segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Livros recebidos :: Natal 2019

Viva! O Natal já passou e espero que tenham tido um excelente dia com quem mais gostam, recheado de bons momentos. Em boa verdade, o meu Natal foi surpreendentemente bom, passado com a minha família e, pela primeira vez, com o meu namorado. Melhor não poderia ter sido! ❤️

Este ano, como tem sido hábito, também recebi livros como prendas, mas desta vez recebi cinco! Uma mão cheia deles! 😃 Três deles foram livros de Lesley Pearse, livros que adoro e dos quais faço colecção. Os outros dois foram As Gémeas de Auschwitz, de Eva Mozes Kor & Lisa Rojany Buccieri, e Uma Verdade Simples, de Jodi Picoult.

https://www.bertrand.pt/livro/procuro-te-lesley-pearse/2990594?a_aid=5d235c4c6480eTítulo: Procuro-te
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições ASA
Ano: 2015 (10.ª edição)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Daisy tem apenas vinte e cinco anos quando a mãe morre nos seus braços. Embora saiba há muito que foi adoptada, sempre se sentiu amada pelos pais e pelos irmãos. Para Daisy, aquela é a sua família. Todavia, o luto vai abalar o equilíbrio doméstico e revelar rivalidades encobertas. A serenidade dá lugar à devastação, e a jovem sente que é a altura certa para partir em busca das suas raízes e confrontar-se com o passado.
Na ânsia por saber mais sobre Ellen, a sua mãe biológica, e à medida que vai desvendando a história da família, Daisy descobre as duras verdades por detrás do seu nascimento. Dotada de uma inabalável determinação, Ellen sobrevivera a uma infância traumática: a morte da sua própria mãe estava envolta numa aura de mistério e os maus-tratos de que fora vítima às mãos da madrasta haviam-na marcado irremediavelmente. O destino quis que a sua coragem fosse constantemente posta à prova. O tempo encarregou-se de apagar o rumo dos seus passos.
Mas Daisy não desistirá de a encontrar, nem que para tal tenha de renunciar ao amor da sua vida.

https://www.bertrand.pt/livro/sonhos-proibidos-lesley-pearse/14319577?a_aid=5d235c4c6480e
Título: Sonhos Proibidos
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições ASA
Ano: 2019 (7.ª edição)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Belle tem quinze anos e uma vida protegida. Graças aos cuidados da ama, ela nunca se apercebeu de que a casa onde vive é um bordel, regido com mão de ferro pela sua mãe.
Porém, a verdade encontra sempre maneira de se revelar… Para Belle, será no trágico dia em que assiste ao assassinato de uma das raparigas da casa. Ingénua e indefesa, ela fica à mercê do criminoso, que a rapta e leva para Paris, onde se inicia como cortesã. Afastada do único lar que conheceu, a jovem refugia-se nas memórias de infância e acalenta o sonho de voltar aos braços do seu primeiro amor, Jimmy.
Mas Belle já não é senhora do seu destino. Prisioneira da sua própria beleza, é alvo do desejo dos homens e da inveja das mulheres. Longe vão os anos da inocência e, quando é levada para a exótica e decadente cidade de Nova Orleães, ela acaba por apreciar o estilo de vida que o Novo Mundo tem para lhe oferecer. Mas o luxo e a voluptuosidade que a rodeiam não mitigam as saudades que sente de casa, e Belle está decidida a tomar as rédeas da sua vida. Um sonho que pode ser-lhe fatal pois há quem esteja disposto a tudo para não a perder. No seu caminho, como barreiras fatais, erguem-se um continente selvagem e um oceano impiedoso.
Conseguirá o poder da memória dar-lhe forças para sobreviver a uma viagem impossível?

Título: Até Sempre, Meu Amor
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições ASA
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Morena e de sorriso cativante, Ellie é uma jovem doce e generosa. As suas origens humildes são denunciadas apenas pelo sotaque pois a sua graciosidade e elegância são naturais. O teatro fascina-a desde sempre.
Bonnie é completamente diferente. Dona de uma beleza estonteante, com longos cabelos loiros e olhos de um azul intenso, é mimada e egoísta. Nada nem ninguém, decidiu cedo na vida, a irá impedir de realizar os seus sonhos.
Os caminhos de ambas cruzam-se quando, após terem sido seduzidas por dois aviadores americanos no final da II Guerra Mundial, resolvem unir os seus talentos e lutar por uma carreira em palco. São mulheres de mundos opostos, mas estão irremediavelmente unidas pelo mais terrível dos segredos...
Com a Londres do pós-guerra como pano de fundo, Até Sempre, Meu Amor pinta um retrato do mundo glamoroso e implacável do teatro. A história destas jovens fala-nos de sacrifício e ambição, mas sobretudo de uma amizade capaz de resistir a todos os obstáculos.

Título: As Gémeas de Auschwitz
Autoras: Eva Mozes Kor & Lisa Rojany Buccieri
Editora: Alma dos Livros
Ano: 2019 (2.ª edição)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
«Se eu tivesse morrido, Mengele teria dado uma injeção letal à minha irmã para fazer uma autópsia dupla. Só me lembro de repetir para mim mesma: tenho de sobreviver, tenho de sobreviver.»
Eva Mozes Kor

As portas do vagão abriram-se pela primeira vez em muitos dias e a luz do dia brilhou sobre nós. Agarrei bem a mão da minha irmã gémea quando nos empurraram para a plataforma.
- Auschwitz? É Auschwitz? Que sítio é este?
- Estamos na Alemanha - foi a resposta.

Na verdade, estávamos na Polónia, mas os Alemães tinham invadido a Polónia. Era na Polónia alemã que se situavam todos os campos de extermínio.
Os cães rosnavam e ladravam. As pessoas do vagão começaram a chorar, a berrar, a gritar todas ao mesmo tempo; todos procuravam os seus familiares à medida que eram afastados uns dos outros. Separavam homens de mulheres, filhos de pais.

Um guarda que ia a passar a correr parou bruscamente à nossa frente. Olhou para Miriam e para mim nas nossas roupas a condizer: «Gémeas! Gémeas!», exclamou. Sem dizer uma palavra, agarrou em nós e separou-nos da nossa mãe. Miriam e eu gritámos e chorámos, suplicámos, as nossas vozes perdidas entre o caos, o barulho e o desespero, tentando chegar à nossa mãe, que, por sua vez, tentava seguir-nos, de braços estendidos, com outro guarda a retê-la.
Miriam e eu tínhamos sido escolhidas. De repente, estávamos sozinhas. Tínhamos apenas dez anos. E nunca mais voltámos a ver nem o nosso pai nem a nossa mãe.

Título: Uma Verdade Simples
Autora: Jodi Picoult
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2018

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
A descoberta de um bebé morto num celeiro dos Amish abala profundamente a comunidade. Mas a investigação policial conduz a uma chocante suspeita: há provas circunstanciais que sugerem que foi Katie Fisher, uma jovem amish solteira de dezoito anos, que se julga ser a mãe do bebé, que lhe tirou a vida. Quando Ellie Hathaway, uma advogada desiludida da grande cidade, chega a Paradise, na Pensilvânia, para defender Katie, dá-se um choque entre as duas culturas.
Pela primeira vez na sua carreira fulgurante, Ellie enfrenta um sistema de justiça muito diferente do seu. Mergulhando profundamente no mundo daqueles que vivem uma «vida simples», Ellie terá de chegar até Katie. Ao mesmo tempo que tenta desvendar um homicídio complexo, Ellie é obrigada a olhar também para dentro de si e a confrontar os seus medos e desejos quando um homem do seu passado entra de novo na sua vida.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Feliz Natal!

Chegou a mais mágica altura do ano! Aquela que se enche de luzes, música e brilhos e as pessoas se tornam mais nostálgicas, gostam mais de se encontrar com quem mais gostam e de lhes oferecer alguns miminhos. 🎄

O grande espírito de Natal é o de união das famílias, de saúde, de entreajuda e de paz entre os povos. E, se conseguirmos estar neste dia de Natal com a nossa família e/ou amigos, podemos considerarmo-nos felizardos! ✨

Por isso, quero aqui deixar os meus votos de um feliz Natal e que haja alegria em todos lares! Se houver algum livro de presente, tanto melhor! 😊

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Opinião :: Regresso à tua pele | Luz Gabás

Título: Regresso à tua pele
Autora: Luz Gabás
Editora: Marcador
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK.

Sinopse:
O passado e o presente estão entrelaçados nesta história de amor eterno, onde a sombra da bruxaria e a ganância do homem são derrotadas pela paixão de uma mulher que transcende o espaço e o tempo.
Brianda, uma jovem engenheira, deixa uma vida agitada em Madrid para regressar temporariamente à sua casa de infãncia, situada numa aldeia fria e isolada nos Pirenéus. Aí algo a impele a explorar as suas raízes e a descobrir um segredo de família... e um novo interesse amoroso, o enigmático Corso, que desafia o destino ao restaurar a mansão negligenciada que herdou. O mistério adensa-se quando Brianda descobre outra mulher com o mesmo nome nos arquivos da aldeia, uma mulher que viveu quatro séculos antes e desafiou convenções. Numa terra convulsionada por guerras, vinte e quatro mulheres foram acusadas num dos episódios mais dramáticos da história da feitiçaria espanhola. Entre elas está Brianda, que se torna um alvo e faz uma promessa ao seu verdadeiro amor, uma promessa que pode não viver para cumprir.
 
Opinião:
Este livro foi uma surpresa. Ao iniciar a leitura, encontrei uma história um pouco diferente do que imaginava que viria a encontrar; estava interessada em conhecer Brianda, mas no início foi-me difícil ganhar alguma vontade. Admito que me custou ler as primeiras páginas; não que não fossem boas, mas a história não me puxou desde o início. O certo é que, quando surgiu a Brianda do século XVI, aí sim o livro se transformou!
 
A história fala então de Brianda, uma mulher que sofre ataques de ansiedade e que é convidada a ir passar uma temporada à sua casa de infância, a Casa Anels, em Tiles. Aí, ela passará por visões e reconhecerá certos lugares, objectos e uma pessoa em particular, o que a deixará ainda mais confusa e nervosa. No entanto, com a ajuda de Neli, uma mulher que conheceu a caminho de Tiles, irá descobrir uma outra Brianda e conhecer a sua vida e o seu destino fatal.

O que mais gostei no livro foi de ler a história de Brianda do século XVI. No meio de guerras e de uma onda de medo, Brianda foi uma mulher forte e determinada em conseguir o que queria. No entanto, as denúncias de bruxaria acabaram com a vida de muitas mulheres, e Brianda não escapou a essa injustiça.

A ligação destas duas Briandas acaba por tornar a história muito mais bonita, além da paixão que as faz mais fortes.

Aquando da leitura, senti cada emoção das personagens, principalmente as do século XVI, perante tantas injustiças e medos que a Igreja provocava nas pessoas. Esta história é ficcional, mas baseia-se em coisas que aconteceram.

O livro é muito bom e gostei muito de o ler!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Campanha :: A queimar os últimos cartuchos!

https://www.bertrand.pt/?a_aid=5d235c4c6480e

📢 Atenção! A Bertrand Livreiros está novamente com descontos de 20% a 50% em TODOS os livros e ebooks, incluindo as novidades!

Esta é a altura ideal para comprarem os livros que faltam para este Natal, não? 😉

Cliquem AQUI ou na imagem para acederem ao site da Bertrand Livreiros e desfrutem dos melhores livros a preços incríveis!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Aquisições :: "Fanny Hill" e "Trópico de Câncer"

Viva! Estas foram as minhas mais recentes aquisições: Fanny Hill e Trópico de Câncer. Dois livros que encontrei a verdadeiras pechinchas e que penso vir a gostar, além de serem livros de bolso e mais práticos de transportar (e de segurar!).
Os livros são dois clássicos eróticos e prometem ser impactantes.
Já leram algum deles?

Título: Fanny Hill
Autor: John Cleland
Editora: Verso da História
Ano: 2013 (1.ª edição de 1749)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Assumindo a forma de um romance epistolar, Fanny Hill narra a aventurosa vida da rapariga do mesmo nome. Após a morte dos seus pais, quando ela tem apenas 15 anos, Fanny muda-se da sua pequena aldeia para Londres, onde, enganada, acaba a viver num bordel.
A rapariga passa por várias peripécias até conhecer Charles, um rapaz nobre, jovem e belo, que a retira do bordel e com quem Fanny vai viver um romance tórrido. Mas Charles vai desaparecer subitamente, deixando Fanny grávida e de novo entregue à sua sorte...
Publicada pela primeira vez em 1749, esta obra foi impedida de circular livremente devido aos preconceitos da época. Não obstante, conheceu rapidamente um grande êxito, tendo sido rapidamente traduzida para várias línguas.
Exemplo perfeito de uma novela erótica, Fanny Hill revela um fino estilo literário, assim como uma grande delicadeza na narração das situações mais escabrosas.

Título: Trópico de Câncer
Autor: Henry Miller
Editora: Verso da História
Ano: 2013 (1.ª edição de 1934)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Muitas vezes considerado pornográfico e obsceno, Trópico de Câncer evidencia uma sexualidade despojada, longe de amarras e preconceitos, sendo auto-designado pelo escritor como «um insulto prolongado, um escarro no rosto da Arte». Miller auto-designava-se um artista que se deixava conduzir à mercê das contrariedades e das alegrias da vida. A primeira impressão de Trópico de Câncer foi aliás financiada por Anaïs Nin, sua amante, que acreditava nos seus desígnios. Narrado na primeira pessoa, o livro relata ficticiamente as aventuras de Miller entre prostitutas, proxenetas, pintores sem dinheiro e escritores do submundo parisiense. Controverso e muito peculiar, Henry Miller ergue um hino ao mundo da sexualidade e da liberdade nas suas formas extremas e garante incondicionalmente um lugar no panteão dos maiores escritores mundiais do século XX.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Livro recebido :: "O Regresso"

Título: O Regresso
Autora: Victoria Hislop
Editora: Civilização Editora
Ano: 2008

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Nas ruas calcetadas de Granada, sob as majestosas torres do Alhambra, ecoam música e segredos. Sónia Cameron não sabe nada sobre o passado chocante da cidade; ela está lá para dançar. Mas num café sossegado, uma conversa casual e uma colecção intrigante de fotografias antigas despertam a sua atenção para a história extraordinária da devastadora Guerra Civil Espanhola.
Setenta anos antes, o café era a casa da unida família Ramirez. Em 1936, um golpe militar liderado por Franco destrói a frágil paz do país e, no coração de Granada a família testemunha as maiores atrocidades do conflito. Divididos pela política e pela tragédia, todos têm de tomar uma posição, travando uma batalha pessoal enquanto a Espanha se autodestrói.

Cativante e profundamente comovente, o segundo romance de Victoria Hislop é tão inspirador como o seu romance de estreia e bestseller internacional, A Ilha

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Opinião :: Azul Instantâneo | Pedro Vale

Título: Azul Instantâneo
Autor: Pedro Vale
Editora: edição de autor
Ano: 2018

Opinião:
Um dos poemas do livro.
Esta obra foi-me gentilmente cedida pelo autor, em formato digital, ao qual agradeço.
 
Azul Instantâneo é uma colectânea de textos escritos originalmente pelo autor, Pedro Vale, na sua página de Facebook. Posteriormente, esses textos foram recolhidos e trabalhados e deram origem a este livro.
 
O livro é pequeno e nele encontramos vários textos e poemas, de entre os quais destaco os poemas visuais. Acho que, para quem não gosta ou pensa que a poesia é monótona e não a cativa, ler as palavras sob a forma de figuras dá um maior sentido às mesmas, ajuda a compreendê-las melhor e dá uma beleza extra ao livro, além de fazer com que leiamos até ao fim. Os textos são isolados e encontramos inclusive alguns deles em inglês.
 
Gostei de ler esta obra. As palavras são sentidas e o design é original. Valorizo muito a criatividade do autor e creio que é uma leitura simples e leve, como um corta-sabores entre livros de narrativas mais pesadas.
 
Agradeço mais uma vez ao autor a cedência deste exemplar.
Não deixem de conhecer Pedro Vale e a sua obra através do Facebook e Instagram.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Campanha :: Black Friday na Bertrand Livreiros

Black Friday - Mrec
Cliquem na imagem para aceder ao site.
 
Black Friday na Bertrand Livreiros! Dias 28 e 29 de Novembro, há descontos de 20% a 50% em todos os livros, incluindo as novidades, além de portes grátis para todo o país!
Aproveitem para comprar os melhores livros aos melhores preços!

Campanha :: Black Friday na WOOK

Cliquem na imagem para acederem ao site.
 
Black Friday na WOOK! Dias 28 e 29 de Novembro, a WOOK tem promoções de 20% a 50% em todos os livros, incluindo as novidades, além de não cobrar os portes de envio!
Esta é a altura ideal para comprar os livros que queremos oferecer ou adquirir nesta época natalícia!

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Opinião :: Destinos | Jorge Manuel Lucas Alves

Título: Destinos
Autor: Jorge Manuel Lucas Alves
Editora: Chiado Books
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK | Chiado Books

Sinopse:
“Desde que o Augusto deixara Lisboa nunca mais tivera notícias dele. Apenas a promessa do soldado em casar com ela, logo que a guerra acabasse, lhe mantinha a esperança. Amava o filho mais velho do Fernando e da Lurdes e este amava-a com loucura. Podia não ter dinheiro, podia não ter propriedades e podia ser um simples soldado, mas, a bela normanda amava aquele homem. Amava aquele homem mas o seu coração não a deixava dormir pela noite. Sabia que o homem que adorava estava de armas na mão e a guerra a qualquer momento podia afastá-lo dela para sempre. A morte aguardava cada soldado em cada esquina. Rara era a noite em que o seu coração dormia descansado. O facto de nada saber dele e, a sempre presente dúvida de que se estaria vivo ou morto, consumiam-na por dentro. E agora, de novo com uma invasão nas mãos, a terceira tentativa francesa, os medos da bonita normanda aumentavam de dia para dia.”

Um romance histórico que nos transporta para os inícios do século XIX e cujas personagens nos vão ajudar a entender melhor aquela época brutal e cruel onde a guerra estava sempre presente nas vidas das pessoas. Nesta obra vai surgir uma história de amor entre um soldado português e uma linda francesa e ambos vão conhecer a crueldade e a violência de uma guerra que nunca antes Portugal enfrentara, a Guerra Peninsular. Entre as páginas, o leitor irá encontrar a amizade, a felicidade, o amor, o sexo, a paixão e os sonhos, mas, também surgirá a crueldade extrema, a violência e a morte. Uma guerra que arrasou todo o reino e marcou a História de Portugal, e de Espanha, para sempre.

Opinião:
Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela editora Chiado Books, à qual agradeço muito.

Esta história decorre no início do século XIX, altura das invasões francesas à Península Ibérica. A par das guerras, o livro conta também o romance de Augusto, um jovem caçador, que passou mais tarde a combater pela independência do país, com uma jovem francesa chamada Juliette, que no início da revolução em França se viu obrigada a fugir do país com o pai, pois já o seu marido tinha sido executado e a sua mãe encarcerada. Mais tarde, Juliette vê também o seu pai ser morto injustamente por ser tomado como espião, e isso fará com que a francesa se queira vingar de quem o tramou.

Quanto às história, gostei particularmente da parte histórica contada sem grandes rodeios, ou seja, foi fácil de compreender. Admito que nunca percebi bem a parte das invasões francesas na História, mas com o livro acabei por perceber mais e melhor. Gostei também de conhecer as vivências das pessoas, que naquela altura sofriam com as constantes guerras. Dá para sentir o clima de tensão e terror das pessoas que viam os combates intermináveis e lhes roubavam os entes mais queridos e os seus poucos bens.

Já a escrita, infelizmente, tinha bastantes gralhas e erros gramaticais e de sintaxe. Há falhas que se toleram, como algumas faltas de acentos, mas há erros que custa ver constantemente e que, a mim, me tiram até alguma concentração, como o "devia de fazer" (sem "de"!), a clássica confusão entre "sse" e "-se" (danças-te?!), e a confusão entre "há" e "à". O livro deveria mesmo ser revisto, pois a história vale a pena ser lida.

Em suma, a história é boa e, para quem gosta de factos históricos e contos de época, este livro é uma boa opção. Contudo, convém ressaltar que existe muito calão - normal entre o povo -, que pode chocar certas pessoas.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Livro recebido :: "Heróis de quatro patas"

Título: Heróis de quatro patas
Autor: John McShane
Editora: Matéria-Prima Edições
Ano: 2013

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Há milhares de anos que homens e mulheres sabem com quem podem contar em momentos de aflição: um cão. Por todo o mundo há relatos de cães que arriscaram, e muitas vezes perderam, a vida para protegerem e salvarem o dono. A inteligência, devoção e coragem sem limites para ajudar humanos em apuros nas mais diversas situações supera quaisquer expectativas.
Em Heróis de Quatro Patas surgem histórias comoventes de alguns desses pequenos grandes benfeitores que, a todo o custo, tentaram e conseguiram proteger os seus donos. É o caso de Roselle, um Labrador, que deixou o seu dono cego a salvo da carnificina do 11 de Setembro; ou de Balto e Togo, dois dos Huskies que atravessaram mais de mil quilómetros de neve para levarem medicamentos a uma cidade isolada no Alaska onde grassava uma epidemia mortal.
Muitos dos cães mencionados neste livro receberam treino específico para ajudar humanos, uma missão que cumpriram indiferentes ao perigo físico que enfrentavam. Há ainda os animais domésticos, aqueles que, quando o perigo ameaça, reagem com total indiferença ao seu bem-estar, preocupando-se apenas com a protecção das pessoas que amam.
Qualquer um dos cães aqui retratado conquistou o direito de ser tratado como «o melhor amigo do homem».

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Esteja presente :: Campanha de Natal da Bertrand Livreiros

20% a 50% em TODOS os livros - Mrec
Cliquem na imagem para aceder ao site.

HOJE, 20 de Novembro, no site da Bertrand Livreiros, há de 20% a 50% de desconto IMEDIATO em todos os livros e e-books. Inclui novidades! 📚

Encontramo-nos em plena época natalícia e a Bertrand presenteia-nos com a campanha Esteja presente, na qual oferece descontos irresistíveis em inúmeros livros editados. Mas para manter os leitores ainda mais atentos, haverá dias em que os descontos serão maiores - tal como hoje. Por isso, aproveitem o dia para comprar aquele livro que tanto desejam ou aquela novidade que vos deixou em pulgas para o ler, pois hoje estará a um preço imperdível! 😃


A propósito...

Já foram a uma livraria Bertrand? E já têm a vossa revista Somos Livros? É que nele encontrarão várias notícias, reportagens, curiosidades e jogos, além do catálogo de Natal onde poderão conhecer melhor os livros que estão abrangidos pelas promoções, ler as sinopses e ver o dinheiro que podem poupar em cartão.

Não percam!

É caso para dizer: Boas compras!

Comprar: Bertrand

domingo, 17 de novembro de 2019

Opinião :: Memórias Esquecidas | Jodi Picoult

Título: Memórias Esquecidas
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora
Ano: 2010 (3.ª edição)

Sinopse:
Cativante e absorvente, Memórias Esquecidas é um livro sobre a natureza e o poder da memória. Explora o que acontece quando um passado do qual fugimos nos apanha - e quando as memórias que pensávamos esquecidas regressam para nos ameaçar.
Delia Hopkins foi criada na zona rural do New Hampshire pelo pai, viúvo há trinta anos. Delia tem uma filha pequena, um noivo atraente e uma cadela de busca que usa para procurar pessoas desaparecidas. Mas, enquanto planeia o seu casamento, descobre antigas fotografias que lhe vêm relembrar memórias esquecidas e passa a viver atormentada por flashbacks de uma vida que não se lembra de ter vivido. Chocada e confusa, Delia sente que tem de procurar a verdade entre estas memórias recentemente descobertas - mesmo que elas ameacem devastar a sua vida e a vida das pessoas que ela mais ama.

Opinião:
Antes deste, li apenas um livro da autora (este, ainda que duas vezes) e adorei. Fiquei fã da autora e, mea culpa, não li mais nada até agora. Depois da oportunidade de adquirir Memórias Esquecidas a uma pechincha (mal sabendo que, meses mais tarde, haveria outra editora a relançar o livro e este voltaria à baila), voltei a ler esta autora que, a partir de agora, merecerá toda a minha atenção.
 
E se, de repente, descobríssemos que toda a nossa vida foi uma invenção? Mesmo que tivéssemos vivido uma vida feliz e confortável, começássemos a pôr tudo em causa e a desconfiar de tudo e de todos os que deveriam proteger-nos e ser leais? É o que vai acontecer neste livro a Delia Hopkins, depois de ver o seu pai ser acusado de a ter raptado vinte e oito anos antes e de ser preso num estado a cinco mil quilómetros de casa. Delia não se lembra do seu passado anterior ao rapto, mas quando se desloca até ao Arizona (onde tudo aconteceu) e vai conhecendo o seu passado, vai também ter flashbacks e associando as memórias ao que realmente se passou.
 
Jodi Picoult é exímia na escrita. A história é contada pelas personagens e, desta forma, vemos a mesma sob a perspectiva de cada um. É possível sentir a angústia que prevalece durante o caso e os acontecimentos dão azo a várias reflexões. Como a maior parte da história relata o julgamento de Andrew, pai de Delia, vamos constantemente pensando se de facto ele é culpado do que fez.
 
Levei bastantes dias a ler o livro, mas foi uma leitura excelente e cativante. Cada capítulo revelava novos pormenores e mantinha as coisas ainda mais em aberto. De facto, só na última página é que tudo se esclareceu e me deixou descansada.
 
Adorei a escrita e a forma como ambas as histórias (tanto a do passado como a do presente) se interligavam. Apaixonei-me pelas personagens e senti-as como se fossem reais. Apeteceu-me abraçá-las e confortá-las durante o difícil julgamento, mas fiquei muito feliz com o final.
 
Mais um livro espectacular que merece 5🌟! Leiam, quer seja a edição que eu tenho, quer a mais recente, que podem encontrar na Bertrand ou na WOOK. Não se vão arrepender! 😉

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Livro recebido :: "O Amor é uma Canoa"

Título: O Amor é uma Canoa
Autor: Ben Schrank
Editora: Edições ASA
Ano: 2013

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Stella Petrovic é uma ambiciosa editora a braços com uma missão quase impossível: colocar um livro nas listas de bestsellers mais concorridas dos Estados Unidos. Mas não se trata de um livro qualquer e sim do manual de autoajuda O Casamento é uma Canoa, que foi publicado há já cinquenta anos.
Peter Herman é um herói nacional graças a esse mesmo livro, o primeiro e último da sua carreira. Os conselhos sentimentais de O Casamento é uma Canoa inspiraram gerações de americanos. Com um casamento longo e feliz, Peter era a prova da eficácia das suas próprias palavras. Agora, viúvo e sem esperança, duvida de tudo o que escreveu tantos anos antes.
Para Stella, o que está em jogo não suporta dúvidas ou hesitações. A editora está disposta a tudo para convencer o mundo de que O Casamento é, de facto, uma Canoa. E nada melhor do que encontrar um casal em busca de salvação. Emily e Eli estão casados há pouco tempo mas a paixão que os uniu está desgastada pela rotina. São perfeitos para o plano que Stella tem em mente… mas, para isso, ela terá de conseguir o apoio da única pessoa que não acredita no livro: o seu autor.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Divulgação :: Floriano Encapsulado | Frederico Feitoza

Romance “Floriano Encapsulado” tumultua questões centrais da adolescência
Assinado por Frederico Feitoza, livro é publicado pela Chiado Books
 
Título: Floriano Encapsulado
Autor: Frederico Feitoza
Editora: Chiado Books
Ano: 2019

Comprar: Chiado Books

Sobre o livro:
Com uma temática voltada à sociabilidade na escola em tempos de médias sociais, amadurecimento e os mais recentes perigos da adolescência, o romance “Floriano Encapsulado” é o novo lançamento da Chiado Books. Assinado pelo escritor brasileiro Frederico Feitoza, o livro mescla humor ácido e cultura pop, num estilo coloquial, mas intenso.

O grande tema abordado na obra é o bullying e as suas consequências catastróficas para os estudantes de uma escola particular, incluindo aí a delicada pauta do suicídio entre adolescentes. O protagonista, Floriano, é um garoto isolado e de poucos amigos, viciado em shopping centers e videogames. Sabe-se de antemão que já passou por tratamentos psiquiátricos, mas nunca obteve um diagnóstico preciso. Por conta do seu comportamento repetitivo e aparência desleixada, é alvo de discriminação por parte dos colegas. E é a sua resposta às constantes pressões sociais que compõe o elemento misterioso e perturbador do texto. Especialmente quando o palhaço da escola, Roberto Salomão, surge interessado em forçar uma nova amizade.

O livro é bem-humorado, mas explora a fundo o selvagem microcosmo da hora do recreio numa escola de classe média e a dinâmica dos seus afetos: Mabel, a única amiga de Floriano, que é chamada de Sapatuxa porque “age como garoto”, Emanuel, apelidado de “gordinha”, e que não sabe bem se deseja ser menino para sempre, as irritantes Amandas do 1.º B, a “paraíba” Regina George from Taquaritinga... A princípio o leitor parece exposto a uma história inocente sobre apelidos e grosserias na escola, mas aos poucos o livro converte-se num intenso suspense que envolve a ida de adolescentes de classe média à periferia (não fica muito clara qual é, mas inspira-se na geografia do Distrito Federal) e aos desafios sedutores e perigosos que eles propõem entre si.

A ideia para o livro surgiu enquanto o autor lecionava um curso de comunicação e cultura na Universidade Católica de Brasília, onde trabalhou por quatro anos. Inspirado por uma onda de suicídios que aconteceu num shopping center da cidade, o Pátio Brasil, durante os anos 2000, resolveu criar um texto que abordasse a temática, de forma a consciencializar não só os adolescentes, mas os leitores adultos e também educadores.

O autor afirma que o livro foi escrito após a sua mudança para Berlim, na Alemanha, durante o verão de 2018.

Acredito que seja um suspense sobre como os jovens podem reagir à atmosfera cínica e isolante da vida em sociedade no início dos anos 2010, em uma cidade qualquer do Brasil, mas é também um texto escrito com muita ternura sobre como encontrar amor em meio aos destroços sentimentais do dia a dia. É tanto literatura juvenil quanto jovem adulta — ressalta.

Sinopse:
UM RETRATO TERNO E ASSOMBROSO DAS ARMADILHAS DA ADOLESCÊNCIA.
Floriano, o “Assacínico”, é um mistério em plena luz. Habituado aos diagnósticos imprecisos de seu psiquiatra, é de poucos amigos. Aos 14 anos e cansado de lidar com o bullying constante, tem uma surpresa: o maior palhaço da hora do recreio, Roberto Salomão, aproxima-se para o que parece o início de uma amizade suspeita. Ele curte sertanejo universitário, namora a estonteante Regina George from Taquaritinga e vem do perigoso Conjunto Ceilópolis. Resta saber se Floriano acredita nesta nova amizade ou se tudo não passa de um de seus mórbidos planos contra os “otários” da escola. Acompanhe nesta jovem novela o desenrolar de um perigoso esquema de bullyings e desafios que custará vidas.

Sobre o autor:
Frederico Feitoza, 38 anos, é escritor e jornalista. Pesquisador na área de Mídia e Psicanálise, foi professor durante quatro anos no curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. A cultura jovem do Distrito Federal inspirou-o a escrever “Floriano Encapsulado”, especialmente as histórias que ouviu sobre uma curta, mas enigmática onda de suicídios num shopping center da cidade. Hoje vive em Berlim, onde se dedica à aprendizagem da língua alemã e à produção literária. A sua luta de todos os dias é contra o desamor no mundo neoliberal.

domingo, 3 de novembro de 2019

Divulgação :: Sempiterno | Raquel Loio

Envolto em mistério, “Sempiterno” é um retrato da consciência humana
Obra assinada por Raquel Loio tem o selo Chiado Books

 Título: Sempiterno
Autora: Raquel Loio
Editora: Chiado Books
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK | Chiado Books

Sobre o livro:
O primeiro livro de Raquel Loio, “Sempiterno”, traz uma narrativa em que a consciência pensa sobre a sua própria essência, sobre quem é e sobre o mundo com o qual interage. Publicada pela Chiado Books, a obra é dinâmica e envolta em mistério, ao ser contada pela própria consciência, numa história que pode ser comparada a um mar. Assim, a escrita apresenta movimentos rítmicos ou circulares, tal como a água e tal como a consciência. Por exemplo, manifesta-se, de uma forma que parece ritmada, no surgimento de estados de espírito pouco habituais para depois se regressar ao estado mais habitual. Ou, tal como remoinhos, em momentos nos quais um assunto é desenvolvido como uma espiral, parecendo ocorrer um certo afastamento, e até a ideia de que a consciência se perdeu numa divagação, para depois ser revelado como todo aquele movimento serviu para a compreensão do assunto iniciado.

Além disso, novos pensamentos, imagens, sentimentos estão constantemente a surgir na obra. Assim, apresenta um vislumbre da unidade da consciência, procurando integrar todos os seus momentos, desde os mais fantasiosos e oníricos aos mais racionais e reflexivos. Isto faz também com que o tempo e o espaço estejam pouco definidos, pois o tempo e o espaço do “Sempiterno” são transversais ao estado de sonho e ao estado de vigília.

Este aspeto, aliás, permite várias abordagens do livro. Por exemplo, toda a história poderia ter acontecido num instante na vigília ou poderia ser o contar de um sonho. Sem algo muito concreto, esta consciência, que em todo o caso procura liberdade, parece ter momentos em que se transcende. Pois, apesar dos muitos momentos em que está completamente embrenhada no caos, tem os seus instantes de silêncio, harmonia e compreensão.

— Ao ler esta obra, os leitores podem ver-se, de certa forma, refletidos. Podem, eventualmente, encontrar-se com o seu subconsciente. Pois, a forma como a consciência está retratada no livro “Sempiterno” é muito simbólica, subjetiva e, também por isso, é tão inesperada quanto comum. Cada ser humano tem presente, consciente ou inconscientemente, os símbolos e as vivências que têm vindo a acompanhar a humanidade — ressalta a autora.

Sobre a autora:
Raquel Loio encontra-se a desenvolver um projeto de investigação na área da fenomenologia e filosofia do espírito, no âmbito do Doutoramento em Filosofia, na Universidade da Beira Interior. Terminou o Mestrado em Antropologia Médica, pela Universidade de Coimbra, em 2012. Exerceu enfermagem, maioritariamente na área da toxicodependência, entre 2008 e 2015. Tem participado em algumas exposições de desenho e pintura.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Livro recebido :: "Vitória"

Título: Vitória
Autora: Luísa Beltrão
Editora: Manuscrito
Ano: 2016

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Na madrugada de 4 de novembro de 1917, quando faziam exatamente cento e três dias sobre a saída de Vitória de Lisboa, Andrew dava entrada no hospital de Arras. E a vida de Vitória altera-se para sempre.
Desde que entrara no cenário de guerra, onde numa questão de segundos se podia viver ou morrer, ficar louco, cego ou desmembrado, Vitória aprendera que a vida nos conduz, de forma sinuosa, para constantes acasos.
Chegara a França para acompanhar o marido, soldado do contingente português na Primeira Guerra Mundial, deixando para trás os filhos e a família. Um acaso fá-la ingressar no corpo de enfermagem como voluntária num hospital inglês e, por outro acaso, estava de serviço naquela madrugada em que ficou incumbida de cuidar do soldado da cama sete. Um herói de guerra, médico, celebrizado nas trincheiras por salvar vidas.

Luísa Beltrão regressa à escrita com um romance poderoso de amor e de guerra.
Pelos olhos de Vitória vemos passar a calamidade do conflito que assolou a Europa, conhecemos a história de uma família dividida pela guerra; através dos diálogos com Andrew questionamos o sentido da vida e das nossas expectativas. E sentimos a solidão, aquele vazio assustador que antecede a esperança.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Opinião :: Julieta | Anne Fortier

Título: Julieta
Autora: Anne Fortier
Editora: Editorial Planeta
Ano: 2010

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Julieta, um ambicioso e sedutor romance, segue a odisseia de uma jovem que descobre que as origens da sua família remontam aos amores frustrados dos dois maiores amantes da literatura: Romeu e Julieta.
Quando Julie Jacobs herda a chave de um cofre em Siena, Itália, dizem-lhe que conduzi-la-á a um tesouro de família. A jovem lança-se numa jornada tortuosa e perigosa, mergulhando na história da sua antepassada Julieta, cujo amor lendário por um jovem chamado Romeu abanou os alicerces da Siena medieval.
À medida que Julie se cruza com os descendentes das famílias envolvidas no inesquecível conflito familiar de Shakespeare, começa a perceber que a conhecida maldição - «Malditas sejam as vossas casas!» - continua actual e que ela é o alvo seguinte. Parece que a única pessoa capaz de salvar Julie é Romeu - mas onde está ele?

Opinião:
Este livro chamou-me a atenção pela capa, que é extremamente bonita, e pela questão que nela aparece:

E se descobrisse que era descendente de Romeu e Julieta?
 
De facto, esta narrativa baseia-se na investigação levada a cabo por Julie, que herda a chave de um cofre em Siena, e que a leva a viajar dos Estados Unidos na tentativa de descobrir a verdadeira história de Romeu e Julieta.

A narrativa é contada alternadamente entre a Siena actual e Siena de 1340. Nesta última, conhecemos a verdadeira história de Romeu e Julieta, que inspirou ao romance de Shakespeare, e percebemos a tragédia e a maldição que perdurou nas gerações seguintes. Até hoje. 

No início, não me foi muito fácil de ler, pois achei a narrativa muito pesada (literalmente, pois também o livro é incrivelmente pesado; as 512 páginas pesam como se fossem mil!), mas depois comecei a ligar-me à história e a interessar-me pela avidez de Julie em desvendar o mistério dos seus antepassados. Além disso, notei que a história de Julieta do século XIV é diferente da que conhecemos de Shakespeare, mas essa Julieta assemelha-se em muito com a Julieta actual. Sim, Julie é Julieta (spoiler)! Mas será que a maldição perdurará na família ou será finalmente quebrada?

A história desenrola-se em constante suspense e descoberta. Vão aparecendo personagens fulcrais no enredo que ora se conhecem bem, ora se revelam inesperadamente diferentes. Excepto no início, a história vai num crescendo até culminar numa quase tragédia... e é nesse momento que sei que adorei o livro! 😍

O livro está cheio de História, algum romance e também tragédia, evocando vários sentimentos ao leitor, mas vale muito a pena ler. Preferencialmente com o livro pousado! 😂

Nota: É recorrente os livros terem algumas gralhas e este não foi excepção. Felizmente não foram muitas, mas encontrei uma logo na sinopse na contracapa: deve ler-se Julie Jacobs e não Julie Roberts. Se algum dia este livro for reeditado, espero que seja corrigido. ⚠️

sábado, 26 de outubro de 2019

Divulgação :: Destinos | Jorge Manuel Lucas Alves

“Destinos” é romance que tem a história portuguesa como pano de fundo
Obra de Jorge Manuel Lucas Alves tem o selo Chiado Books

Título: Destinos
Autor: Jorge Manuel Lucas Alves
Editora: Chiado Books
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK | Chiado Books



Sobre o livro:
A dissonância entre amor e guerra é também a síntese da obra “Destinos”, que fala sobre a relação entre um soldado português e uma jovem francesa em plena Guerra Peninsular, a começo do século XIX. Desta forma, paixão e amizade contrapõem-se à crueldade extrema das batalhas, marcadas por violência e mortes. Assinado pelo historiador Jorge Manuel Lucas Alves, este romance tem a chancela Chiado Books e já está à venda em todo o país.

O livro faz referência à Revolução Francesa, à Guerra das Laranjas com a rendição da fortaleza de Ouguela e às Invasões Francesas. Na história, como Junot desmobiliza o exército português, forma-se então uma força que será conhecida como a Legião Portuguesa, que é enviada para fora do Reino. Há referência ainda aos massacres praticados pelas tropas francesas, às guerrilhas, à fome e à morte que atingiu milhares de pessoas, entre outros factos marcantes. Desta forma, entrelaçados pelos acontecimentos históricos, os leitores acompanham as personagens, numa forma de também compreender o que se passou há pouco mais de 200 anos.

— O leitor irá encontrar no livro personagens fictícias, que bem podiam ter existido, e através delas irá ficar a conhecer, para além da ficção, todo este período da nossa História. As personagens comportam-se e vivem como qualquer homem ou mulher da época, com os seus problemas, sentimentos, ambições, sonhos, desafios, etc.. É uma obra onde o leitor irá encontrar a violência da guerra, a sua crueldade e a sua miséria. As personagens irão comportar-se como se cada uma delas tivesse existido e dentro das suas vidas temos bem presente o sexo, a paixão, a traição, a vingança, a amizade, a valentia, a coragem e toda a força de vencer de um povo — relata o autor.

Sobre o autor:
Nascido em 1977, natural de Campo Maior, Jorge Manuel Lucas Alves é licenciado em História pela Universidade Autónoma de Lisboa e tem Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É também autor do Romance histórico “Tempos Turbulentos”.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

25-10-2019 :: Dia das Compras na Net

Hoje é o Dia das Compras na Net! Esta é uma iniciativa anual em que várias marcas de comércio electrónico nacionais realizam promoções e descontos durante 24 horas. 🕛

Por essa razão, hoje é um excelente dia para aproveitar a oportunidade de comprar aquele(s) livro(s) que tanto queremos ou, já a pensar nos presentes de Natal, um livro para oferecer a alguém especial, a preços mais baixos. 📚

Vejam a campanha da WOOK e desfrutem das ofertas. É só hoje! ⏳


dia-compras-net-mrec

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Livro recebido :: "O Rapto de Edgardo Mortara"

Título: O Rapto de Edgardo Mortara
Autor: David I. Kertzer
Editora: Editorial Presença
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
O extraordinário caso da detenção de um rapaz judeu, de seis anos, às ordens do Vaticano, em 1858, que contribuiu para o colapso do poder temporal do Papa. Bolonha: crepúsculo, Junho de 1858. Batem à porta da casa de Momolo Mortara, um comerciante judeu. Entram dois oficiais, a mando da Inquisição, para levarem Edgardo, de seis anos, filho de Momolo. Ao ver a criança a ser arrancada dos braços do pai, a mãe desfalece.
Motivo do rapto: Edgardo tinha sido batizado em segredo por uma criada da família. Segundo a lei dos Estados Pontifícios, o rapaz passara assim a ser um católico, o que tornava lícito que fosse retirado à família e levado para um mosteiro especial onde a sua conversão seria concluída.

É com esta cena chocante que o historiador David I. Kertzer, galardoado com diversas distinções, inicia o seu relato da verdadeira história de como o rapto desta criança esteve na origem do colapso do Vaticano enquanto poder secular. Kertzer retrata a angústia de uma família de modestos comerciantes, o ritmo da vida quotidiana no gueto judeu de Bolonha, e explora também, através da evocação das campanhas revolucionárias de Mazzini e Garibaldi, e de figuras como Napoleão III, a emergência da Itália como um estado moderno e nacional.

Comovente e esclarecedor,
O Rapto de Edgardo Mortara lê-se como um thriller histórico e dá-nos a conhecer, de forma rigorosa, o modo como esta tragédia humana mudou o curso da História.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Opinião :: Os Crimes do ABC | Agatha Christie

Título: Os Crimes do ABC
Autora: Agatha Christie
Editora: RBA Coleccionables
Ano: 2008 (1.ª edição de 1936)
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Poirot recebe uma carta que anuncia um crime que será cometido em Andover. No fim, uma assinatura: ABC.
No dia marcado, uma mulher idosa, que dá pelo nome de Ascher, dona de uma tabacaria, é encontrada morta. Seguem-se outras cartas e outros assassínios segundo uma rigorosa ordem alfabética. Poirot está decidido a evitar que o misterioso assassino chegue ao fim do abecedário.

Opinião:
Neste thriller de Agatha Christie, conhecemos o caso dos denominados crimes do ABC através da narrativa do Capitão Hastings, grande amigo de Hercule Poirot.
 
O mistério, como revela a sinopse, começa com Poirot a receber uma carta que menciona um futuro crime e o local onde será cometido, além da intrigante assinatura de ABC. Depois de uma mulher com um nome começado por A ter sido assassinada em Andover e de ter ao lado um horário de comboios ABC, aconteceram mais crimes seguindo o mesmo procedimento e a ordem do abecedário.
 
A escrita de Hastings está intercalada com a narrativa acerca de um homem chamado Alexander Bonaparte Cust, que tem um temperamento e comportamento suspeitos. Tendo este homem as iniciais ABC, até que ponto terá ele a ver com o caso?
 
A história é misteriosa do início ao fim. A personagem Cust é muito intrigante e leva a crer que é ele o próprio assassino. Contudo, Agatha Christie não costuma entregar pistas tão óbvias ao leitor, por isso é com avidez que se lê este livro para conhecer o desfecho que, por sinal, é inesperado!
 
A narrativa está repleta de elementos que tornam o caso complicado de desvendar, mas percebendo o raciocínio de Poirot, vemos que o criminoso pensou em tudo ao pormenor. Mas não há crimes perfeitos e Poirot descobre tudo!
 
Foi mais um óptimo livro de Agatha Christie que merece ser lido por todos!