segunda-feira, 11 de julho de 2022

Coisas de leitora #7

 
Criei este blogue para partilhar livros e leituras que faço para, um dia mais tarde, poder recordar o que achei de cada história. É interessante também ver a evolução das minhas opiniões, porque noto que posso achar coisas diferentes acerca do mesmo livro se o ler em alturas distintas.

Contudo, com tantos livros que já li, e mesmo tendo gostado de imensas histórias, acabo por me esquecer de praticamente tudo o que li!

Há um ou outro livro do qual me consigo recordar de muitos pormenores, que são, geralmente, livros que avaliei com cinco estrelas. Histórias inesquecíveis! Mas irrita-me um bocado o facto de, por vezes, tentar lembrar-me de alguma coisa de um livro lido há algum tempo e não conseguir!

Será normal isto acontecer ou o meu cérebro precisa de ser treinado para melhorar da memória? 😁

Também te acontece? O que fazes para recordar a história de um livro que tenhas lido há muito tempo?

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Opinião :: O Que Aprendi Com Bob | James Bowen

Título: O Que Aprendi Com Bob
Autor: James Bowen
Editora: Porto Editora
Ano: 2018

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
James encontrou o gato Bob em 2007 e desde então são inseparáveis.
 
Neste livro o autor partilha histórias que viveu com o seu companheiro Bob e em que este lhe ensinou verdadeiras lições de vida sobre o valor da amizade, o poder da calma e a importância de saber apreciar as coisas simples das vida.
 
Na compra deste livro está a contribuir com 0.50€ para a Animais de Rua, associação que ajuda muitos milhares de animais, tratando-os e alimentando-os.
 
Ajude-nos a ajudar. A Animais de Rua agradece. O James Bowen e o Bob ficam muito felizes.
 
Opinião:
Já tinha ouvido falar no gato Bob, o gato que ajudou um sem-abrigo a dar a volta à sua vida e que se tornou famoso em Londres e, posteriormente, em todo o mundo. Infelizmente, soube também que o gatinho morreu em 2020 e, mesmo sem ter conhecido a sua história ao pormenor, fiquei muito triste com a notícia. E agora tive oportunidade de ler este livro.

Este é um livro escrito pelo dono de Bob, James Bowen, onde conta pequenas histórias que passou com o gato e ilações que retirou delas.
 
Bob foi um gato que ajudou James a encontrar o seu sentido na vida e, com as suas formas felinas de agir e de viver, mostrou-lhe que é possível viver de uma maneira despojada de coisas supérfluas e de pensamentos negativos que só nos estagnam. Basicamente, Bob viveu uma vida simples e transmitiu esta simplicidade ao seu dono e a todos aqueles que o conheceram.
 
Tal como todos os gatos, Bob era um gato com uma personalidade muito forte. Fazia o que queria, gostava e lhe apetecia, sem ligar às opiniões dos outros. O que, de certa forma, seria algo que os humanos deveriam fazer, dentro do aceitável. Todos deveríamos viver em comunidade, respeitando os outros e viver a nossa vida sem pensar no que os outros pensam de nós. Se fizermos o bem, sentimo-nos bem e não temos de dar justificações a mais ninguém.
 
Este é um livro pequeno mas que nos enche a alma de boas imagens deste gatinho que tanto teve para nos ensinar.

terça-feira, 5 de julho de 2022

WOOK Bilheteira :: Um mundo de eventos por descobrir

bilheteira-mrec
 
Já viste esta novidade? Agora podes comprar na WOOK os teus bilhetes para concertos, festivais de Verão, musicais, exposições, eventos desportivos... Enfim, toda uma variedade de eventos que te poderão interessar!

Para isso, convido-te a visitar a WOOK Bilheteira para ficares a par dos próximos eventos disponíveis. Se quiseres, aproveita esta altura para adquirir os teus bilhetes. Há bastantes coisas interessantes para ver ainda este Verão! 😉

sábado, 2 de julho de 2022

Opinião :: A Rainha Predileta | Carolly Erickson

Título: A Rainha Predileta
Autora: Carolly Erickson
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2012


Sinopse:
Filha de uma família nobre e ambiciosa, Jane Seymor é enviada como aia de Catarina de Aragão, a mulher de Henrique VIII. Muito dedicada à rainha, é com tristeza que Jane assiste às manipulações de Ana Bolena para se tornar rainha, que incluem o homicídio de alguém que sabia um segredo seu. Também Jane se torna vítima do ódio de Ana quando esta descobre o interesse do rei pela aia. Como Ana Bolena não lhe consegue dar filhos, o rei pede a Jane que seja a sua próxima rainha. Dividida entre o seu coração e a lealdade ao rei, Jane tem uma difícil escolha a fazer.
 
Opinião:
A Rainha Predileta é um romance histórico, narrado por Jane Seymour, uma das damas de honor da rainha Catarina de Aragão, mulher do rei Henrique VIII de Inglaterra. A história decorre no século XVI e relata os problemas vividos no reino pela dificuldade em gerar um herdeiro masculino do trono, bem como as relações que o rei viveu com certas mulheres.

Para mim, que nunca tinha lido nada sobre a história da monarquia inglesa (neste caso, referente à Dinastia Tudor), foi bastante interessante conhecer certos detalhes. Reconheço que, naquele tempo, a fidelidade era algo difícil de existir, muito menos por parte do rei, e meteu-me alguma impressão o nível de promiscuidade de Henrique VIII. A única intenção dele era simplesmente garantir a sua descendência, sem querer saber do bem-estar da esposa, a própria rainha, nem das amantes.

Foi interessante ler esta ficção baseada na realidade. De facto, aquela altura foi vivida com dificuldades, tanto no seio da monarquia (que até se acreditou na existência de uma maldição sobre ela), mas também no próprio reino e na religião.

Gostei do livro porque deu-me a conhecer uma pequena parte da História da Inglaterra. Senti pena do destino de Jane Seymour, bem como da rainha Catarina, pois ambas mereciam melhor. No entanto, sei que houve muitas tragédias reais e, também por isso, gostaria de ler mais sobre o tema.

Para amantes de romances históricos e de aprender sobre a cultura de Inglaterra, este é um bom livro.