quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Opinião :: Morte no Nilo | Agatha Christie

Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: RBA Coleccionables
Ano: 2008 (1. ª edição de 1937)
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse: 
Linnet Ridgeway é uma jovem que tem tudo: beleza, riqueza, amor... e um cruzeiro pelo Nilo para gozar a sia lua-de-mel. Mas aparece misteriosamente assassinada no seu camarote. 
 
Opinião: 
Creio que esta é das mais conhecidas obras de Agatha Christie e considerada uma das melhores; foi também por isso que quis ler este livro antes de muitos outros. 
 
O livro começa com um prefácio da autora onde explica as circunstâncias em que o escreveu e a sua opinião sobre a história e as personagens principais.
 
De facto, a história centra-se em três personagens: Linnet Ridgeway, uma bela jovem de vinte anos e dona de uma grande fortuna; Jacqueline de Bellefort, a melhor amiga de Linnet que surge a pedir-lhe um grande favor para ajudar o seu amado e prometido marido Simon Doyle, a terceira personagem.
 
Contudo, quando Simon se encontra com Linnet, eles apaixonam-se e acabam por casar. Decidem ir de lua-de-mel para o Egipto e assustam-se ao ver que Jacqueline os seguiu. Quem também lá está é Hercule Poirot e, mais tarde, ele e o seu amigo Coronel Race acabam por investigar a morte de Linnet. Tudo aponta para Jacqueline ser a assassina, mas mais mortes surgiram... Será que foi mesmo?
 
Neste meu resumo, dá para perceber que a história é complexa e muito misteriosa, e o livro está repleto de pormenores que nos fazem mesmo estar no barco no Nilo a assistir a tudo! E a autora engendrou tão bem a história que parece real.
 
Ao longo do livro, as suspeitas vão recaindo sobre várias pessoas, mas admito que consegui adivinhar o verdadeiro culpado... Só não sabia como! E no fim achei espectacular a forma como foi pensado o crime.
 
O final da história foi trágico, e foi o previsível fim que poderia ter.
 
Até agora, este foi o melhor livro que li de Agatha Christie. Para quem já leu este e outros tantos, é bem capaz de concordar comigo; que ainda não leu e adora policiais, então tem mesmo de ler!

Sem comentários:

Enviar um comentário