sexta-feira, 24 de maio de 2019

Opinião :: A Carruagem dos Órfãos | Pam Jenoff

Título: A Carruagem dos Órfãos
Autora: Pam Jenoff
Editora: Editorial Presença
Ano: 2018

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Noa, de 16 anos, fica grávida de um soldado do exército nazi e é forçada a desistir do seu bebé recém-nascido. Vive no piso superior de uma pequena estação ferroviária, a troco de limpezas... Quando descobre dezenas de crianças judias amontoadas num vagão cujo destino é um campo de concentração, ela não consegue deixar de pensar no filho que lhe foi retirado. E, num momento que mudará a sua vida para sempre, agarra numa das crianças e foge com ela pela noite fora sob um forte nevão.
 
Acaba por encontrar refúgio num circo alemão, mas vai ter de aprender números de trapézio para poder passar despercebida, não obstante o azedume de Astrid, a trapezista principal. A princípio rivais, Noa e Astrid em breve criam poderosos laços de afecto entre si. Mas como a fachada que as protege se torna cada vez mais ténue, elas têm de decidir se a amizade entre ambas é suficiente para se salvarem uma à outra - ou se os segredos que guardam deitarão tudo por terra.

Opinião:
A história deste livro revelou-se um emocionante romance onde, no meio de uma Grande Guerra, a amizade, a coragem e o amor é que prevalecem.
 
Ao longo do livro, acompanhamos a história de Noa contada na primeira pessoa, alternadamente com o relato de Astrid, e vemos como elas se encontram no circo e se aliam perante as dificuldades e os segredos que precisam de esconder.
 
Num lugar onde se vive a guerra, vive-se também em constante sobressalto, e é assim que se vai conhecendo esta história, do início ao fim. Foi inclusivamente com angústia e quase lágrimas que acabei de ler o livro!
 
A obra vale muito a pena ler, não só para se conhecer um pouco mais deste período marcante da História Mundial, mas também para se constatar o poder da amizade em qualquer situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário