terça-feira, 23 de julho de 2019

Opinião :: A Provadora | V. S. Alexander

Título: A Provadora
Autor: V. S. Alexander
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2018

Comprar:  Bertrand | WOOK

Sinopse:
Em plena Segunda Guerra Mundial, uma jovem encontra refúgio ao lado do homem mais perigoso do mundo. Em 1943, alarmados com os constantes raides aéreos dos Aliados sobre Berlim, os pais de Magda Ritter enviam-na para Berchtesgaden, uma remota cidade nos Alpes Bávaros. Aqui ela é recrutada para o Berghof, o refúgio de montanha de Hitler, onde é treinada para desempenhar uma única função: provar a comida do Führer, oferecendo-se em sacrifício para o manter a salvo de envenenamento.
 
O Berghof parece estar a um mundo de distância da realidade das batalhas e, apesar de a princípio estar aterrorizada, Magda habitua-se gradualmente à sua perigosa missão. Mas o seu amor por um conspirador das SS e a sua crescente tomada de consciência das atrocidades do Reich empurram Magda para uma conspiração que irá testar a sua inteligência e lealdade.
Vividamente escrito, A Provadora desenrola-se no momento mais negro e turbulento da humanidade, oferecendo-nos uma trama plena de intriga e terror, mas também de extraordinária coragem, sacrifício e amor.

Opinião:
Tenho vindo a interessar-me progressivamente por livros cujas histórias se baseiam no período da Segunda Guerra Mundial. Já li alguns livros que, apesar de serem romances ficcionais, integram factos históricos. Todavia, A Provadora surpreendeu-me por incluir Adolf Hitler como personagem activa na história.
 
A narradora é Magda Ritter, uma senhora idosa que relata as recordações da sua vivência próxima com Hitler, o fascismo e a guerra, quando ela era jovem. Magda foi uma das provadoras das refeições de Hitler, evitando possíveis envenenamentos ao homem mais temido naquela altura. Ao longo da sua experiência, ela percebeu a gravidade da guerra que decorria e lutou para tentar mudar o rumo da história.
 
Vi-me completamente viciada neste livro, pois não consegui parar de ler! Este é um romance repleto de realidade que me deixou com os sentimentos à flor da pele. É impossível não reagir à descrição da guerra e é sempre difícil acreditar que a maldade conseguiu atingir os níveis que todos conhecem.
 
Adorei Magda e toda a sua história. O final foi igualmente emotivo e, com as notas finais do autor, fiquei a entender um pouco mais acerca do Terceiro Reich.
 
Aconselho este livro a todos os que se interessam pelo tema e que gostam de romances com personagens determinadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário