quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Opinião :: Sorrisos Quebrados | Sofia Silva

Título: Sorrisos Quebrados
Autora: Sofia Silva
Editora: Editorial Presença
Ano: 2018

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Paola está num momento-chave da sua vida. Vai ter de decidir se quer continuar a viver ou se vai deixar-se morrer às mãos do homem por quem um dia se apaixonou e com quem veio a casar. Como foi possível que aquele homem poderoso e deslumbrante se tornasse no monstro que a está a destruir? Mas Paola decide viver. E, no mais improvável dos lugares, vai encontrar de novo a luz e descobrir que, afinal, é possível amar outra vez. Sorrisos Quebrados marca a estreia de Sofia Silva na escrita de ficção. Um romance sobre violência doméstica, abuso sexual e as segundas oportunidades que a vida por vezes reserva.

Opinião:
Este livro foi completamente inesperado por mim. Comecei a ler sem expectativas, porque não imaginei mesmo o que o livro me iria dar. E foi uma óptima surpresa!

Os temas centrais da história (violência doméstica, toxicodependência, ...) são assuntos sérios e actuais e que, a meu ver, não são tão abordados como deveriam ser. Pelo menos, da maneira como foram aqui. As descrições pormenorizadas da vítima da violência (Paola) são arrepiantes e levam-nos a pensar em como é possível chegar-se a tamanha maldade para com alguém. Sim, porque a história é ficcional, mas actos destes acontecem todos os dias...

Apesar disso, a narrativa centra-se no pós violência, em plena recuperação, superação de medos e redescoberta do amor; em como na partilha de experiências se se conhece melhor uma pessoa. Neste caso, Paola conhece a pequena Sol e, consequentemente, o seu pai, André. Relutantemente, os dois vão ganhando confiança e criando uma bonita relação.

Ao longo do livro, assistimos à evolução destas pessoas. A narrativa inclui muito romance, algumas cenas eróticas (mais do que imaginava) e inúmeras referências aos problemas que todos enfrentam.

Fiquei impressionada com o livro, sinceramente. Acho que é uma leitura obrigatória para todos nós, pois ouvimos demasiadas vezes falar sobre violência de vários tipos, mas neste caso doméstica, e muitas vezes não pensamos no assunto sob a visão da vítima ou até mesmo do agressor. O livro pode muito bem ser uma boa ajuda moral para quem sofre na pele este género de agressões; apesar da seriedade do assunto, a história é positiva e mostra muita luz no meio de tanta escuridão.

Ah, e só depois de ler o livro, percebi toda a capa e adorei-a ainda mais! Está simplesmente maravilhosa!

Gostei mesmo do livro! Recomendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário