sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Leitor, deves ou não saltar parágrafos quando lês um livro?

Ora viva! Recentemente, surgiu uma pequena polémica no Instagram sobre se os leitores costumam ler todas as páginas e todos os parágrafos de um livro ou se há alguém que salta parágrafos que não lhes interessa. A bookstagrammer Quem Me Lera publicou acerca da sua experiência, dizendo que tem o hábito de saltar parágrafos, pois assim esses não interferem no seu investimento na história.

Pouco depois, surgiram várias pessoas a comentar que também faziam isso, mas muitas outras que disseram que saltar passagens do livro é menosprezar o trabalho do escritor e até puseram em causa o trabalho da própria bookstagrammer.
 
No meu caso, simplesmente não sou capaz de saltar uma linha, quanto mais um parágrafo! Aliás, só há duas situações em que não leio alguma coisa: quando aparecem palavras estrangeiras que não sou capaz de ler ou quando leio os agradecimentos e aparece um rol de nomes que, a mim, não interessam. Fora isso, leio tudo. E se a minha mente começar a vaguear, releio o que me passou ao lado. Talvez seja por isso que me custa abandonar a leitura de um livro que não me cativa, pois insisto na leitura até me saturar...

Quanto às pessoas que passam à frente o que não lhes interessa, não julgo. No entanto, mesmo que elas afirmem que aqueles textos em questão não lhes interessam, como podem ter a certeza de que lá não tem pormenores essenciais para a história? Por isso é que prefiro ler tudo, para não me escapar nada.

E tu, o que tens a dizer sobre a questão?

Sem comentários:

Enviar um comentário