sábado, 21 de novembro de 2020

Opinião :: Um Brinde à Morte | Agatha Christie

Título: Um Brinde à Morte
Autora: Agatha Christie
Editora: RBA Coleccionables
Ano: 2008 (1.ª edição de 1945)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
No reservado de um restaurante, seis pessoas jantam numa mesa que fora posta para sete. Diante do lugar vazio está um ramo de rosmaninho, em memória de Rosemary Barton, falecida naquela mesma mesa exactamente um ano antes, ao ingerir cianeto misturado no champanhe. Quando George Barton, viúvo de Rosemary, faz um brinde em sua recordação, todos bebem e a história parece repetir-se quando uma pessoa cai bruscamente na cadeira.

Opinião:
Mais um caso misterioso da rainha do crime! Desta vez acerca de Rosemary Barton, que morreu envenenada na festa do seu aniversário. Dias antes, Rosemary sofrera uma gripe e tivera uma depressão, além de ter outros problemas pessoais, por isso a sua morte foi considerada suicídio.

Todavia, meio ano depois, George Barton recebeu mensagens anónimas a dizer que Rosemary fora, afinal, assassinada. Assim, ao fazer um ano da sua morte, George organiza uma reconstituição da cena, convidando as mesmas pessoas, para tentar descobrir o assassino. Mas a tragédia volta a acontecer...

A investigação é feita pelo Coronel Race e pelo inspector-chefe Kemp. Ambos vão entrevistando os suspeitos, que são os convidados da festa. A forma como o crime aconteceu parece quase impossível de ser executada, levando até a pensar em realidades paranormais...

Ao longo do livro, fui desconfiando de praticamente todos os intervenientes, pois cada um tinha os seus motivos para aniquilar Rosemary, mas no final acabei por descobrir quem realmente foi, através de uma experiência quase imperceptível e que não foi nenhum dos inspectores a desvendar!

Gostei bastante da história, apesar de não me ter cativado a 100% logo no início, mas a vontade de descobrir o mistério foi aumentando à medida que ia avançando na leitura.

Em suma, é um livro que vale a pena ser lido, para quem gosta de policiais e mistérios!

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Livro recebido :: "Desejos do Coração"

Título: Desejos do Coração
Autora: Jude Deveraux
Editora: Quinta Essência
Ano: 2012

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Gemma Ranford quer tanto obter o emprego oferecido para catalogar os documentos de uma das famílias mais antigas de Edilian, a família Frazier, que está disposta a lutar por ele. Fascinada por História e desesperada por terminar a sua tese de dissertação, Gemma acredita que aqueles papéis lhe fornecerão novas informações essenciais para imprimirem novo fôlego à sua investigação. O que ela não espera encontrar são as repetidas referências à Pedra dos Desejos do Coração, um talismã mágico que, reza a lenda, concederá desejos a quem detenha o apelido Frazier. Se algo tão poderoso caísse nas mãos erradas, toda a família poderia ficar em perigo - mas, à semelhança da maioria das pessoas, Gemma considera que não passará de um mito. No entanto, à medida que vai passando mais tempo com a família, apercebe-se de que os desejos mais secretos de todos os Frazier estão, lentamente, a tornar-se realidade - e que ela, entretanto, está a apaixonar-se perdidamente pelo filho mais velho da sua empregadora, Colin. O problema é que Gemma não é a única a ter reparado que os poderes mágicos da pedra despertaram... e há um ladrão internacional à espreita. Trabalhando em conjunto, Gemma e Colin terão de encontrar a pedra antes que esta possa ser usada contra a família, mas não o farão sem que cada um dos seus desejos mais profundos tenha sido descoberto...

domingo, 8 de novembro de 2020

Opinião :: Véu Rasgado | Carmen bin Ladin

Título: Véu Rasgado
Autora: Carmen bin Ladin
Editora: Círculo de Leitores
Ano: 2004
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Carmen Bin Ladin, nascida na Suíça de mãe iraniana e pai suíço, casou-se em 1974 com Yeslam, um dos irmãos de Osama Bin Laden. Apaixonada por aquele jovem exótico e refinado, filho de um dos homens mais ricos da Arábia Saudita, acompanhou-o aos Estados Unidos, onde ele estudava numa universidade americana. Foi lá que nasceu a primeira filha de ambos. No entanto, a vida do casal muda drasticamente quando Yeslam acaba os estudos e o casal se instala na Arábia Saudita. Carmen torna-se então uma testemunha privilegiada da ascensão da Organização Bin Laden, uma empresa tentacular estreitamente ligada à família real. Ao lado do marido, procura vislumbrar os mínimos sinais de modernização do mundo árabe. Em vão... Assiste pouco a pouco à fanatização crescente do país, cujo exemplo mais evidente é o cunhado, Osama Bin laden, o líder da Al-Qaeda. Então, decide partir para salvar as filhas da terrível condição das mulheres na Arábia Saudita. Julgava poder passar uma esponja no passado, refazer a sua vida em Genebra... Até ao 11 de Setembro de 2001.
 
Opinião:
Fiquei muito curiosa em relação a este livro, uma vez que é o relato de quem conviveu com a cultura saudita e com a família (o clã) de Osama bin Laden, terrorista dos atentados de 11 de Setembro de 2001.

Carmen bin Ladin nasceu na Suíça e é filha de pai suíço e de mãe iraniana. Na Suíça, conheceu e apaixonou-se por Yeslam bin Laden, casando-se e mudando-se mais tarde com ele para a Arábia Saudita. Assim, neste livro, ela conta a sua história desde a infância e a vida que teve depois de se casar com Yeslam.

Yeslam era um dos cinquenta e quatro filhos de um dos vinte e três casamentos de Mohammed bin Laden, um homem que Carmen diz ser fascinante, mas que faleceu num acidente de avião em 1967. Yeslam era irmão de Osama bin Laden, mas de mães diferentes.

Carmen explica que segue a religião católica e tem uma vida ao estilo europeu, prezando a liberdade e todas as oportunidades que os países ocidentais oferecem. No entanto, quando se mudou para a Arábia Saudita, deparou-se com uma cultura fechada e extremamente rígida para com as mulheres, apesar de o seu marido ser mais liberal com ela. Lutou com unhas e dentes por pequenas mudanças na sociedade, mas em vão.

O livro centra-se, então, na visão de Carmen sobre a cultura saudita e explica todos os pormenores da mesma, que nos deixa perplexos com certos aspectos. De facto, trata-se de uma cultura antiquada e hipócrita, sem razão de ser. Mesmo em família, havia regras muito duras a respeitar; os homens eram rígidos e as mulheres eram submissas e limitadas. Carmen viu-se, por vezes, sem escapatória daquele mundo, preocupando-se com o futuro das filhas e com o seu também, mas conseguiu dar a volta.

O livro tem também fotos que retratam a vida de Carmen e as pessoas e os acontecimentos mencionados ao longo do livro.

Quando terminei de ler, pensei que fosse encontrar mais pormenores acerca do pós-atentado, mas retive bem a ideia da autora de dar relevância ao seu desejo e tentativa de manter a dignidade e valores, mesmo lidando com um marido cada vez mais rígido com ela e com as filhas. Carmen mostrou-se uma mulher de ideias fixas, muito inteligente e capaz de superar as maiores dificuldades.

Esta é uma biografia muito interessante que dá a conhecer uma das mais estranhas e extremistas culturas do mundo.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Campanha :: A WOOK devolve 100% do que comprar!

Dias 2 e 3 de Novembro, a WOOK devolve 100% do valor de todas as compras! 
 
Para usufruir desta campanha, basta visitar o site e escolher os livros assinalados com o símbolo . Depois, a WOOK irá devolver o valor em forma de vale para se usufruir mais tarde noutras compras! 😊
 
Esta é uma campanha de incentivo à leitura. São 8 milhões de livros em promoção! É de aproveitar, não é? 😉
 
⚠️ Para um correcto usufruto da campanha, não se dispensa do conhecimento de todas as condições disponíveis no site.

domingo, 1 de novembro de 2020

Campanha :: Dia 2 de Novembro, há 20% de desconto imediato na Bertand!

Este Natal vai ser diferente para que volte a ser normal - este é o mote da campanha que a Bertrand iniciou na passada Sexta-feira, com descontos até 50% em mais de 700 livros, mas hoje, dia 2 de Novembro, todos os livros e ebooks têm 20% de desconto imediato!
 
Que tal começar já a escolher alguns livros para oferecer (e receber) este Natal? 😀 
 
⚠️ Para um correcto usufruto da campanha, não se dispensa do conhecimento de todas as condições disponíveis no site.