segunda-feira, 29 de abril de 2019

Livro recebido :: "Julieta"

Viva! Recentemente, foi-me oferecido o livro Julieta, de Anne Fortier, por cuja capa me enamorei imediatamente! A sinopse apresenta uma história muito interessante que me remete à literatura clássica (neste caso, de William Shakespeare) e que é recordada através de descobertas inesperadas no presente. Acho que vou adorar lê-lo!

Título: Julieta
Autora: Anne Fortier
Editora: Editorial Planeta
Ano: 2010

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Julieta, um ambicioso e sedutor romance, segue a odisseia de uma jovem que descobre que as origens da sua família remontam aos amores frustrados dos dois maiores amantes da literatura: Romeu e Julieta.

Quando Julie Roberts herda a chave de um cofre em Siena, Itália, dizem-lhe que conduzi-la-á a um tesouro de família. A jovem lança-se numa jornada tortuosa e perigosa, mergulhando na história da sua antepassada Julieta, cujo amor lendário por um jovem chamado Romeu abanou os alicerces da Siena medieval.

À medida que Julie se cruza com os descendentes das famílias envolvidas no inesquecível conflito familiar de Shakespeare, começa a perceber que a conhecida maldição - «Malditas sejam as vossas casas!» - continua actual e que ela é o alvo seguinte. Parece que a única pessoa capaz de salvar Julie é Romeu - mas onde está ele?

sábado, 20 de abril de 2019

Opinião :: Encontro com a Morte | Agatha Christie

Título: Encontro com a Morte
Autora: Agatha Christie
Editora: RBA Coleccionables
Ano: 2008 (1.ª edição de 1938)
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Mrs. Boynton é uma mulher de idade que, mais que chefiar, escraviza os seus enteados já adultos. Mas como é ela que temo dinheiro todos estarão debaixo do seu domínio até à sua morte. Durante uma viagem a Petra, os Boynton encontram-se com outros viajantes, entre os quais está Poirot. No regresso de uma excursão, a que a velha senhora não foi, esta é encontrada morta. Todos têm motivos para desejar a sua morte e todos tiveram oportunidade para a matar.

Opinião:
A sinopse deste livro de Agatha Christie revela uma personalidade muito peculiar daquela que será a vítima de mais um crime decorrido numa viagem, desta vez a Petra.

De facto, ao descobrir Mrs. Boynton, reparei no seu gosto em deter o poder de controlar os outros, neste caso os membros da família, chegando ao ponto de estes dependerem inteiramente dela, quer monetariamente, quer na vida quotidiana. Esta situação fez-me lembrar certos casos que se estudam em Psicologia e que custam realmente a crer que podem acontecer.

Na história, Mrs. Boynton, que é idosa e já tem problemas de saúde, acaba por morrer e, mesmo parecendo de forma natural, Poirot investiga e consegue respostas a todas as questões em muito pouco tempo.

A leitura foi agradável mas um pouco diferente do que tenho lido nos livros da autora. O livro está escrito em duas partes, em que na primeira se relatam os acontecimentos da viagem das personagens até ao crime e na segunda se procedem às investigações e conclusões. Ora, o crime só surgiu a meio do livro e fez-me pensar que nunca mais chegava!

Já na altura de Poirot actuar, achei que foi tudo muito breve e a explicação do crime não me admirou ao ponto de achar espectacular.

Em suma, gostei da história e da maneira como mexeu com o psicológico, mas não foi um livro que me marcou.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Livro recebido :: "Regresso à tua pele"

Olá! Este é o mais recente livro que chegou à minha estante: Regresso à tua pele, de Luz Gabás. O livro chamou-me bastante a atenção pela encantadora capa e pela sinopse, que me sugere uma história mesmo ao meu gosto!

O livro saiu no início deste ano. Já o leram?


Título: Regresso à tua pele
Autora: Luz Gabás
Editora: Marcador
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
O passado e o presente estão entrelaçados nesta história de amor eterno, onde a sombra da bruxaria e a ganância do homem são derrotadas pela paixão de uma mulher que transcende o espaço e o tempo.
 
Brianda, uma jovem engenheira, deixa uma vida agitada em Madrid para regressar temporariamente à sua casa de infãncia, situada numa aldeia fria e isolada nos Pirenéus. Aí algo a impele a explorar as suas raízes e a descobrir um segredo de família... e um novo interesse amoroso, o enigmático Corso, que desafia o destino ao restaurar a mansão negligenciada que herdou. O mistério adensa-se quando Brianda descobre outra mulher com o mesmo nome nos arquivos da aldeia, uma mulher que viveu quatro séculos antes e desafiou convenções. Numa terra convulsionada por guerras, vinte e quatro mulheres foram acusadas num dos episódios mais dramáticos da história da feitiçaria espanhola. Entre elas está Brianda, que se torna um alvo e faz uma promessa ao seu verdadeiro amor, uma promessa que pode não viver para cumprir.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Opinião :: Vita Apparatus | S.F. Godinho

Título: Vita Apparatus
Autor: S.F. Godinho
Editora: Flybooks
Ano: 2018

Sinopse:
Vita Apparatus conta como Yvo Amorim se tornou o próprio mistério.
 
Ao explorar o passado encoberto dos seus pais, descobre a existência de Vita Apparatus - a máquina da vida. A máquina onde mora um clone seu. Adormecido. Yvo decide ativá-lo, batizá-lo “Sombra” e incuti-lo de se ocupar com a parte desagradável da sua vida. O plano perfeito para Yvo. Desumano para Sombra.
 
Este é um romance sobre a luta da mente humana. A coragem do pensamento. A dignidade da ação. Mas, sobretudo, este é o romance sobre o fevereiro que durará para sempre.

Opinião:
Parti para esta leitura com bastante curiosidade e sem saber ao certo o que encontrar, já que a sinopse revela um tema diferente do que é, para mim, normal ler em livros.

A história centra-se em Yvo, o filho da máquina da vida, que descobre a sua origem e, sabendo da existência de um clone seu adormecido, trá-lo à vida. O propósito é facilitar a vida de Yvo, uma vez que se desdobra em dois e assim é capaz de desenvolver a melhor ideia da sua vida, continuando com a sua rotina. Mas será que consegue?

Não sendo propriamente um género literário que aprecie muito, este livro conseguiu surpreender-me. Além de conhecer a personagem e a sua história, gostei da abordagem moral por detrás da mesma.

Quem nunca desejou poder ser mais que um para conseguir ter tempo de fazer tudo aquilo que gosta ou que tem de fazer? E se realmente tivéssemos um clone, um ser humano, que nos fosse útil e fizesse o que lhe pedíssemos, será que ele teria uma vida própria? Uma identidade?

São estas questões que são levantadas neste livro e às quais se tenta chegar às respostas.

O livro tem também partes mais fantasiosas e o final faz desejar a continuação.

Gostei da história pela reflexão que me permitiu fazer e acho que é um livro muito bom e muito bem escrito.

Assim que houver sequela, gostaria de a ler! 🙂