segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Opinião :: A Morte de Ivan Ilitch | Lev Tolstoi


Título: A Morte de Ivan Ilitch
Autor: Lev Tolstoi
Editora: Cardume Editores
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK
 
Sinopse: 
Uma dor aparentemente insignificante acaba por abalar o quotidiano de Ivan Ilitch, um respeitado juiz de 45 anos cuja principal preocupação é viver de acordo com as convenções sociais do seu meio. A agonia, a incompreensão dos que o rodeiam e, por fim, a proximidade da morte levam Ivan Ilitch a reflectir sobre o seu passado e sobre as suas opções a nível pessoal e profissional. Teria ele passado ao lado do verdadeiro sentido da Vida? Publicada em 1886, a novela A Morte de Ivan Ilitch é considerada uma das obras.primas de Lev Tolstoi. 
 
Opinião: 
Este é um pequeno livro que, numa leitura breve, nos faz reflectir sobre qual será o verdadeiro sentido da vida e até mesmo da morte. Conhecemos a personagem principal, o juiz Ivan Ilitch, que vive relativamente bem mas que, ao sofrer um pequeno acidente doméstico, que momentaneamente ignora, acaba por traçar o seu curto destino. Nessa caminhada para a morte, Ivan Ilitch vive em dor mas em constante reflexão.
 
Nos seus pensamentos, podemos revermo-nos em algumas questões; pelo menos eu, admito que já me questionei algumas vezes sobre a vida ou o valor que nós próprios temos. Na verdade, qualquer um de nós poderia ser Ivan Ilitch!
 
Penso que Lev Tolstoi escreveu uma obra intemporal que incita à reflexão sobre o nosso propósito no mundo. Creio que esta reflexão não procura respostas concretas, pois o assunto é demasiado complexo, mas sim que nos ajuda a encontrar um sentido para algum aspecto da nossa vida. Afinal, a vida é tão breve e não sabemos se o amanhã chegará!
 
Além disso, o livro é fácil de ler e proporciona uma leitura leve, apesar de o assunto ser complexo, pesado.
 
Pela sua intemporalidade e pertinência, recomendo este livro!

1 comentário:

  1. Nunca me aventurei por esses autores mais clássicos e intemporais, talvez este seja um livro bom para começar =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar