terça-feira, 4 de agosto de 2020

Opinião :: O Fantasma de Canterville | Oscar Wilde

Título: O Fantasma de Canterville
Autor: Oscar Wilde
Editora: Estrofes & Versos
Ano: 2011 (1.ª edição de 1887)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse (retirada do Goodreads):
Quando Mr. Hiram B. Otis, o ministro americano, comprou Canterville Chase, todos lhe disseram que tinha cometido um erro, pois era sabido que a casa estava assombrada. Com efeito, o próprio Lord Canterville, um homem extremamente escrupuloso, sentiu-se na obrigação de o mencionar a Mr. Otis quando acertaram os pormenores da transacção.

Opinião:
Este foi o primeiro livro que li de Oscar Wilde. Por me apetecer ler um livro mais pequeno, parti para a leitura deste, mesmo sem ler a sinopse e parecendo mais virado para o terror...
Mas não podia estar mais enganada. A história aparenta, de facto, começar com muito suspense, aquando da compra da mansão de Canterville pela família do ministro norte-americano. É-lhes logo dito que a casa está assombrada, mas eles não se preocupam com esse pormenor e decidem lá ficar. Até que ouvem barulhos e vêem o fantasma. No entanto, o encontro deles é de tal forma impensável que quem acaba por se sentir assustado é o fantasma!

O decorrer da história é o relato das peripécias por que o fantasma passa com os habitantes da casa, além dos seus pensamentos. E no final, acontece algo que lhe dá a paz de que tanto precisa.

A história lê-se muito bem e é muito divertida. O final também nos permite reflectir nos principais valores da vida, por isso traz uma boa moral.

Este livro foi uma boa descoberta e é uma excelente leitura para miúdos e graúdos!

1 comentário:

  1. Também foi o primeiro livro que li dele, fiquei imediatamente fã, adorei!! :D

    ResponderEliminar