domingo, 22 de agosto de 2021

Opinião :: O Acordo | Cláudia Machado

Título: O Acordo (Vol. I)
Autora: Cláudia Machado
Editora: Chiado Books
Ano: 2021

Comprar: Bertrand | WOOK | Chiado

Sinopse:
Júpiter 4 foi praticamente destruído pelo primeiro Evento, por um mar de chamas e radiação vindas do espaço. A Imperatriz da cidade capital de Cherema foi forçada a entrar num estado de sono vigilante, na tarefa árdua de reconstruir o seu mundo, outrora próspero. 
 
A vida é lentamente devolvida ao planeta, mas não sem o sacrifício da população, das Deusas e das Gentes que vivem na miséria pisadas pela opressão da elite. 
 
Desde que se recorda, Anna fora treinada pelas oito irmãs para cumprir o Objetivo. A jovem Deusa entra, secretamente, na cidade de Cherema e cumpre o plano meticulosamente, até cometer o seu primeiro erro. 
 
A Imperatriz desperta do sono e liberta os serviçais para caçar Anna. Mas a aliança entre o homem-gato e Eva vai além da obediência à elite do homem-perfeito e a revolta está prestes a começar. 
 
Será que a ajuda dos Roedores e do rapaz nómada, Lucky, serão suficientes para Anna derrotar as forças obscuras?
 
Opinião:
Esta obra foi-me gentilmente cedida pela própria autora, Cláudia Machado, após contacto através do Instagram, sendo esta a forma como fiquei a conhecê-la e ao seu trabalho. O Acordo é o seu primeiro livro, que pertence a uma tetralogia de ficção científica.

Li este livro calmamente, ao meu ritmo, e levei um mês para tal. Contudo, não consegui envolver-me completamente na história. Como se trata de um primeiro livro de uma tetralogia, este é mais descritivo para também conhecermos melhor as personagens, o espaço e o tempo. Ainda assim, senti-me por vezes perdida nas descrições e não compreendi os elos entre as personagens. Creio que este aspecto se deve ao facto de não gostar muito do género literário em questão e, por isso, muitos detalhes me passaram ao lado.

Apesar de tudo, tenho pontos positivos a mencionar. Adorei a escrita da autora; muito cuidada, simples e rica em recursos expressivos. Também tenho de destacar a boa revisão de texto que foi feita, pois não tenho tido boas experiências nesse aspecto com os livros da Chiado Books e, neste caso, as gralhas são quase nulas.

Não obstante o meu gosto literário, acredito que esta tetralogia tem tudo para ser um sucesso. Este primeiro livro terminou num ponto de viragem que implora por continuação. Para os amantes deste género, aqui têm uma boa oportunidade de conhecerem um trabalho português de qualidade.

Agradeço uma vez mais à autora Cláudia Machado e faço votos de muito sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário