domingo, 7 de fevereiro de 2021

Opinião :: O Tatuador de Auschwitz | Heather Morris

Título: O Tatuador de Auschwitz
Autora: Heather Morris
Editora: Editorial Presença
Ano: 2018

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Esta é a história assombrosa do tatuador de Auschwitz e da mulher que conquistou o seu coração - um dos episódios mais extraordinários e inesquecíveis do Holocausto.

Em 1942, Lale Sokolov chega a Auschwitz-Birkenau. Ali é incumbido da tarefa de tatuar os prisioneiros marcados para sobreviver gravando, com uma tinta indelével, uma sequência de números no braço de outras vítimas como ele próprio, criando assim aquilo que se veio a tornar um dos símbolos mais poderosos do Holocausto.
À espera na fila pela sua vez de ser tatuada, aterrorizada e a tremer, encontra-se Gita. Para Lale, um sedutor, foi amor à primeira vista. Ele está determinado não só a lutar pela sua própria sobrevivência mas também pela desta jovem.

Um romance baseado em entrevistas que Heather Morris fez ao longo de diversos anos a Ludwig (Lale) Sokolov, vítima do Holocausto e tatuador em Auschwitz-Birkenau. Uma história de amor e sobrevivência no meio dos horrores de um campo de concentração, que irá agradar a um vasto universo de leitores, em especial aos que leram
A Lista de Schindler e O Rapaz do Pijama às Riscas, e que nos mostra de forma pungente e emocionante como o melhor da natureza humana se revela por vezes nas mais terríveis circunstâncias.

Opinião:
O Tatuador de Auschwitz é um livro que foi muito divulgado desde que foi lançado em 2018 e eu tive sempre muita curiosidade em ler.

Nesta obra, conhecemos a história de Lale, um jovem eslovaco que foi para Auschwitz e que teve a tarefa de tatuar os números que iriam identificar cada prisioneiro que lá chegasse. Foi a fazer o seu trabalho que se apaixonou por Gita.

Lale sempre foi um homem convicto e resiliente, e a vontade de viver para ter um futuro com Gita foi o que lhe deu forças para sobreviver cada dia naquele terror. No meio da guerra, ele foi dos poucos que teve alguma sorte e privilégios que o ajudaram a viver e a ajudar algumas pessoas.

Esta história foi baseada em relatos do próprio Lale em conversa com a autora. A forma como Heather Morris descreveu este testemunho é um pouco romantizada, mas existem na mesma momentos muito pesados que demonstram a realidade por lá vivida.

Por mais livros que leia sobre o Holocausto, haverá sempre algo novo que me marque e me faça compreender o que aconteceu naquele marco tão triste na História Mundial.

Estou muito curiosa para ler a sequela A Coragem de Cilka, já que foi uma personagem importante neste livro e gostaria de conhecer melhor a sua história.

Este é mais um óptimo livro para se ler e saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário