sábado, 31 de dezembro de 2022

Opinião :: A Minha Irmã É Uma Serial Killer | Oyinkan Braithwaite

Título: A Minha Irmã É Uma Serial Killer
Autora: Oyinkan Braithwaite
Editora: Quetzal
Ano: 2021

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Duas irmãs. Uma delas é enfermeira, cuida dos outros e preocupa-se.
A outra dorme até tarde, pensa em divertir-se – e é uma serial killer.
Se isto não é um bom argumento, ninguém sabe o que será.
 
Ayoola é a assassina mais alegre e bem-disposta que se pode imaginar. E Korede, a irmã mais protetora e paciente que pode existir. É ela que conta aqui a história da irmã mais nova: bela, insinuante, muito amada e desejada o contrário de si. Mas Ayoola é, na verdade, completamente fútil: vive para as roupas e para posar no instagram, para arranjar namorados bonitos (ou ricos), traí-los e matá-los. Nada que a faça merecer, portanto, o amor e a devoção que todos lhe dedicam, especialmente a irmã, que a ajuda sempre a encobrir os assassínios. Embora assustada e contrariada, Korede acaba por consolar Ayoola, por limpar os locais do crime e livrar-se dos cadáveres. Mas o seu horror aumenta quando Ayoola visita o hospital em que ela trabalha como enfermeira e conhece o simpático médico por quem Korede está apaixonada. O leitor está a ver o que pode acontecer, não está?
 
Opinião:
A Minha Irmã É Uma Serial Killer despertou-me logo a curiosidade com o seu título intrigante, além da sinopse já revelar que, realmente, Ayoola, a irmã de Korede, é uma assassina. Pior: Korede acaba sempre por ser cúmplice da irmã, ajudando-a a apagar vestígios dos crimes que comete. Tudo isto leva a uma pergunta crucial: por que razão elas agem desta forma?

A narrativa é feita por Korede e a ironia muitas vezes utilizada torna o livro bastante cómico e viciante. Os capítulos são muito curtos e fáceis de ler, pelo que a história também se desenrola muito rápido. O que mais me interessou no livro foram as analepses em que Korede revelava episódios do passado familiar e que, de certa forma, influenciaram as personalidades das personagens.

Algo que também me cativou nesta leitura é a paixão entre Korede e Tade, o médico do hospital onde ela trabalha e com quem Ayoola também se envolve. Toda a trama deste romance e o receio sobre o que pode advir tornam a história mais empolgante. No entanto, achei o final muito vago e fiquei sem compreender bem o desfecho...

Apesar de tudo, gostei de ler o livro e acho que proporciona uma agradável leitura, principalmente para quem quiser ler algo mais leve e divertido.

Sem comentários:

Enviar um comentário