quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Opinião :: Em Nome do Amor | Lesley Pearse

Título: Em Nome do Amor
Autora: Lesley Pearse
Editora: ASA
Ano: 2019
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Katy Speed tem 23 anos e o sonho de viver em Londres, longe da pequena cidade de Bexhill-On-Sea e do temperamento difícil da mãe.
Enquanto não consegue escapar, acompanha avidamente a vida de Gloria Reynolds, a simpática e glamorosa vizinha da frente. Para Katy, entediada com a pacatez do seu dia a dia, as estranhas movimentações na casa de Gloria são um alimento para a imaginação...
Quem serão as mulheres que a visitam ao sábado num carro preto? E porque é que por vezes vêm acompanhadas de crianças? O certo é que essas atividades suspeitas provocam algum desconforto na comunidade.
Uma noite, porém, um incêndio devastador vai pôr fim a tudo isso… e também à vida de Gloria e da filha. Depressa se torna evidente que se tratou de fogo posto, uma notícia chocante para todos mas principalmente para Katy, pois o principal suspeito é o seu pai. 
Ela sabe que ele é inocente.
E vai fazer tudo para o provar... nem que para isso tenha de arriscar a própria vida.
Romance de amor e história de coragem, Em Nome do Amor é uma incursão perturbante ao lado negro das relações humanas. No magnífico retrato de uma época já distante, a autora bestseller trata com profundidade e coragem temas tremendamente relevantes ainda nos dias de hoje.

Opinião:
Em Nome do Amor é mais um livro de Lesley Pearse que foge ao romance histórico, mas que não deixa de ser um livro impactante.

Nele, conhecemos Katy, uma jovem trabalhadora e determinada em mudar de vida, uma vez que se começa a cansar do temperamento difícil da mãe em casa. No entanto, um incêndio que deflagrou na casa em frente, onde morava Gloria Reynolds, por quem ela tinha bastante estima, deixou-a perturbada, principalmente depois de o seu pai se ter tornado suspeito de ter ateado o fogo.

Mais tarde, já em Londres e sem se conformar com o facto de o pai estar preso, Katy decide investigar o caso sozinha - e é então que a sua vida sofre as consequências.

Esta história decorre nos anos 50, depois da Segunda Guerra Mundial, e aborda temas que se tornaram mais falados nessa altura, sendo o principal a violência doméstica. De facto, o livro fala muito acerca da condição da mulher e da necessidade de se agir em relação a isso, pois na maioria das vezes deixa-se andar e nada de faz para mudar a situação.

Katy assiste de perto ao terror de estar impotente à mercê de alguém. Mas o que leva uma pessoa a cometer tal violência? E porque não existe mais apoio às vítimas? É na tentativa de responder a estas questões, de agir e de descobrir segredos do seu passado, que Katy se torna mais uma personagem marcante de Lesley Pearse.

Gostei muito de ler este livro e senti profundamente as emoções das personagens; tal como Katy, desejei poder agir para mudar a vida de algumas pessoas, neste caso mulheres, que se viram privadas de uma vida normal por causa da violência praticada pelos seus cônjuges. Além disso, Katy sofre nas mãos de um criminoso mas, mesmo assim, tem a força suficiente para tentar perceber o porquê de tamanha maldade. Penso que a história abre caminho à reflexão sobre o comportamento de alguém com uma mente perturbada, algo que continua demasiado presente nos dias de hoje.

Chegando ao fim do livro, cheguei à conclusão de que, em nome do amor, tudo se torna possível!

2 comentários:

  1. É um livro mesmo bom, aliás como todos os livros da autora :).
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. A Lesley consegue transmitir emoção e sentimento como poucos conseguem... <3

    ResponderEliminar