terça-feira, 10 de maio de 2016

Música :: Eurovision Song Contest 2016


A semana eurovisiva já começou! Quem me conhece, sabe bem que eu sou fã desde sempre. Acho até que posso dizer que sou fã desde que nasci porque "escolhi" nascer no dia da Grand Final de 1995! Foi uma coincidência que descobri há uns tempos e que me deixou de sorriso na cara.
 
Bem, este ano Portugal não vai participar. Já o estava a prever quando a nossa representante do ano passado não passou (perdoem-me a redundância) à final. Desde 2010 que não obtínhamos um lugar nas finais e, tal como em 2013, não concorremos. E, tal como em 2000 e 2013, sendo a Suécia a anfitriã... Foi uma notícia triste para os fãs, mas a RTP prometeu que iríamos regressar em força em 2017. Assim espero!
 
Uma notícia um pouco mais chocante foi quando a RTP, no dia 1 de Abril, divulgou que não iria transmitir nenhum dos eventos em nenhuma das suas plataformas. Queria acreditar que era uma graçola do dia das mentiras, mas não era. A revolta tomou conta de muitas pessoas, dando origem a inúmeras queixas contra esta decisão e foi até destaque n'A Voz do Cidadão. O certo é que a RTP negociou com a União Europeia de Radiodifusão (UER) um "preço especial" para poder transmitir as semi-finais e a final do Festival. E esta reconsideração foi um grande alívio para os fãs!
 
E hoje é o dia da primeira semi-final! Será transmitida em diferido cerca das 22 horas, tal como tem vindo a ser hábito (no caso das semi-finais em que Portugal não participa ou não concorre). Estou curiosa e bastante ansiosa para conhecer as músicas. Não tenho por hábito ouvir as canções antes dos eventos. Gosto da surpresa do momento!
 
Esta semana vai ser dedicada ao Eurovision Song Contest (ESC). A semana por que tanto anseio todos os anos... Coisas de fã! 🙂
 
And let the show begin!

Sem comentários:

Enviar um comentário