segunda-feira, 20 de março de 2017

Livro recebido :: "Síndrome de Antuérpia"

Viva! A minha biblioteca não pára de crescer! Desta vez juntou-se o livro Síndrome de Antuérpia, de João Felgar, à minha colecção. Tenho apreciado cada vez mais literatura portuguesa e, sendo este um romance, espero vir a gostar do livro.

Título: Síndrome de Antuérpia
Autor: João Felgar
Editora: Clube do Autor
Ano: 2016

Sinopse:
"Não foi uma notícia, porque as notícias explodem como bombas. Foi um segredo, que progrediu casa a casa, alastrando como uma marcha que escolhe os seus objectivos, os envolve e engole, crescendo em silêncio, transformando quem o ouve num cúmplice.
Não estão escritos os critérios de dispersão de um segredo. Mas há nas comunidades uma intuição que as leva a saber por quais ruas ele corre e em que casas não deve entrar, selecionando quem o difunde, quem o ouve e cala, e quem nunca o virá a saber.
Normas que podem permanecer adormecidas durante gerações, como certas sementes no deserto, e que subitamente ressurgem, atribuindo a cada um o seu papel, numa lógica que não é governada por homens, mas apenas pelo instinto coletivo. Porque as comunidades, como qualquer ser vivente, sabem bem quando são feridas de morte."

Sem comentários:

Enviar um comentário