que me faltavam da colecção de Lesley Pearse, três deles são em segunda mão (mas em excelente estado) de Jodi Picoult, um deles é mais um sobre a Segunda Guerra Mundial, um outro é uma colectânea de contos da Livraria Lello e o último é um livro de receitas elaborado pela empresa na qual a minha irmã trabalha e para o qual ajudei contribuindo com algumas receitas! Espectacular! 😁
 
Título: Encontro com o Destino
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições ASA
Ano: 2020

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Camellia Norton perdeu o pai quando era apenas uma criança. Depois disso, não pensou que a tragédia voltasse a bater-lhe à porta tão cedo. Mas aos 15 anos o seu destino sofre nova reviravolta quando a mãe é encontrada morta, vítima de um aparente suicídio.

É então que Camellia entra finalmente no quarto da mãe, uma divisão da casa que lhe estivera proibida desde sempre. E o que a jovem encontra é devastador. É a derradeira prova de que a sua vida até então não passa de uma mentira.

De coração partido, decide partir para Londres, uma metrópole vibrante e plena de oportunidades, mas ao mesmo tempo um antro sombrio de tentações e perigos - em especial para uma jovem inocente em busca de aceitação e amor.

São negros os tempos que se seguem… mas a sua coragem nunca esmorece. Camellia dá então início ao longo percurso que irá revelar toda a verdade sobre o seu passado… e sobre o mais íntimo de si própria.

Em
Encontro com o Destino, Lesley Pearse fala-nos de fragilidade, perda e más escolhas, mas também de compaixão e perdão - e relembra-nos que o amor é a única força capaz de tudo ultrapassar.

Encontro com o Destino é a continuação da história de Ellie e Bonny, as inesquecíveis protagonistas de Até Sempre, Meu Amor.
 
Título: Perdoa-me
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições ASA
Ano: 2019 (1.ª edição de 2014)
 
Comprar: Bertrand | WOOK
 
Sinopse:
O instante em que encontrou a mãe sem vida nunca se extinguirá da memória de Eva Patterson. Num bilhete, as suas últimas e enigmáticas palavras: Perdoa-me.

O mundo seguro de Eva ruiu naquele momento devastador. Mas o inesperado suicídio de Flora vai marcar apenas o início de uma sucessão de acontecimentos surpreendentes. No seu testamento, Flora deixa a Eva um estúdio em Londres. Este sítio é a primeira pista para o passado secreto de uma mulher que, Eva percebe agora, lhe é totalmente desconhecida.

No sótão do estúdio, a jovem encontra os diários e os quadros da mãe, provas de uma fulgurante carreira artística mantida em segredo. O que levou Flora a esconder tão fundo o seu passado? Ao aproximar-se da verdade, Eva descobre um crime tão chocante que a leva a questionar-se se alguma vez conseguirá, de facto, perdoar.
 
Título: Tempo de Partir
Autora: Jodi Picoult
Editora: Editorial Presença
Ano: 2015 (2.ª edição)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Durante mais de uma década, Jenna Metcalf não deixa de pensar na sua mãe, Alice, que desapareceu em misteriosas circunstâncias na sequência de um trágico acidente. A criança que era então não conservou lembranças dos acontecimentos, mas Jenna recusa-se a acreditar que a mãe a tivesse abandonado e relê constantemente os diários que ela escrevia com as observações da sua pesquisa sobre elefantes, na esperança de encontrar uma pista oculta. Ansiosa por obter respostas, Jenna contrata dois improváveis ajudantes, uma médium, famosa por encontrar pessoas desaparecidas, e um detetive que estivera anteriormente envolvido na investigação do desaparecimento de Alice. E assim parte determinada a desvendar o mistério que não a deixa em paz.
 
Título: Lobo Solitário
Autora: Jodi Picoult
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2016

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Quando um lobo sabe que o seu tempo está a terminar e que já não é útil à sua alcateia, muitas vezes escolhe afastar-se. Morre assim afastado da sua família, do seu grupo, mantendo até ao fim todo o orgulho que lhe é próprio e mantendo-se fiel à sua natureza.
 
Luke Warren passou a vida inteira a estudar lobos. Chegou inclusivamente a viver com lobos durante longos períodos. Em muitos sentidos, Luke compreende melhor as dinâmicas da alcateia do que as da sua própria família. A mulher, Georgie, desistiu finalmente da solidão em que viviam e deixou-o. O filho, Edward, de vinte e quatro anos, fugiu há seis, deixando para trás uma relação destroçada com o pai. Recebe então um telefonema alarmante: Luke ficou gravemente ferido num acidente de automóvel com Cara, a irmã mais nova de Edward.
 
De repente, tudo muda: Edward tem de regressar a casa e enfrentar o pai que deixou aos dezoito anos. Ele e Cara têm de decidir juntos o destino do pai. Não há respostas fáceis, e as perguntas são muitas: que segredos esconderam Edward e Cara um do outro? Haverá razões ocultas para deixarem o pai morrer… ou viver? Qual seria a vontade de Luke? Como podem os filhos tomar uma decisão destas num contexto de culpa, sofrimento, ou ambos? E, sobretudo, terão esquecido aquilo que todo e qualquer lobo sabe e nunca esquece: cada membro da alcateia precisa dos outros, e às vezes a sobrevivência implica sacrifício.
 
Lobo Solitário descreve de forma brilhante a dinâmica familiar: o amor, a proteção, a força que podem dar, mas também o preço a pagar por ela.
 
Título: A Contadora de Histórias
Autora: Jodi Picoult
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2015
 
Comprar: Bertrand | WOOK
 
Sinopse:
Sage Singer é padeira de profissão. Trabalha de noite, a preparar o pão e os bolos para o dia seguinte, tentando fugir a uma realidade de solidão, a más memórias e à sombra da morte da mãe. Quando Josef Weber, um velhote que faz parte do grupo de apoio de Sage, começa a passar pela padaria, os dois forjam uma amizade improvável. Apesar das diferenças, veem um no outro as cicatrizes que mais ninguém consegue ver.
 
Tudo muda no dia em que Josef confessa um segredo vergonhoso há muito escondido e pede a Sage um favor extraordinário. Se ela disser que sim, irá enfrentar não só as repercussões morais do seu ato, como também potenciais repercussões legais. Agora que a integridade do amigo mais chegado que alguma vez teve está envolta numa névoa, Sage começa a questionar os seus pressupostos e as expectativas em torno da sua vida e da sua família.
 
Um romance profundamente honesto, em que Jodi Picoult explora graciosamente até onde podemos ir para impedir que o passado dite o nosso futuro.
 
Título: O Bebé de Auschwitz
Autora: Lily Graham
Editora: Topseller
Ano: 2020

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Mais de 700 bebés nasceram em Auschwitz.
Muito poucos sobreviveram.
Este livro conta a história de um deles.

Em 1942, Eva Adami embarca num comboio com destino a Auschwitz. Apesar das condições hediondas, ela só pensa em reencontrar o marido, Michal, enviado para aquele campo de concentração seis meses antes. Quando chega ao destino, a dura realidade do campo abate-se sobre ela, e Eva encontra apenas algum consolo na amizade que faz com Sofi e, sua companheira de beliche.

À medida que os dias avançam, as duas mulheres conhecem as esperanças uma da outra, unindo-se para sobreviverem nas mais desumanas circunstâncias. Eva quer encontrar Michal vivo naquele lugar implacável. Sofie sonha reunir-se com o filho, Tomas, do qual perdeu o rasto. Contra todas as leis de Auschwitz, Sofie consegue um encontro entre Eva e Michal. Mas isso obrigá-la-á a aproximar-se do inimigo…

Quando Eva descobre que está grávida, coloca a vida de ambas as mulheres em risco. As duas prometem proteger os filhos uma da outra, caso o pior venha a acontecer. Mas num campo de extermínio onde sobreviver a cada dia é, em si, um prodígio, como proteger o milagre da vida?

Uma narrativa comovente de sobrevivência passada num dos lugares mais cruéis da história da humanidade.

Romance para o público interessado pela temática do Holocausto, em particular histórias reais passadas no campo de concentração de Auschwitz, inspirado na extraordinária história verídica de uma mulher judia que, em dezembro de 1944, deu à luz uma bebé prematura num beliche do campo C de Auschwitz.
 
Título: ACABOM - Livro de Receitas
Autores: Vários autores
Editora: ACA Grupo
Ano: 2020
Título: Contos da Quarentena
Autores: Vários autores
Editora: Livraria Lello
Ano: 2020
 

domingo, 3 de janeiro de 2021

Pilha de livros :: Lidos em 2020

Viva! Findo o ano 2020, é altura de rever as leituras que fiz este ano.

No início do ano, ainda antes de toda esta pandemia (e outros azares), propus-me a ler 25 livros. Comecei o ano com algum ânimo para ler e, a meio de Fevereiro, já tinha lido sete livros. Para mim, é um feito! Contudo, algo triste aconteceu e acabei por abrandar um pouco o ritmo. E depois surgiu esta pandemia em Portugal e muita coisa mudou!

Foi um ano atípico em vários aspectos, mas acabei por conseguir ler bastante e, por volta de Novembro, mudei o meu objectivo no Goodreads para 30 livros. Li 31!

Assim, aqui fica um registo fotográfico dos livros que li este ano e uma lista com os títulos e respectivas ligações para cada opinião.
 
Sem esquecer o livro que li e sorteei no mês de Março:
 
E vocês? Leram algum destes livros? Qual foi o vosso livro preferido de 2020? 😊

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Feliz 2021! E um desabafo...

Com o passar dos anos, ficamos sempre com a sensação de que o tempo passa a voar. Talvez pudesse começar esta publicação a dizer «e 2021 chegou num ápice», mas penso que este ano é uma excepção. Por isso, começo por dizer:
 
Finalmente chegou 2021!
 
2020 foi um ano estranho. Ainda antes da chegada da pandemia a Portugal, a minha vida pessoal levou um abalo. Um acontecimento trágico marcou a minha vida, a minha forma de agir e a minha forma de pensar na vida. Penso até que foi o que me fez tornar mais adulta e mais ciente de que, de um momento para o outro, a vida pode mudar por completo. Pouco tempo depois, ficámos todos confinados por causa do Covid-19 e não ajudou em nada ao meu/nosso estado mental e emocional. Foram meses muito custosos de passar...
 
Na segunda metade do ano, com o desconfinamento, tive possibilidade de viajar bastante por Portugal e até por Espanha. Fui a Bragança, Sintra, Lisboa, Almada, Aveiro, Santa Maria da Feira, Braga, Gerês e Corunha, entre muitas outras localidades por onde fui passando. Fui sempre com todos os cuidados possíveis e sempre sem apanhar o vírus. Havendo cuidado e respeito pelas regras básicas de higiene, pode-se viver.
 
No que diz respeito ao blogue, notei que tive menos vontade de cá vir. Neste ano acabado de passar, senti-me mental e emocionalmente cansada. Fui escrevendo as minhas opiniões e outras coisas das quais me apeteceu, mas muitas vezes senti-me obrigada a escrever para manter o blogue activo. Não sou nenhuma blogger de renome nem tenho disposição para me tornar influencer ou algo do género. Gosto de escrever sobre as minhas leituras e de temas que me interessam, além de ver que os meus artigos são lidos pelas outras pessoas, mas não quero que o blogue se torne numa obrigação.
 
Com a chegada do novo ano, a pandemia não se acaba nem voltamos à antiga normalidade, mas deixamos para trás um ano triste e difícil. 2021 terá também os seus momentos menos bons, pois não existem anos perfeitos, mas é altura de respirarmos fundo e renovarmos a esperança de tempos melhores.
 
Espero honestamente que 2021 seja melhor em vários aspectos. Espero que haja mais motivos para sorrir e para nos sentirmos felizes, cheio de realizações e motivação para conquistarmos os nossos objectivos. Que possamos ter saúde física e mental para lidarmos com os problemas. Que possamos desfrutar de todos os momentos bons que cada dia nos trouxer. E que os livros nos preencham e nos unam cada vez mais!
 
🎆 Feliz Ano Novo! 🎆