sexta-feira, 2 de abril de 2021

Opinião :: Vida Acrescentada | Raquel Santos & Nuno Santos

Título: Vida Acrescentada
Autores: Raquel Santos & Nuno Santos
Editora: Oficina do Livro
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Ninguém jamais imagina que aos 16 anos alguém vai dizer-lhe que tem cancro. Nuno não era exceção, quando em 2008, depois de uma tarde de surf, caiu e sentiu uma forte dor na anca. Começou aí a história que a irmã Raquel narra neste livro. O diagnóstico era de um cancro ósseo com 3% a 5% de possibilidade de sobrevivência.  

Foram centenas de exames, várias operações, tratamentos mais e menos evasivos, em que Nuno poucas vezes mostrou fragilidade, mas em que finalmente teve de revelar o cansaço e ir buscar forças a quem sempre o acompanhou neste caminho: a mãe e a irmã. E a tudo quanto o faz feliz. Unidos em cada etapa, sempre com a mesma dedicação, o mesmo amor e a certeza de que juntos venceriam o medo e que o final nunca seria trágico.

Vida Acrescentada é uma história de vida contada nas primeiras pessoas. Quem foi diagnosticado com a doença e quem o acompanhou na luta diária e ainda o acompanha na superação. Raquel e Nuno são dois irmãos que, entre sorrisos e a forma positiva e aberta de ver a vida, representam uma luz de esperança para todos os que passam por uma experiência assim ou semelhante. Um livro que será uma inspiração para os leitores.

Opinião:
Ainda antes de ler o livro, já seguia e conhecia um pouco do Nuno e da Raquel Santos, por isso li este livro com ainda mais vontade para conhecer todo o processo por que o Nuno passou.
 
Vida Acrescentada é o relato de quem viveu e presenciou um cancro numa fase ainda mais ingrata: na adolescência. Nuno, que era um jovem cheio de energia e objectivos, viu-se confrontado com um cancro ósseo numa das pernas aos 16 anos.

Perante tal desafio para conseguir sobreviver, ele encara a doença com um sorriso nos lábios, optimismo e o apoio da irmã Raquel e da mãe.

Raquel relata os vários anos de tratamentos intercalando com memórias de infância, o que torna ainda mais bonito e emotivo o texto. Apesar da agressividade da doença e de alguns momentos de tristeza e desespero, a família foi sempre unida, manteve-se optimista e forte. O Nuno foi corajoso em decidir amputar a perna, uma vez que decidiu, literalmente, cortar o mal pela raiz e, assim, conseguir a liberdade que desejava.

O livro é uma ode ao optimismo e à felicidade. Tudo é possível quando temos vontade de melhorar a nossa vida, principalmente encarando tudo com um sorriso ou uma graça no momento certo. O Nuno é uma inspiração e este livro deveria ser lido por todos, em particular por aqueles que estão a passar por doenças ou dificuldades!

 
Se quiserem saber mais sobre os autores, visitem-nos nas suas redes sociais:
➡️ Nuno Santos: Instagram, YouTube, Facebook.
➡️ Raquel Santos: site, Instagram, Facebook.

1 comentário:

  1. Um bom livro! :) Vou seguir o blog, gostei muito|

    jiaescreve.blogspot.com

    ResponderEliminar