quarta-feira, 15 de maio de 2019

Música :: 1.ª Semi-final do Eurovision Song Contest 2019


Ontem, realizou-se a primeira semi-final do Eurovision Song Contest (ESC) deste ano. Esta foi a semi-final em que Portugal concorreu, tendo sido Conan Osíris a representar-nos com a canção Telemóveis. Desde o fenómeno do Salvador Sobral em 2017, Portugal não passava pelo problema de ter de actuar numa semi-final, por isso este ano foi para voltar ao normal e sofrer um bocadinho mais de ansiedade!

Adorei o vídeo inicial, em que mostrava o percurso de vida de Netta Barzilai desde a infância com o sonho de ser cantora e de conseguir alcançar uma vitória no ESC.
Após a apresentação dos apresentadores, começou o desfile musical!


Tamta foi a primeira a subir ao palco e, para mim, era uma das favoritas à vitória. Esta foi uma das poucas músicas que ouvi antes do ESC e achei que foi uma cópia da Fuego do ano passado. Apesar de muitos acharem que vai ter sucesso neste ESC, a actuação ao vivo não me surpreendeu como imaginava. Nada de compara à Eleni Foureira! 🔥

Esta actuação passou-me um pouco despercebida... E, provavelmente, a muitas mais pessoas, visto que nem sequer passou à final.

Este ano não estava com grandes expectativas quanto à aposta da Finlândia e, aquando da actuação, acabou por me irritar tanto lookooay...

Adoro estas sonoridades tradicionais! Não sabia como iria resultar a combinação destas vozes com rock, mas gostei! Fiquei com pena de a Polónia ter ficado pelo caminho...

De início, achei a actuação um bocadinho frouxa... Mas depois fui ouvindo melhor a melodia e a voz da cantora e fui gostando. Afinal, uma boa música não tem de ter falsetes nem agudos espectaculares. 😉

A República Checa tem vindo a surpreender cada vez mais na Eurovisão e esta banda foi a mais carismática da noite! Adorei! Friend of a friend of a friend of a friend...

O regresso de Joci Pápai não correu tão bem como a sua estreia. A música não era má de todo, mas não cativou o suficiente.

Admito: esta música é o meu guilty pleasure deste ano! Quando ouvi o excerto do primeiro ensaio, quis logo ouvir na totalidade e passei os dias a ouvi-la... A música é fixe e dá para dançar! Mas fiquei um bocado desiludida com a actuação.

Esta é uma música semelhante a tantas outras que a Sérvia já levou. Não adorei a música, mas adorei a qualidade vocal da cantora!

Senti pena do rapaz... Não sei se era nervosismo ou outro problema, mas a voz não lhe saiu bem... E isso também não me ajudou a apreciar a música.

Uma actuação poderosa, mas que não me fascinou.

A minha maior surpresa! Fiquei completamente colada ao ecrã a ver esta actuação incrível, bem como rendida à voz dela. Não sei explicar bem... mas isto raramente acontece e é bom sinal! É uma muito provável vencedora!

Das duas uma: ou se ama ou se odeia. E eu não amei. Mas não me admirei de a ver passar à final...

Mais uma surpresa! Fez-me lembrar Avicii. Gostei muito e foi a favorita da minha mãe! 😃

O Conan saiu-se bem melhor do que eu pensava. No entanto, faltou power e houve pouca adesão por parte do público. Infelizmente não surpreendeu e não foi o suficiente...

A música é boa e a cantora tem bom poder vocal, apesar de não ser grande fã do timbre de voz dela.

Serhat por San Marino! A música é bem animada, mas a voz não estava no seu melhor... Mesmo assim, acho o Serhat tão simpático e até gostei de o ver na final!

O interval act foi preenchido com uma actuação de Dana International, vencedora israelita do ESC em 1998. Ao invés de cantar a sua música, levou a sua versão de Just The Way You Are, de Bruno Mars. Pessoalmente, não gostei da actuação, principalmente por me soar a playback, mas gostei da mensagem que transmitiu.

Por fim, os finalistas foram revelados e, surpreendentemente ou não, Portugal não passou. Fiquei admirada com uma ou outra passagem, bem como a não passagem de certos países. Como sempre, há injustiças! Mas fico na dúvida se realmente merecíamos a final. Eis a questão...

Quinta-feira saberemos quais serão os restantes finalistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário