segunda-feira, 20 de março de 2017

Livro recebido :: "Síndrome de Antuérpia"

Viva! A minha biblioteca não pára de crescer! Desta vez juntou-se o livro Síndrome de Antuérpia, de João Felgar, à minha colecção. Tenho apreciado cada vez mais literatura portuguesa e, sendo este um romance, espero vir a gostar do livro.

Título: Síndrome de Antuérpia
Autor: João Felgar
Editora: Clube do Autor
Ano: 2016

  Comprar: Bertrand | WOOK
 
Sinopse:
No princípio tinha corpo e nome de homem. Depois partiu da aldeia, foi-se embora. Quando voltou era uma mulher, com um nome estranho e um passado de estrela dos palcos. Mas talvez fosse mentira. Por algum tempo foi atração de uma boîte de beira de estrada. Até à noite do incêndio, quando lhe deram o nome de Castiça, e se tornou a tola da aldeia.
 
Anos depois, no primeiro sábado da Quaresma, a Castiça apareceu morta ao fundo da pedreira, trazendo ainda vestida a roupa que usara no corso de Carnaval.
 
Nesse mesmo dia, prenderam Justiniano Alfarro. Seria tudo um logro, um embuste, porque Justiniano era o mais perfeito dos homens. Mas nenhuma voz se levantou quando o levaram, e todos aceitaram a notícia num silêncio cúmplice. Todos, menos as mulheres que o amaram.
 
Antuérpia, sua filha, é uma dessas mulheres. Convencida de que enfrenta um conluio, prepara-se para repor a verdade procurando-a no passado do pai. Mas engana-se, porque a origem de tudo está no futuro da aldeia.
 
Uma aldeia que foi ferida e está doente, mas que não sabe sequer o nome da doença que a atingiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário