quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Opinião :: O Carteiro de Auschwitz | Joe Rosenblum

Título: O Carteiro de Auschwitz
Autor: Joe Rosenblum & David Kohn
Editora: Alma dos Livros
Ano: 2020

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
O Carteiro de Auschwitz é a história verdadeira de um adolescente a quem tentaram roubar a vida e os sonhos. Apanhado no turbilhão do Holocausto, este jovem sobreviveu a uma sequência de dramas tão angustiantes que se torna difícil aceitá-los como factos reais.

Uma confiança inabalável, uma bondade sem limites, um exemplo perfeito de bravura e caráter.

Joe Rosenblum era ainda criança quando assistiu à invasão nazi da sua pequena cidade na Polónia. Foi por pouco que escapou à execução em massa de que foi vítima o irmão. Joe mudou-se primeiro para uma quinta, onde trabalhou, e cujos proprietários o protegeram e o ajudaram a prover o sustento da família durante algum tempo. Depois, viu-se obrigado a refugiar-se junto de ex-prisioneiros russos. a sua inacreditável jornada de sobrevivência começa após ser capturado pelos alemães.

O mensageiro secreto que sobreviveu ao campo de concentração mais terrível da história.

Inteligente, criativo e extremamente pragmático, Joe desafiou a morte, transportou a esperança e deu um exemplo perfeito de humanidade, otimismo e perseverança. com uma bondade sem limites, ele entregou mensagens secretas aos prisioneiros, salvou crianças da câmara de gás e devolveu a luz e a esperança ao coração dos homens num dos períodos mais terríveis da história mundial.

Uma poderosa mensagem de fé e esperança na humanidade.
 
Opinião:
Quis muito ler este livro por se tratar de mais um relato sobre a Segunda Guerra Mundial. De facto, por mais livros que se leiam sobre o assunto, parece que estamos sempre a descobrir novos factos e que muita coisa falta ainda ser descoberta.

O livro é um relato na primeira pessoa de um sobrevivente de Auschwitz. Joe Rosenblum conta sem papas na língua tudo o que passou, sofreu, viu, fez e aguentou.

Demorei cerca de três semanas para ler o livro. Foi, em parte, alguma falta de tempo, nas foi principalmente a densidade da narrativa. Senti que estava a ler um livro de terror, que infelizmente foi real.

É impossível tentarmos colocar-nos no lugar de quem sobreviveu e foi capaz de relatar a sua experiência. É impossível compreender a razão de semelhante ódio perante os judeus e todos os que não eram arianos. É impossível imaginar o rebaixamento que todas as vítimas sentiram ao serem tratadas de forma inumana. Mas é possível evitar que tudo isto volte a acontecer.

Apesar das dificuldades em sobreviver, Joe Rosenblum mostrou ser uma pessoa optimista e ajudou muita gente sempre que pôde. Ele teve alguma sorte, pois era loiro e tinha olhos azuis, mas a sorte também se constrói e ele nunca desistiu de lutar pela vida, mesmo tendo estado perto da morte várias vezes.

Fico feliz por ele posteriormente ter vivido uma vida digna e por ter conseguido escrever o seu testemunho, para que todos nós pudéssemos perceber um pouco mais do que se passou naqueles terríveis anos.

Foi um livro que me marcou muito. Foi chocante, mas deveria ser de leitura obrigatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário