sábado, 31 de dezembro de 2022

Opinião :: A Minha Irmã É Uma Serial Killer | Oyinkan Braithwaite

Título: A Minha Irmã É Uma Serial Killer
Autora: Oyinkan Braithwaite
Editora: Quetzal
Ano: 2021

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Duas irmãs. Uma delas é enfermeira, cuida dos outros e preocupa-se.
A outra dorme até tarde, pensa em divertir-se – e é uma serial killer.
Se isto não é um bom argumento, ninguém sabe o que será.
 
Ayoola é a assassina mais alegre e bem-disposta que se pode imaginar. E Korede, a irmã mais protetora e paciente que pode existir. É ela que conta aqui a história da irmã mais nova: bela, insinuante, muito amada e desejada o contrário de si. Mas Ayoola é, na verdade, completamente fútil: vive para as roupas e para posar no instagram, para arranjar namorados bonitos (ou ricos), traí-los e matá-los. Nada que a faça merecer, portanto, o amor e a devoção que todos lhe dedicam, especialmente a irmã, que a ajuda sempre a encobrir os assassínios. Embora assustada e contrariada, Korede acaba por consolar Ayoola, por limpar os locais do crime e livrar-se dos cadáveres. Mas o seu horror aumenta quando Ayoola visita o hospital em que ela trabalha como enfermeira e conhece o simpático médico por quem Korede está apaixonada. O leitor está a ver o que pode acontecer, não está?
 
Opinião:
A Minha Irmã É Uma Serial Killer despertou-me logo a curiosidade com o seu título intrigante, além da sinopse já revelar que, realmente, Ayoola, a irmã de Korede, é uma assassina. Pior: Korede acaba sempre por ser cúmplice da irmã, ajudando-a a apagar vestígios dos crimes que comete. Tudo isto leva a uma pergunta crucial: por que razão elas agem desta forma?

A narrativa é feita por Korede e a ironia muitas vezes utilizada torna o livro bastante cómico e viciante. Os capítulos são muito curtos e fáceis de ler, pelo que a história também se desenrola muito rápido. O que mais me interessou no livro foram as analepses em que Korede revelava episódios do passado familiar e que, de certa forma, influenciaram as personalidades das personagens.

Algo que também me cativou nesta leitura é a paixão entre Korede e Tade, o médico do hospital onde ela trabalha e com quem Ayoola também se envolve. Toda a trama deste romance e o receio sobre o que pode advir tornam a história mais empolgante. No entanto, achei o final muito vago e fiquei sem compreender bem o desfecho...

Apesar de tudo, gostei de ler o livro e acho que proporciona uma agradável leitura, principalmente para quem quiser ler algo mais leve e divertido.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Livros recebidos :: Natal 2022


Viva! Mais um Natal passado e, com ele, vieram alguns presentes. Felizmente, e como não poderia deixar de ser, recebi livros! Este ano, recebi três livros: A Rapariga Polaca, de Malka Adler, Café de Gatos, de Charlie Jonas, e Senhora do Meu Destino, de Lesley Pearse. Fiquei encantada com todos eles, pois um tem uma história relativa à Segunda Guerra Mundial, outro é um romance cujo tema principal são os gatos (que eu adoro) e, por último, recebi o mais recente livro de uma das minhas autoras preferidas, cuja colecção tenho completa.

Livros nunca são de mais. Também recebeste livros neste Natal?

Título: A Rapariga Polaca
Autora: Malka Adler
Editora: Topseller
Ano: 2022

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
No epicentro da guerra que dilacerou o mundo, uma mãe desejava um filho e uma filha precisava de uma mãe.

Inverno de 1939: Depois da invasão da Polónia pelo exército nazi, Danusha é forçada a fugir de casa com a família. A sua mãe, Anna, muda de nome e consegue trabalho como governanta de um médico alemão, em cuja mansão se reúne rotineiramente a Gestapo... O segredo que escondem é a sua salvação, mas aquilo de que Danusha mais se recorda é da profunda solidão que sentia, tendo como única companhia o irmão mais novo, ainda bebé.

Anna sempre desejou que o seu primogénito tivesse sido um rapaz. Tudo o que Danusha sempre quis foi que a sua mãe a amasse como a um primogénito. Em vez disso, teve uma mãe que, ainda que capaz de encarar um nazi nos olhos sem pestanejar, era incapaz de olhar para a própria filha.

Só anos mais tarde, quando os vizinhos se juntam na sua sala de estar para ouvirem as histórias da vida de Anna, é que Danusha descobre finalmente que a mãe, mais do que um mar insondável e frio, foi um céu tempestuoso — ora brilhante, ora sombrio —, que esteve sempre a zelar por si.
 
Título: Café de Gatos
Autor: Charlie Jonas
Editora: ASA
Ano: 2022
 
Comprar: Bertrand | WOOK
 
Sinopse:
Susann está prestes a partir para Itália numas férias que poderão ser as últimas. Quando regressar, vai submeter-se a uma cirurgia que a impedirá de viajar durante muito tempo. É agora ou (provavelmente) nunca. Mas a ideia de deixar a sua querida gata Mimi com estranhos deixa-a desconsolada. É então que se lembra de Leonie, a vizinha com quem se dá tão bem. Estará a jovem professora disposta a aceitar o seu pedido? Com certeza que sim, afinal, a Mimi é um amor…

Leonie está familiarizada com as excentricidades das outras pessoas (principalmente se forem homens franceses), não com as de pequenos animais de estimação. Mas quando Susann lhe expõe o seu plano, ela não consegue recusar, pois tem a sensação de que a felicidade da vizinha depende demasiado daquela viagem.

Mas Leonie rapidamente percebe que ela e
Mimi não fazem uma boa dupla: a gata parece fazer de propósito para tornar a sua vida num inferno, desde "personalizar" o sofá a destruir os frascos de verniz Chanel. E quando Susann decide prolongar as férias, Leonie entra em pânico e recorre a Maxie, a sua melhor amiga, que acaba de abrir um café. Pois Maxie também não consegue recusar um pedido de ajuda e aceita ficar com a gata. E é assim que Mimi e os seus bebés (sim, Susann vai ter uma surpresa…) tomam o café de assalto.

A vida destas três mulheres (e do café) não voltará a ser a mesma.

Porque a
Mimi sabe o que nós humanos apenas intuímos: um gato muda tudo para melhor, obviamente.

Título: Senhora do Meu Destino
Autora: Lesley Pearse
Editora: ASA
Ano: 2022

Comprar: Bertrand | WOOK
 
Sinopse: 
Esta é a história de três mulheres talentosas e lutadoras.
 
É a história de Mabel, cujo amor por um homem viciado no jogo quase a leva à loucura. É a história de Amy, que se casa com um homem destruído pela guerra e pelos seus próprios fracassos. E é a história de Tara, que cedo decide quebrar o ciclo de miséria e violência da sua família. E tenciona fazê-lo através da moda, que a fascina desde criança.
 
Para isso, Tara terá de lutar contra o legado que lhe foi deixado pela mãe e pela avó e enfrentar os perigos do popular bairro londrino onde mora e convive com gangues, patifes, comerciantes e mulheres frívolas.
 
Mas a maior ameaça à realização dos seus sonhos pode vir de onde menos se espera: ela própria, sobretudo se não contrariar a avassaladora paixão que sente desde sempre pelo encantador — e terrível em igual medida — Harry Collins.
 
Conseguirá Tara ser senhora do seu destino e viver de acordo com as suas regras?

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Opinião :: O Lápis Mágico de Malala | Malala Yousafzai

Título: O Lápis Mágico de Malala
Autora: Malala Yousafzai
Editora: Editorial Presença
Ano: 2017

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
A verdadeira história de uma menina que desejava um mundo melhor.
 
Quando Malala era ainda uma criança, no Paquistão, ela desejava ter um lápis mágico para...
... desenhar uma fechadura na porta do seu quarto para que os irmãos não a incomodassem.
... parar o tempo, e assim poder dormir mais uma hora todas as manhãs.
 
Mas Malala cresceu e o mundo mudou, bem como os seus desejos. Em vez de um lápis mágico, Malala usa agora um lápis bem real para escrever. E os seus desejos começaram a realizar-se.
 
Opinião:
O Lápis Mágico de Malala é um livro infantil que qualquer adulto deveria ler.
 
Esta é a história mais abreviada de Malala, contada pela própria, e que dá a conhecer os seus sonhos de criança que, mais tarde, se tornaram reais.
 
Os textos são acompanhados por ilustrações magníficas que transmitem intensamente algumas emoções, tanto encantamento pela benevolência de Malala como também raiva por todas as maldades por que ela e tantas outras meninas no seu país passaram. 

O livro é uma óptima leitura para crianças mais crescidas, para ficarem a conhecer a bravura de quem também já foi criança e viu ser capaz de lutar por um futuro melhor. Malala é a prova de que é bom sonhar e que é possível concretizar os nossos sonhos se nos dedicarmos à causa.

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Opinião :: A Vida Invisível de Eurídice Gusmão | Martha Batalha

Título: A Vida Invisível de Eurídice Gusmão
Autora: Martha Batalha
Editora: Porto Editora
Ano: 2016

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Rio de Janeiro, anos 40.

Quando Guida Gusmão, perdida num amor proibido, desaparece da casa dos pais sem deixar rasto, a irmã Eurídice prometeu ser a filha exemplar, a que nunca faria algo que trouxesse novo desgosto aos pais. E Eurídice torna-se a dona de casa perfeita, casada com Antenor, um bom marido, apesar de tudo, ou apesar do nada em que a vida de Eurídice se tornou.

A vida de Eurídice Gusmão é em muito semelhante à de inúmeras mulheres nascidas no início do século XX e educadas apenas para serem boas esposas. Mulheres como as nossas mães, avós e bisavós, invisíveis em maior ou menor grau, que não puderam protagonizar a sua própria vida.

Capaz de abordar temas como a violência, a marginalização e até a injustiça com humor, perspicácia e ironia, Marta Batalha é acima de tudo uma excelente contadora de histórias que tem como principal compromisso o prazer da leitura.
 
Opinião:
Tinha alguma curiosidade em conhecer esta história; já tinha o livro na estante para ler há algum tempo e decidi, finalmente, pegar nele para ler.

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão é um retrato do quotidiano brasileiro dos anos 40, época em que as mulheres eram submissas e, muitas vezes, desvalorizadas. Neste livro, conhecemos a vida de Eurídice – uma mulher jovem cheia de sonhos e desejos –, mas ela representa muitas mulheres que viveram nessa altura.

Fiquei agradada com o tom humorístico e irónico da escrita de Martha Batalha. A autora apresenta-nos as histórias das personagens de uma forma leve e cómica, tornando a leitura muito mais fluída, mesmo quando fala de assuntos mais sérios. De facto, conhecer Eurídice foi sentir quase na própria pele a frustração e a tristeza de ver os seus sonhos irem por água abaixo. Naquele tempo, as mulheres viviam sob maior repressão por parte dos homens e maridos, tornando-se assim invisíveis. Apesar de tudo, gostei de ver a reviravolta da história e de perceber que Eurídice foi muito mais resiliente do que certamente a maioria das mulheres daquela altura.

Este livro é bom não só para conhecer um pouco mais sobre um passado relativamente recente, como também para nos fazer acreditar que devemos confiar mais nos nossos sonhos e nunca desistir deles, mesmo quando as pessoas à nossa volta nos tentam desmotivar. Além disso, o livro é pequeno e proporciona uma leitura muito agradável. Vale a pena ler.