segunda-feira, 13 de julho de 2020

Opinião :: O Desempregado | Ricardo Tomaz Alves

Título: O Desempregado
Autor: Ricardo Tomaz Alves
Editora: Chiado Books
Ano: 2020


Sinopse:
Este é um romance sobre um jovem que perde o emprego e que na luta para conseguir outro passa por entrevistas mirabolantes. Acaba por conhecer uma jovem ativista que lhe mostra todo um mundo novo e acaba por meter-se em situações com as quais nem sequer imaginara (entre elas o rapto a um alto representante do Governo). Irá este jovem perder-se no emaranhado de desespero e depressão em que o desemprego se pode por vezes tornar ou encarar esta situação como uma oportunidade de explorar novas oportunidades, tanto de emprego como de vida?

Opinião:
Este livro foi-me gentilmente ofertado pelo próprio autor, Ricardo Tomaz Alves, ao qual agradeço.

Iniciei a leitura deste livro sem saber ao certo o que esperar. O título, só por si, pode dar origem a muitas histórias e enveredar por vários temas, por isso estava curiosa para saber o que iria encontrar.

A história é-nos contada por Vicente, o protagonista do livro, que, após um episódio caricato no local onde trabalha, acaba por ser despedido. Nesta sua nova situação de desempregado, Vicente vê-se muitas vezes sem rumo com as propostas que lhe vão aparecendo, além de a própria vida pessoal não ser a mais favorável.
Ao longo do percurso, vai convivendo com novas pessoas e, inesperadamente, vai ter uma experiência completamente arriscada e diferente, fazendo-o olhar para a vida de uma outra perspectiva.


O livro surpreendeu-me logo de início pela positiva, pois é contado com bastante humor e alguma ironia. Houve momentos bem engraçados que me fizeram rir muito! Mas é também um livro real que retrata a vida de muitas pessoas no nosso país (e não só), principalmente as mais novas, que têm dificuldade em encontrar um emprego decente. O autor aborda não só o (des)emprego, mas também os mais variados problemas do dia-a-dia que os cidadãos enfrentam. Além disso, existem várias reflexões acerca do nosso lugar no mundo e do que fazemos para nos sentirmos realmente felizes.

O livro é muito fácil de ler; apesar das 457 páginas, os capítulos são pequenos e lêem-se muito bem. A escrita do autor é cuidada, rica e adequada ao seu género literário.

Fiquei muito agradada com esta leitura e creio que o livro merece ser lido por todos os portugueses, essencialmente. Certamente, muitos deles iriam identificar-se com alguns pormenores ou até com a personagem principal.

Leiam este livro. É realmente bom! Saibam mais sobre ele nos links para as livrarias (que se encontram acima, na descrição do livro) e também sobre o autor no Goodreads, no Facebook e no Instagram.

Sem comentários:

Enviar um comentário