domingo, 24 de janeiro de 2021

Opinião :: Onde as Cores têm Sabor | Ricardo Tomaz Alves

Título: Onde as Cores têm Sabor
Autor: Ricardo Tomaz Alves
Editora: Edição de autor
Ano: 2020

 Comprar: WOOK
 
Sinopse:
Em Dornes, uma aldeia ribeirinha em Ferreira do Zêzere, um avô e uma neta conversam numa manhã de pesca. Abordam os mais variados temas como a literatura, a vida académica, viagens e sonhos. No decorrer desta conversa acontecem algumas surpresas e são feitas descobertas que podemos acompanhar com ternura. Um momento entre duas gerações ligadas por muito mais do que os laços familiares.
 
Opinião:
Adquiri este livro em pré-venda ao próprio autor. Ricardo Tomaz Alves proporcionou-me esta oportunidade, anunciando também que eu e o meu blogue estamos mencionados nos agradecimentos do livro. Senti uma honra enorme por isso e fiquei com ainda mais vontade de ler o livro!
 
Onde as Cores têm Sabor é um livro pequeno que se lê fluída e rapidamente. A história decorre em Dornes, uma das Aldeias Maravilhas de Portugal, e todo o livro relata uma manhã passada pelo avô Francisco e pela neta Camila enquanto pescam no rio. Os dois têm uma longa conversa sobre variados temas, desde viagens, política e a própria vida. Sente-se, desde o início, que ambos têm uma relação idílica de avô e neta.
 
A descrição do espaço fez-me sentir saudades da liberdade pré-Covid. Um dia de Verão soalheiro, no meio de uma aldeia repleta de natureza e calmaria e uma actividade ao ar livre sem preocupações, além do convívio entre familiares.
 
Noto apenas um aspecto de que gostei menos: a descrição das viagens que não me pareceu fidedigna relativamente à época que dizia retratar e que ocupou grande parte da história e se tornou um pouco maçadora. Contudo, a conversa tomou outros rumos e a sabedoria transmitida fez-me reflectir bastante e achar certos temas bem pertinentes.

No epílogo, constatei que os meus pensamentos que me fizeram achar a relação demasiado perfeita e um avô demasiado moderno são compatíveis com os do autor, e no esclarecimento já fiquei a compreender melhor o porquê de ser assim.

Sinto-me muito orgulhosa por ter pertencido a uma parte do incentivo para o autor escrever este livro. Devemos sempre apoiar os escritores que merecem, principalmente os nacionais.

Agradeço imenso ao Ricardo Tomaz Alves pela menção e pela obra! Sigam o autor no Goodreads, no Facebook e no Instagram.

Sem comentários:

Enviar um comentário