quarta-feira, 28 de junho de 2017

Opinião :: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert | Joël Dicker

Título: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Autor: Joël Dicker
Editora: Alfaguara
Ano: 2015
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Verão de 1975, Aurora. Nola Kellergan, uma jovem de quinze anos, desaparece misteriosamente da pequena vila costeira de Nova Inglaterra. As investigações da polícia são inconclusivas.
 
Primavera de 2008, Nova Iorque. Marcus Goldman, jovem escritor, vive atormentado por uma crise da página em branco, depois de o seu primeiro romance ter tido um sucesso inesperado. Sente-se incapaz de escrever, e o prazo para entregar o novo romance expirará dentro de poucos meses.
 
Junho de 2008, Aurora. Harry Quebert, professor universitário e um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola Kellergan, depois de o cadáver da rapariga ser descoberto no seu jardim.
 
Alguns meses antes, Marcus, amigo e discípulo de Harry, descobrira que o professor vivera um romance com Nola, pouco tempo antes do desaparecimento da jovem. Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação. O objectivo é salvar a sua carreira, escrevendo um livro sobre o caso mais quente do ano, e dar resposta à incógnita que inquieta toda a América: Quem matou Nola Kellergan?

Opinião:
Este livro foi qualquer coisa de espectacular! Dos melhores que já li até hoje.

A história é contada por Marcus Goldman, que nos dá a conhecer a sua vida, a sua relação de amizade com Harry Quebert e o caso que chocou a América em 1975 e que, de repente, é literalmente desenterrado da memória de todos. Perante as suspeitas aparentemente óbvias que recaem sobre Harry, o escritor e amigo Marcus começa a investigar o caso, juntamente da polícia, e a escrever um novo livro sobre o mesmo. Assim, vamos conhecendo as personagens que privaram com Nola Kellergan, a vítima, e viveram este mistério e, à medida que lemos as suas versões, vamos juntando todas as peças.

Devo dizer que não descansei enquanto não descobri o que aconteceu a Nola Kellergan. Li as quase 700 páginas de forma ávida numa semana. É, de facto, uma história viciante de leitura prazerosa. Até dei por mim a pensar no caso durante o dia!

Adorei o desenrolar da narrativa. Os capítulos estão numerados em ordem decrescente que, por sua vez, levam a um crescendo de curiosidade sobre a sua utilização – que ficamos a saber no livro – e, além disso, eles começam com conselhos de Harry para Marcus acerca da escrita e dos livros, que até poderão ser levados a cabo por quem se sentir impelido a escrever. No entanto, o espaço temporal é um pouco confuso, já que estamos sempre a voar no tempo e a voltar ao presente; por vezes, inclusivamente, relemos excertos de capítulos anteriores. Mas, no meu caso, não achei esse um ponto negativo: fiquei tão absorvida no enredo que só queria ler mais e mais!

Um bom livro é um livro que lamentamos ter acabado de ler.

Lamentei ter acabado de ler este livro. Senti-me também envolvida no caso e fiquei impressionada com todos os mistérios desvendados. Diria mesmo que me senti atordoada no final: o livro está cheio de descobertas incríveis até à última página. É um thriller repleto de suspense, romance e surpresa. Fantástico, formidável!
 
Vou ter saudades destas personagens. Que livro apaixonante!

sábado, 24 de junho de 2017

Livro recebido :: "A Mãe Eterna"

Olá! Quero mostrar o mais recente livro que chegou à minha estante: A Mãe Eterna, de Betty Milan. Tenho a certeza de que este livro irá emocionar-me, pois li a sinopse e revi familiares próximos em situação semelhante. Estou ansiosa por ler este relato: acredito que irá marcar-me.

Título: A Mãe Eterna
Autora: Betty Milan
Editora: Objectiva
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
A filha está cansada de ver a mãe definhar, esgotada. Aos 98 anos, com a saúde debilitada, a mãe mal ouve e quase não vê. A filha, que se vê no papel de mãe da própria mãe questiona os médicos, as religiões, tudo. Para quê manter vivo alguém que já não vive?
 
Num relato comovente, em forma de diário, a filha descreve as peripécias do dia-a-dia com a mãe; ao mesmo tempo, este diário é um escape, um desabafo e um apelo à mãe a mãe imaginária, a que tinha e já não tem, a que lhe lia, que a escutava e acalentava.
 
A mãe que fazia o papel de mãe.
 
Um livro forte, uma reflexão gritante de tão actual, A MÃE ETERNA apresenta-nos um dilema que mói a alma e nos faz questionar a vida, a morte e a relação mãe-filha. 

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Opinião :: Noites Escaldantes | Sylvia Day

Título: Noites Escaldantes
Autora: Sylvia Day
Editora: Chá das Cinco (Saída de Emergência)
Ano: 2014
 
Comprar: Bertrand | WOOK

 
Sinopse: 
Connor é um guardião dos sonhos e está presente em todas as fantasias eróticas de mulheres. Ao vaguear no mundo etéreo, oferece às mulheres prazeres inimagináveis. Mas ele sabe que um terrível perigo ameaça destruir o seu mundo, bem como o mundo dos mortais, e assim é forçado a viajar à terra… e cair nos braços da sedutora Stacey Daniels.
 
Stacey sempre se sentiu atraída pelo tipo errado de homens e o homem musculado e de aparência viking que lhe surge à porta não é exceção. Mal consegue acreditar que o guerreiro ferido vem de outro mundo, um mundo onde sonhos eróticos são necessários para sobreviver, um mundo cheio de perigos que ele trouxe para a sua casa. Connor descobre conforto na paixão entre ambos e sente Stacey a render-se às suas promessas, mas apenas o tempo poderá dizer se isso será suficiente para derrotar o inimigo que o persegue… 
 
Opinião: 
Tenho de admitir que este livro me desiludiu. Atirei-me a esta leitura com demasiadas expectativas e não o deveria ter feito. O início da história não me cativou o suficiente para manter uma leitura regular, o que me fez deixar o livro de lado e ir lendo um dia ou outro, se me apetecesse. Acho que não estava à espera de tanta fantasia/distopia e isso foi o que menos me despertou interesse. Todavia, comecei a estar mais interessada na história nos últimos capítulos, altura em que ela ganhou mais acção e suspense. O final mostrou-se um pouco previsível e cliché, mas até gostei.
 
Tratando-se de um romance erótico, existem muitas cenas de sexo. E não, não são cenas leves... São bastante explícitas e descritas numa linguagem forte, recorrendo muitas vezes ao calão. De certa forma, é o que se espera nestes casos, não é?
 
Posso dizer que apreciei o romance que existe na história, mas esta não me marcou. Se eu fosse amante de distopias, acredito que tivesse gostado mais. Portanto, recomendo este livro a quem gostar de histórias fantásticas misturadas com um romance picante!

domingo, 18 de junho de 2017

Quando o Inferno desceu à Terra...

Incêndio em Pedrógão Grande
 
Chocante. Inacreditável. Inimaginável. Abomino os incêndios, mas este deixou-me particularmente transtornada. Que horror, que inferno... Tantas vítimas... O meu pensamento está em vocês e em todos os bombeiros e voluntários envolvidos, quer neste, quer em todos os incêndios que actualmente deflagram.

sábado, 17 de junho de 2017

Livro recebido :: "Voo Fantasma"

Boa tarde! Hoje tenho para partilhar convosco este novo livro: Voo Fantasma, de Bear Grylls. Além de escritor, Grylls é um famoso apresentador e aventureiro, conhecido principalmente pelo seu programa de televisão Man vs Wild. Penso que vou encontrar muita acção e mistério neste thriller inspirado em factos.

Título: Voo Fantasma
Autor: Bear Grylls
Editora: Marcador
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK

 
Sinopse: 
Uma mãe e um filho raptados de forma selvagem numa montanha cercada pela neve. 
 
Um soldado leal, torturado e executado num lugar remoto da Escócia.
 
Um avião perdido, finalmente descoberto no coração da selva amazónica, que esconde um segredo perigoso que poderá libertar o mal na Terra.

Uma corrida desesperada para vencer uma conspiração assustadora nascida nos dias mais negros da Alemanha nazi. 
 
E há algo que une tudo isto. Só um homem pode desvendar o segredo. Will Jaeger. O Caçador.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Review :: Jais | Jason Kasper

Title: Jais (David Rivers Series #1)
Author: Jason Kasper
Publisher: Jason Kasper
Year: 2016
 
Synopsis: 
Welcome to the war.
 
David Rivers returns from combat to find the silence of peace deafening. Escaping into the thrill of BASE jumping keeps a darkness growing within him at bay, until a discharge from military service pushes him over the edge. 
 
After brutally settling his final score, David is confronted by three men who emerge from the shadows, having watched unseen as he committed ruthless, cold-blooded murder. 
 
Now, they want him to do it again. 
 
David undertakes the single most dangerous assignment of his life, earning admission into the dark underworld of ex-special operators for hire and plunging headlong into a new war, where victory is defined by profit and the rules are set by the highest bidder. 
 
But as the stakes – and the payoff continue to rise, his pursuit of the impossible is turning into a battle for survival, and David must confront the growing realization that his greatest enemy may not be within after all.
 
Jais, the debut novel by Jason Kasper, is the first book in the David Rivers Series. 
 
Review/opinion: 
I won this book on Goodreads and, in return, I must write a honest review of it. 
 
First, I must say that this is not my favorite book genre at all. Perhaps, that's why I didn't like it as much as I wanted, because I always make an effort to enjoy every book I read. 
 
This is a book about war. So, most of the excerpts are violent, heavy and sometimes the descriptions are quite explicit. While reading these parts, I felt a bit uncomfortable and now and then I didn't pay much attention on it. 
 
Besides that, I found other things much more interesting about the story related to the main character, David Rivers, such as his problems and struggles in life. He writes about them and through it we can see how psychologically damaged he is. Thus, the depression and suicide issues are very present here. 
 
Sometimes, romantic excerpts appear and, for me, as a romance fan, those are the best parts, although they are few and not as developed as I'd enjoyed. Anyway, this is not a romance book! 
 
Final thoughts: my personal taste didn't allow me to enjoy very much the story but I didn't totally disliked: it was OK. I think it is a good book for thriller lovers because of its adrenaline. 
 
The author's way of writing is appropriate for this type of story, which is a good aspect. 
 
Once more, I must thank the author for the opportunity to read this book and I wish all the best for his career!

domingo, 11 de junho de 2017

Coisas de leitora #2

Páginas vincadas... Nada como um simples marcador para as evitar!
 
Páginas vincadas, capas marcadas, folhas soltas... Quem mais não suporta ver isso?
Eu detesto! 😒
 
Adoro os meus livros e estimo-os o melhor que posso! Não sou propriamente maníaca, mas gosto de ver os livros em bom estado. Assim, quando alguém me empresta algum, tenho todo o cuidado em devolvê-lo como estava; da mesma maneira, quando empresto um dos meus, espero que seja bem tratado!

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Opinião :: Flashback - Memórias Esquecidas | Orquídea Polónia

Título: Flashback – Memórias Esquecidas
Autora: Orquídea Polónia
Editora: Chiado Editora
Ano: 2016
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
“O ar estava carregado, os meus sentidos alertavam-me que algo de negativo se passava lá. As paredes altas de cimento davam-me a sensação de estar presa. O chão de madeira a chiar debaixo de mim provocava-me arrepios.”

Após um misterioso acidente, Anabela acorda sem qualquer memória daquilo que teria sido a sua vida. Assim, vê-se envolvida num mar de incerteza e solidão, sem qualquer vestígio da pessoa que fora um dia. As suas novas amizades permitem-lhe ir descortinando o seu passado, encontrando toda uma vida prévia ao acidente: uma família, uma casa luxuosa e um marido. No entanto, aquilo que ela descobre também a coloca em perigo e as suas memórias tornam-se alarmes sonantes de um passado imperfeito. Deverá Anabela confiar na vida que tivera um dia e nas pessoas que lhe eram próximas? Ou deverá construir um novo caminho segundo o que lhe dita o coração?
 
Opinião: 
Tenho de admitir que a sinopse deste livro é muito convidativa e encheu-me de curiosidade para descobrir todo o mistério neste período da vida de Anabela. De facto, é possível que muitos de nós já tenhamos questionado como seria a nossa vida se sofrêssemos algum acidente e nos esquecêssemos de tudo aquilo que fomos, fizemos e conhecemos. O que faríamos? É focando nesta questão que a autora nos dá a conhecer (a nós, leitores, e às próprias personagens) a vida de Anabela. 
 
O tema da história é muito interessante, no entanto penso que poderia ter sido muito mais desenvolvido. A acção desenrola-se demasiado rápido e, por vezes, de forma muito previsível. Cheguei até a comparar este enredo com a série Inspector Max, em que o crime, a investigação e a resolução do caso acontecem em meia hora e acaba tudo em bem. Mas, atenção, não é por isso que deixamos de ver, pois não? 🙂
 
Apesar dos aspectos negativos, gostei da história: teve suspense, romance e acção e abordou vários assuntos que se ouvem falar no quotidiano. As ideias foram boas; só faltou mesmo desenvolvê-las! 
 
Este livro é pequeno (não chega às 150 páginas) e eu li-o numa manhã e numa tarde de Domingo. Acho, por isso, uma boa leitura de fim-de-semana: leve, fluída e nada maçadora.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Colecção "Ler Faz Bem" da Revista Visão #6

Viva! Já tenho o sexto exemplar da colecção Ler Faz Bem: este mês é o livro O Alienista, do escritor brasileiro Machado de Assis. E num instante já vamos a meio da colecção!
 
Quem também já o tem?

Título: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Editora: Cardume Editores
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Quem é louco? Esta é a questão que Machado de Assis se coloca neste conto, publicado entre 1881 e 1882 na revista carioca A Estação e logo de seguida no volume Papéis Avulsos. O Alienista conta a história do eminente doutor Simão Bacamarte, médico e dedicado estudioso da mente humana, que decide construir a Casa Verde, um hospício para tratar os doentes mentais na pequena cidade de Itaguaí. Nesta narrativa, Machado de Assis mostra-nos que tudo é relativo e a normalidade nem sempre é aquilo que a ciência e os factos atestam de forma absoluta.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Livro recebido :: "Se Eu Fosse Tua"

Bom dia! Quero partilhar o mais recente livro que se juntou à colecção: Se Eu Fosse Tua, de Meredith Russo. A sinopse deixou-me muito curiosa e verifiquei também que este romance foi inspirado em parte da vida da autora. Estou muito expectante!

O que me têm a dizer sobre o livro? Já leram?


Título: Se Eu Fosse Tua
Autora: Meredith Russo
Editora: Nuvem de Tinta
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK
 
Sinopse:
Mudar de escola no último ano e ser a miúda nova do liceu nunca é fácil para ninguém. Amanda Hardy não é excepção: se quiser fazer amigos e sentir-se aceite, terá de baixar as defesas e deixar que os outros se aproximem. Mas como, quando guarda um segredo tão grande? Quando tenta a todo o custo esconder o seu passado e começar uma vida nova?
 
Para piorar as coisas, apaixona-se perdidamente pelo rapaz mais popular do liceu e tudo o que mais quer é contar-lhe a verdade. Será que ele é tão especial quanto parece? Poderá confiar nele?
 
Uma história inspiradora e comovente que nos enche o coração e nos ensina que o amor mais verdadeiro e profundo nasce da coragem de sermos nós mesmos.