quinta-feira, 26 de março de 2020

Coisas de leitora #6

Leitores, como tratam dos vossos livros? 📚

Como leitora cuidadosa com a própria biblioteca, eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de manter os seus livros o mais impecáveis e intactos possível. Se já tenho cuidados enquanto leio um livro, mais cuidados tenho com os livros que tenho nas estantes.

Uma das coisas que mais me irrita são os autocolantes, geralmente do preço que se encontra na contracapa, mas também de promoções ou de publicidade na capa. Quase sempre, esses autocolantes não saem bem e ficam os enervantes bocados de cola que, com o tempo, agarram pó e deixam marcas escuras nos livros.
Para acabar com isso, arranjei uma maneira muito fácil de retirar os autocolantes dos livros: vapor de água! Basta colocar o livro sobre uma fonte de vapor de água durante uns segundos e torna-se muito mais fácil de descolar. No final, costumo passar um pano ou algodão para retirar a humidade e limpar a capa de algum resíduo que tenha ficado. O livro fica como novo!
⚠️ Atenção: isto resulta em capa mole. Em capa dura também deve resultar, mas tenham cuidado se a capa for de um papel mais fino.

Outra coisa que me chateia são as marcas que as moscas (e não só) costumam deixar nos livros que ficam parados muito tempo nas estantes, geralmente nas lombadas. Quantas vezes não olho para os livros e vejo umas pintinhas pretas que me enervam? E o que é que eu faço? Simples: com algodão e um bocadinho de água micelar, limpo a capa e todas as manchas saem com facilidade. Finalizo igualmente com um pano ou algodão seco para secar ou retirar possíveis resíduos que tenham ficado e já está!

Estas são duas das minhas técnicas de cuidar um pouco melhor dos meus livros. E vocês? Têm estes hábitos? Conhecem outros? Contem-me tudo! 😉

Sem comentários:

Enviar um comentário