quarta-feira, 1 de julho de 2020

Opinião :: Heróis de Quatro Patas | John McShane

Título: Heróis de quatro patas
Autor: John McShane
Editora: Matéria-Prima Edições
Ano: 2013

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Há milhares de anos que homens e mulheres sabem com quem podem contar em momentos de aflição: um cão. Por todo o mundo há relatos de cães que arriscaram, e muitas vezes perderam, a vida para protegerem e salvarem o dono. A inteligência, devoção e coragem sem limites para ajudar humanos em apuros nas mais diversas situações supera quaisquer expectativas.
Em Heróis de Quatro Patas surgem histórias comoventes de alguns desses pequenos grandes benfeitores que, a todo o custo, tentaram e conseguiram proteger os seus donos. É o caso de Roselle, um Labrador, que deixou o seu dono cego a salvo da carnificina do 11 de Setembro; ou de Balto e Togo, dois dos Huskies que atravessaram mais de mil quilómetros de neve para levarem medicamentos a uma cidade isolada no Alaska onde grassava uma epidemia mortal.
Muitos dos cães mencionados neste livro receberam treino específico para ajudar humanos, uma missão que cumpriram indiferentes ao perigo físico que enfrentavam. Há ainda os animais domésticos, aqueles que, quando o perigo ameaça, reagem com total indiferença ao seu bem-estar, preocupando-se apenas com a protecção das pessoas que amam.
Qualquer um dos cães aqui retratado conquistou o direito de ser tratado como «o melhor amigo do homem».

Opinião:
Quando tive este livro nas mãos, fiquei embevecida com a capa: tão simples e tão querida! Quem consegue resistir a este cão tão fofo? 😍 Mas não foi só a capa que me fez querer ler este livro; foi também a vontade de conhecer as histórias dos cães mais heróicos de sempre.

O livro está repleto de pequenas histórias, divididas por temas, sobre cães que fizeram jus ao ditado o cão é o melhor amigo do homem. Alguns são cães que receberam prémios, tornaram-se conhecidos a nível local e outros até a nível mundial.

É impossível escolher uma história favorita, mas as que mais me tocaram foram as dos cães que estiveram envolvidos de alguma forma no atentado do 11 de Setembro e nas várias guerras, além da história do cão do milénio.

Gostei também de ver que os heróis destes episódios foram cães de todas as raças e idades, fazendo prevalecer a ideia de que não há raças melhores nem piores, muito menos mais perigosas do que outras. Os cães têm a sua personalidade e são leais aos humanos, ajudando-os e, algumas vezes, dando a própria vida.

O livro é interessante para todos os fãs de cães e para aqueles que gostam de boas histórias reais. No entanto, a forma como está escrito (capítulos longos e com as diferentes histórias contadas em parágrafos seguidos), torna a leitura um pouco "sem descanso". Mas o livro lê-se bem, principalmente se se gostar do tema!

Sem comentários:

Enviar um comentário