segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Música :: 2.ª Semi-final do Festival da Canção 2017

 
Antes de mais, quero dizer que as minhas apreciações relativamente à primeira semi-final do Festival da Canção foram um pouco precipitadas e, de certa forma, injustas. Ao ouvir as canções pela primeira vez não fiquei agradada como esperava e talvez tenha sido por isso que fiz comentários tão depreciativos. Voltei a ouvir todas as canções e, apesar de continuar a não gostar muito de algumas, há outras que talvez tenham potencial. Ainda assim, fiquei ansiosíssima por que chegasse este Domingo para poder ouvir as outras canções. Lá no fundo, acreditei que iria ser muito melhor. E felizmente foi!
 
A começar, tivemos David Gomes com uma canção em inglês. A música até era boa, mas a voz ficou aquém das expectativas. Aquela melodia requeria uma voz poderosa (como a do Fernando Daniel) e a do David não foi. Bem, mas não foi um mau começo!
 
Estava particularmente curiosa em relação à canção interpretada pela Lena d'Água. Fiquei agradada com a música e a voz dela até se adequou ao género! Mas seria uma boa música para a Eurovisão?
 
A canção número três foi cantada por Beea (aka Beatriz Felício). Já estava à espera de um fado com traços pop, mas sinceramente achei a música estranha. Contudo, fiquei impressionada com a voz dela e achei-a até parecida com a Ana Bacalhau (tanto a voz como a aparência)!
 
Chegou a vez do tão esperado Pedro Gonçalves. E que maravilha de surpresa! A música é fresca, moderna e penso que faria furor na Eurovisão! Foi logo a minha favorita!
 
De seguida, cantou Helena Kendall. Esta foi uma música mais calma, mais amorosa e gostei muito! Recordou-me algumas canções da Eurovisão mais antigas, cujos cantores se fizeram acompanhar igualmente de uma guitarra. Não sei é se seria uma boa escolha para nos representar...
 

Depois veio a Celina da Piedade, que trouxe uma canção alegre, fresca e que me fez lembrar imediatamente dos Flor-de-Lis, que tão bem nos representaram em Moscovo, em 2009 (já?!). Uma música realmente bonita, mas penso que não é melhor do que a Todas as Ruas do Amor, portanto não a queria em Kiev...
 
A canção número sete foi interpretada por Jorge Benvinda, que faz parte dos Virgem Suta. A música era bem-humorada e a letra era bastante engraçada. Gostei muito da música, que até me lembrou certas bandas inglesas que tocam este género, mas não sei se funcionaria na Eurovisão. Os europeus não iriam perceber a graça da letra!
 
A última foi cantada por Inês Sousa. Vindo de Noiserv, já era de esperar algo bastante calmo, e de facto foi. Gostei da música mas não, não daria na Eurovisão.
 
Assim terminou o desfile de canções. E nada me demoveu da minha preferência! Mas temi quando chegou a hora das votações... O júri ficou marcado na semana passada pelas suas escolhas totalmente contrárias às do público. E ontem não foi diferente. Já esperava outra desilusão vinda do júri, mas fiquei na mesma pasmada quando vi as pontuações. Felizmente, a votação do público valorizou as minhas preferidas e levou-as ao topo, ou seja, passaram à  final!

Assim, das canções finalistas, as minhas favoritas são: Don't Walk Away, do Pedro Gonçalves, Nova Glória, dos Viva La Diva, e Amar pelos Dois, do Salvador Sobral. Estas três são exemplos de géneros completamente distintos e qualquer uma representaria muito bem o nosso país.

Agora é esperar pela final no próximo Domingo. Se uma destas passar, fico felicíssima!

2 comentários:

  1. Alguém que vê festival da canção? Já devias receber um enorme coração! É tão raro hoje em dia alguém que veja, eu adoro!!!
    E temos os mesmos preferidos! Viva La Diva e Pedro <3

    Além do nosso, vejo o da Suécia - Melodifestivalen e tento acompanhar outros e claro a Eurovisão! <3
    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom descobrir novos "eurofãs"! Eu adoro a Eurovisão (quase) desde sempre!
      Eu só costumo ver o nosso FC e o ESC e tento não ouvir nenhuma das canções dos outros países até Maio, pois gosto de as descobrir apenas no dia (como quando eu era pequena). É um hábito um pouco esquisito e admito que custa um bocadinho, mas pronto. xD
      Quanto à final de hoje, só espero que tenhamos boas surpresas e que ganhe uma das melhores! :)

      Eliminar