quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Campanha :: Black Friday na Bertrand Livreiros

Black Friday - Mrec
Cliquem na imagem para aceder ao site.
 
Black Friday na Bertrand Livreiros! Dias 28 e 29 de Novembro, há descontos de 20% a 50% em todos os livros, incluindo as novidades, além de portes grátis para todo o país!
Aproveitem para comprar os melhores livros aos melhores preços!

Campanha :: Black Friday na WOOK

Cliquem na imagem para acederem ao site.
 
Black Friday na WOOK! Dias 28 e 29 de Novembro, a WOOK tem promoções de 20% a 50% em todos os livros, incluindo as novidades, além de não cobrar os portes de envio!
Esta é a altura ideal para comprar os livros que queremos oferecer ou adquirir nesta época natalícia!

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Opinião :: Destinos | Jorge Manuel Lucas Alves

Título: Destinos
Autor: Jorge Manuel Lucas Alves
Editora: Chiado Books
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK | Chiado Books

Sinopse:
“Desde que o Augusto deixara Lisboa nunca mais tivera notícias dele. Apenas a promessa do soldado em casar com ela, logo que a guerra acabasse, lhe mantinha a esperança. Amava o filho mais velho do Fernando e da Lurdes e este amava-a com loucura. Podia não ter dinheiro, podia não ter propriedades e podia ser um simples soldado, mas, a bela normanda amava aquele homem. Amava aquele homem mas o seu coração não a deixava dormir pela noite. Sabia que o homem que adorava estava de armas na mão e a guerra a qualquer momento podia afastá-lo dela para sempre. A morte aguardava cada soldado em cada esquina. Rara era a noite em que o seu coração dormia descansado. O facto de nada saber dele e, a sempre presente dúvida de que se estaria vivo ou morto, consumiam-na por dentro. E agora, de novo com uma invasão nas mãos, a terceira tentativa francesa, os medos da bonita normanda aumentavam de dia para dia.”

Um romance histórico que nos transporta para os inícios do século XIX e cujas personagens nos vão ajudar a entender melhor aquela época brutal e cruel onde a guerra estava sempre presente nas vidas das pessoas. Nesta obra vai surgir uma história de amor entre um soldado português e uma linda francesa e ambos vão conhecer a crueldade e a violência de uma guerra que nunca antes Portugal enfrentara, a Guerra Peninsular. Entre as páginas, o leitor irá encontrar a amizade, a felicidade, o amor, o sexo, a paixão e os sonhos, mas, também surgirá a crueldade extrema, a violência e a morte. Uma guerra que arrasou todo o reino e marcou a História de Portugal, e de Espanha, para sempre.

Opinião:
Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela editora Chiado Books, à qual agradeço muito.

Esta história decorre no início do século XIX, altura das invasões francesas à Península Ibérica. A par das guerras, o livro conta também o romance de Augusto, um jovem caçador, que passou mais tarde a combater pela independência do país, com uma jovem francesa chamada Juliette, que no início da revolução em França se viu obrigada a fugir do país com o pai, pois já o seu marido tinha sido executado e a sua mãe encarcerada. Mais tarde, Juliette vê também o seu pai ser morto injustamente por ser tomado como espião, e isso fará com que a francesa se queira vingar de quem o tramou.

Quanto às história, gostei particularmente da parte histórica contada sem grandes rodeios, ou seja, foi fácil de compreender. Admito que nunca percebi bem a parte das invasões francesas na História, mas com o livro acabei por perceber mais e melhor. Gostei também de conhecer as vivências das pessoas, que naquela altura sofriam com as constantes guerras. Dá para sentir o clima de tensão e terror das pessoas que viam os combates intermináveis e lhes roubavam os entes mais queridos e os seus poucos bens.

Já a escrita, infelizmente, tinha bastantes gralhas e erros gramaticais e de sintaxe. Há falhas que se toleram, como algumas faltas de acentos, mas há erros que custa ver constantemente e que, a mim, me tiram até alguma concentração, como o "devia de fazer" (sem "de"!), a clássica confusão entre "sse" e "-se" (danças-te?!), e a confusão entre "há" e "à". O livro deveria mesmo ser revisto, pois a história vale a pena ser lida.

Em suma, a história é boa e, para quem gosta de factos históricos e contos de época, este livro é uma boa opção. Contudo, convém ressaltar que existe muito calão - normal entre o povo -, que pode chocar certas pessoas.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Livro recebido :: "Heróis de quatro patas"

Título: Heróis de quatro patas
Autor: John McShane
Editora: Matéria-Prima Edições
Ano: 2013

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Há milhares de anos que homens e mulheres sabem com quem podem contar em momentos de aflição: um cão. Por todo o mundo há relatos de cães que arriscaram, e muitas vezes perderam, a vida para protegerem e salvarem o dono. A inteligência, devoção e coragem sem limites para ajudar humanos em apuros nas mais diversas situações supera quaisquer expectativas.
Em Heróis de Quatro Patas surgem histórias comoventes de alguns desses pequenos grandes benfeitores que, a todo o custo, tentaram e conseguiram proteger os seus donos. É o caso de Roselle, um Labrador, que deixou o seu dono cego a salvo da carnificina do 11 de Setembro; ou de Balto e Togo, dois dos Huskies que atravessaram mais de mil quilómetros de neve para levarem medicamentos a uma cidade isolada no Alaska onde grassava uma epidemia mortal.
Muitos dos cães mencionados neste livro receberam treino específico para ajudar humanos, uma missão que cumpriram indiferentes ao perigo físico que enfrentavam. Há ainda os animais domésticos, aqueles que, quando o perigo ameaça, reagem com total indiferença ao seu bem-estar, preocupando-se apenas com a protecção das pessoas que amam.
Qualquer um dos cães aqui retratado conquistou o direito de ser tratado como «o melhor amigo do homem».

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Esteja presente :: Campanha de Natal da Bertrand Livreiros

20% a 50% em TODOS os livros - Mrec
Cliquem na imagem para aceder ao site.

HOJE, 20 de Novembro, no site da Bertrand Livreiros, há de 20% a 50% de desconto IMEDIATO em todos os livros e e-books. Inclui novidades! 📚

Encontramo-nos em plena época natalícia e a Bertrand presenteia-nos com a campanha Esteja presente, na qual oferece descontos irresistíveis em inúmeros livros editados. Mas para manter os leitores ainda mais atentos, haverá dias em que os descontos serão maiores - tal como hoje. Por isso, aproveitem o dia para comprar aquele livro que tanto desejam ou aquela novidade que vos deixou em pulgas para o ler, pois hoje estará a um preço imperdível! 😃


A propósito...

Já foram a uma livraria Bertrand? E já têm a vossa revista Somos Livros? É que nele encontrarão várias notícias, reportagens, curiosidades e jogos, além do catálogo de Natal onde poderão conhecer melhor os livros que estão abrangidos pelas promoções, ler as sinopses e ver o dinheiro que podem poupar em cartão.

Não percam!

É caso para dizer: Boas compras!

Comprar: Bertrand

domingo, 17 de novembro de 2019

Opinião :: Memórias Esquecidas | Jodi Picoult

Título: Memórias Esquecidas
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora
Ano: 2010 (3.ª edição)

Sinopse:
Cativante e absorvente, Memórias Esquecidas é um livro sobre a natureza e o poder da memória. Explora o que acontece quando um passado do qual fugimos nos apanha - e quando as memórias que pensávamos esquecidas regressam para nos ameaçar.
Delia Hopkins foi criada na zona rural do New Hampshire pelo pai, viúvo há trinta anos. Delia tem uma filha pequena, um noivo atraente e uma cadela de busca que usa para procurar pessoas desaparecidas. Mas, enquanto planeia o seu casamento, descobre antigas fotografias que lhe vêm relembrar memórias esquecidas e passa a viver atormentada por flashbacks de uma vida que não se lembra de ter vivido. Chocada e confusa, Delia sente que tem de procurar a verdade entre estas memórias recentemente descobertas - mesmo que elas ameacem devastar a sua vida e a vida das pessoas que ela mais ama.

Opinião:
Antes deste, li apenas um livro da autora (este, ainda que duas vezes) e adorei. Fiquei fã da autora e, mea culpa, não li mais nada até agora. Depois da oportunidade de adquirir Memórias Esquecidas a uma pechincha (mal sabendo que, meses mais tarde, haveria outra editora a relançar o livro e este voltaria à baila), voltei a ler esta autora que, a partir de agora, merecerá toda a minha atenção.
 
E se, de repente, descobríssemos que toda a nossa vida foi uma invenção? Mesmo que tivéssemos vivido uma vida feliz e confortável, começássemos a pôr tudo em causa e a desconfiar de tudo e de todos os que deveriam proteger-nos e ser leais? É o que vai acontecer neste livro a Delia Hopkins, depois de ver o seu pai ser acusado de a ter raptado vinte e oito anos antes e de ser preso num estado a cinco mil quilómetros de casa. Delia não se lembra do seu passado anterior ao rapto, mas quando se desloca até ao Arizona (onde tudo aconteceu) e vai conhecendo o seu passado, vai também ter flashbacks e associando as memórias ao que realmente se passou.
 
Jodi Picoult é exímia na escrita. A história é contada pelas personagens e, desta forma, vemos a mesma sob a perspectiva de cada um. É possível sentir a angústia que prevalece durante o caso e os acontecimentos dão azo a várias reflexões. Como a maior parte da história relata o julgamento de Andrew, pai de Delia, vamos constantemente pensando se de facto ele é culpado do que fez.
 
Levei bastantes dias a ler o livro, mas foi uma leitura excelente e cativante. Cada capítulo revelava novos pormenores e mantinha as coisas ainda mais em aberto. De facto, só na última página é que tudo se esclareceu e me deixou descansada.
 
Adorei a escrita e a forma como ambas as histórias (tanto a do passado como a do presente) se interligavam. Apaixonei-me pelas personagens e senti-as como se fossem reais. Apeteceu-me abraçá-las e confortá-las durante o difícil julgamento, mas fiquei muito feliz com o final.
 
Mais um livro espectacular que merece 5🌟! Leiam, quer seja a edição que eu tenho, quer a mais recente, que podem encontrar na Bertrand ou na WOOK. Não se vão arrepender! 😉

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Livro recebido :: "O Amor é uma Canoa"

Título: O Amor é uma Canoa
Autor: Ben Schrank
Editora: Edições ASA
Ano: 2013

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Stella Petrovic é uma ambiciosa editora a braços com uma missão quase impossível: colocar um livro nas listas de bestsellers mais concorridas dos Estados Unidos. Mas não se trata de um livro qualquer e sim do manual de autoajuda O Casamento é uma Canoa, que foi publicado há já cinquenta anos.
Peter Herman é um herói nacional graças a esse mesmo livro, o primeiro e último da sua carreira. Os conselhos sentimentais de O Casamento é uma Canoa inspiraram gerações de americanos. Com um casamento longo e feliz, Peter era a prova da eficácia das suas próprias palavras. Agora, viúvo e sem esperança, duvida de tudo o que escreveu tantos anos antes.
Para Stella, o que está em jogo não suporta dúvidas ou hesitações. A editora está disposta a tudo para convencer o mundo de que O Casamento é, de facto, uma Canoa. E nada melhor do que encontrar um casal em busca de salvação. Emily e Eli estão casados há pouco tempo mas a paixão que os uniu está desgastada pela rotina. São perfeitos para o plano que Stella tem em mente… mas, para isso, ela terá de conseguir o apoio da única pessoa que não acredita no livro: o seu autor.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Divulgação :: Floriano Encapsulado | Frederico Feitoza

Romance “Floriano Encapsulado” tumultua questões centrais da adolescência
Assinado por Frederico Feitoza, livro é publicado pela Chiado Books
 
Título: Floriano Encapsulado
Autor: Frederico Feitoza
Editora: Chiado Books
Ano: 2019

Comprar: Chiado Books

Sobre o livro:
Com uma temática voltada à sociabilidade na escola em tempos de médias sociais, amadurecimento e os mais recentes perigos da adolescência, o romance “Floriano Encapsulado” é o novo lançamento da Chiado Books. Assinado pelo escritor brasileiro Frederico Feitoza, o livro mescla humor ácido e cultura pop, num estilo coloquial, mas intenso.

O grande tema abordado na obra é o bullying e as suas consequências catastróficas para os estudantes de uma escola particular, incluindo aí a delicada pauta do suicídio entre adolescentes. O protagonista, Floriano, é um garoto isolado e de poucos amigos, viciado em shopping centers e videogames. Sabe-se de antemão que já passou por tratamentos psiquiátricos, mas nunca obteve um diagnóstico preciso. Por conta do seu comportamento repetitivo e aparência desleixada, é alvo de discriminação por parte dos colegas. E é a sua resposta às constantes pressões sociais que compõe o elemento misterioso e perturbador do texto. Especialmente quando o palhaço da escola, Roberto Salomão, surge interessado em forçar uma nova amizade.

O livro é bem-humorado, mas explora a fundo o selvagem microcosmo da hora do recreio numa escola de classe média e a dinâmica dos seus afetos: Mabel, a única amiga de Floriano, que é chamada de Sapatuxa porque “age como garoto”, Emanuel, apelidado de “gordinha”, e que não sabe bem se deseja ser menino para sempre, as irritantes Amandas do 1.º B, a “paraíba” Regina George from Taquaritinga... A princípio o leitor parece exposto a uma história inocente sobre apelidos e grosserias na escola, mas aos poucos o livro converte-se num intenso suspense que envolve a ida de adolescentes de classe média à periferia (não fica muito clara qual é, mas inspira-se na geografia do Distrito Federal) e aos desafios sedutores e perigosos que eles propõem entre si.

A ideia para o livro surgiu enquanto o autor lecionava um curso de comunicação e cultura na Universidade Católica de Brasília, onde trabalhou por quatro anos. Inspirado por uma onda de suicídios que aconteceu num shopping center da cidade, o Pátio Brasil, durante os anos 2000, resolveu criar um texto que abordasse a temática, de forma a consciencializar não só os adolescentes, mas os leitores adultos e também educadores.

O autor afirma que o livro foi escrito após a sua mudança para Berlim, na Alemanha, durante o verão de 2018.

Acredito que seja um suspense sobre como os jovens podem reagir à atmosfera cínica e isolante da vida em sociedade no início dos anos 2010, em uma cidade qualquer do Brasil, mas é também um texto escrito com muita ternura sobre como encontrar amor em meio aos destroços sentimentais do dia a dia. É tanto literatura juvenil quanto jovem adulta — ressalta.

Sinopse:
UM RETRATO TERNO E ASSOMBROSO DAS ARMADILHAS DA ADOLESCÊNCIA.
Floriano, o “Assacínico”, é um mistério em plena luz. Habituado aos diagnósticos imprecisos de seu psiquiatra, é de poucos amigos. Aos 14 anos e cansado de lidar com o bullying constante, tem uma surpresa: o maior palhaço da hora do recreio, Roberto Salomão, aproxima-se para o que parece o início de uma amizade suspeita. Ele curte sertanejo universitário, namora a estonteante Regina George from Taquaritinga e vem do perigoso Conjunto Ceilópolis. Resta saber se Floriano acredita nesta nova amizade ou se tudo não passa de um de seus mórbidos planos contra os “otários” da escola. Acompanhe nesta jovem novela o desenrolar de um perigoso esquema de bullyings e desafios que custará vidas.

Sobre o autor:
Frederico Feitoza, 38 anos, é escritor e jornalista. Pesquisador na área de Mídia e Psicanálise, foi professor durante quatro anos no curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. A cultura jovem do Distrito Federal inspirou-o a escrever “Floriano Encapsulado”, especialmente as histórias que ouviu sobre uma curta, mas enigmática onda de suicídios num shopping center da cidade. Hoje vive em Berlim, onde se dedica à aprendizagem da língua alemã e à produção literária. A sua luta de todos os dias é contra o desamor no mundo neoliberal.

domingo, 3 de novembro de 2019

Divulgação :: Sempiterno | Raquel Loio

Envolto em mistério, “Sempiterno” é um retrato da consciência humana
Obra assinada por Raquel Loio tem o selo Chiado Books

 Título: Sempiterno
Autora: Raquel Loio
Editora: Chiado Books
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK | Chiado Books

Sobre o livro:
O primeiro livro de Raquel Loio, “Sempiterno”, traz uma narrativa em que a consciência pensa sobre a sua própria essência, sobre quem é e sobre o mundo com o qual interage. Publicada pela Chiado Books, a obra é dinâmica e envolta em mistério, ao ser contada pela própria consciência, numa história que pode ser comparada a um mar. Assim, a escrita apresenta movimentos rítmicos ou circulares, tal como a água e tal como a consciência. Por exemplo, manifesta-se, de uma forma que parece ritmada, no surgimento de estados de espírito pouco habituais para depois se regressar ao estado mais habitual. Ou, tal como remoinhos, em momentos nos quais um assunto é desenvolvido como uma espiral, parecendo ocorrer um certo afastamento, e até a ideia de que a consciência se perdeu numa divagação, para depois ser revelado como todo aquele movimento serviu para a compreensão do assunto iniciado.

Além disso, novos pensamentos, imagens, sentimentos estão constantemente a surgir na obra. Assim, apresenta um vislumbre da unidade da consciência, procurando integrar todos os seus momentos, desde os mais fantasiosos e oníricos aos mais racionais e reflexivos. Isto faz também com que o tempo e o espaço estejam pouco definidos, pois o tempo e o espaço do “Sempiterno” são transversais ao estado de sonho e ao estado de vigília.

Este aspeto, aliás, permite várias abordagens do livro. Por exemplo, toda a história poderia ter acontecido num instante na vigília ou poderia ser o contar de um sonho. Sem algo muito concreto, esta consciência, que em todo o caso procura liberdade, parece ter momentos em que se transcende. Pois, apesar dos muitos momentos em que está completamente embrenhada no caos, tem os seus instantes de silêncio, harmonia e compreensão.

— Ao ler esta obra, os leitores podem ver-se, de certa forma, refletidos. Podem, eventualmente, encontrar-se com o seu subconsciente. Pois, a forma como a consciência está retratada no livro “Sempiterno” é muito simbólica, subjetiva e, também por isso, é tão inesperada quanto comum. Cada ser humano tem presente, consciente ou inconscientemente, os símbolos e as vivências que têm vindo a acompanhar a humanidade — ressalta a autora.

Sobre a autora:
Raquel Loio encontra-se a desenvolver um projeto de investigação na área da fenomenologia e filosofia do espírito, no âmbito do Doutoramento em Filosofia, na Universidade da Beira Interior. Terminou o Mestrado em Antropologia Médica, pela Universidade de Coimbra, em 2012. Exerceu enfermagem, maioritariamente na área da toxicodependência, entre 2008 e 2015. Tem participado em algumas exposições de desenho e pintura.