terça-feira, 25 de agosto de 2020

Opinião :: Daisy Miller | Henry James

 
Título: Daisy Miller
Autor: Henry James
Editora: QuidNovi
Ano: 2010 (1.ª edição de 1878)

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Considerada uma das obras mais conhecidas de Henry James, o autor criou uma das suas mais encantadoras heroínas - honesta, moderna, liberal, coquete - e posicionou-a numa sociedade que a contempla com horror.

Nas opulentas estâncias de veraneio europeias, os americanos que se encontram na Europa mantêm-se fiéis aos seus velhos costumes e tradições. Daisy Miller, com a sua franca honestidade e inocência de espírito, é desprezada por estes. Até mesmo para Winterbourne, o jovem “estudante” americano que conhece nas margens do Lago Genebra, ela é desregrada e, embora atraído para ela, sente que Daisy é demasiado dissoluta para uma sociedade requintada.

A arrebatadora ingenuidade e liberalidade de Daisy Miller criam nesta obra um quadro inesquecível duma época que criou no nosso imaginário uma visão de Romantismo e Elegância.

Opinião:
Escolhi este livro para ler por ser um livro pequeno (não chega às 100 páginas) e por me apetecer ler algo mais breve. O certo é que a história não era bem o que eu esperava encontrar e esta não me cativou muito, pelo que até demorei uns dias para a ler e poderia ter lido em poucas horas.

Daisy Miller trata-se de uma jovem americana que está de visita à Europa, com a sua mãe e irmão, e conhece um jovem também americano, Mr. Winterbourne, em Genebra. Perante a forma de ser, de estar e de falar de Daisy, ela é vista como desregrada e inconveniente.
Daisy é uma jovem mulher de ideias fixas e muito avançada para a época em que vive (século XIX), sendo criticada por todos os que a conhecem ou pelos que a vêem.

O final foi trágico mas surge então uma moral, já que o futuro das personagens poderia ter sido diferente se tivessem outra mentalidade ou até se vivessem na América, já que existia uma certa disparidade entre as sociedades americana e europeia.

A leitura é interessante para perceber um pouco as ideias que existiam no século XIX. Contudo, a minha disposição para esta leitura não foi a maior e não desfrutei como gostaria. Talvez numa próxima altura releia o livro para o ler como deve ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário