sábado, 23 de abril de 2022

23 de Abril :: Dia Mundial do Livro e do Direiro de Autor

Hoje, comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, data instituída pela UNESCO e cujo objectivo é estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria livreira e a protecção dos direitos de autor.

Esta efeméride teve origem na Catalunha, no dia 5 de Abril de 1926, em jeito de comemoração do nascimento de Miguel de Cervantes. Todavia, a data 23 de Abril foi depois escolhida para marcar o dia do falecimento de Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega, três escritores que faleceram, nesse mesmo dia, em 1616.
 
Para nós, livrólicos, o dia do livro é todos os dias! Mas hoje, mais do que nunca, podemos e devemos recordar a importância que os livros, e todos os processos a eles inerentes de escrita, produção e comércio, têm para todos.
 
Para marcar aqui no blogue esta data especial, decidi fazer e responder a um pequenino questionário livrólico, e convido-te a responder também nos comentários! 😊
 
Que livro estás a ler neste momento?
– "Chocolate", de Joanne Harris.

Qual o teu livro favorito até agora?
– É difícil escolher, mas "A Rapariga das Laranjas", de Jostein Gaarder marcou-me muito.

Qual ou quais são os teus escritores favoritos?
– Lesley Pearse e Agatha Christie.

Que género(s) literário(s) mais te encantam?
– Adoro romances, livros de época, policiais e, mais recentemente, históricos.

Costumas frequentar bibliotecas?
– Honestamente não, mas reconheço a sua importância.

Tens alguma livraria favorita?
– Encanto-me com qualquer montra que esteja cheia de livros, mas encanto-me sempre com as lojas da Bertrand e tenho sempre de lá entrar!

Para ti, o que significa ler?
– Ler é saber! É desligar por momentos da nossa realidade e embrenhar por realidades que os escritores nos contam. É alimentar o cérebro de ideias, sonhos e sentimentos. Ler é muito importante e deveria ser um passatempo mais presente nos dias de hoje!

Sem comentários:

Enviar um comentário