sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Opinião :: O Gato e o Escuro | Mia Couto

Título: O Gato e o Escuro
Autor: Mia Couto
Editora: Caminho
Ano: 2001

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
O Gato e o Escuro revela-nos uma faceta inédita da obra de Mia Couto, já que a escrita para crianças não tem sido o seu território (esta «incursão» surgiu do pedido de uma revista).
Descobrir este novo território de Mia Couto e explorar este livro, em que a criatividade literária e linguística do texto e as ilustrações vibrantes de Danuta Wojciechowska mutuamente se iluminam, será um prazer para as crianças. E para os adultos também.

Opinião:
Porque de vez em quando sabe bem uma leitura mais ligeira, um livro infantil é sempre uma boa opção, quer se seja miúdo ou graúdo. Desta vez, li o livro O Gato e o Escuro, de Mia Couto, que se revelou uma agradável e bonita leitura.

Acompanhada por ilustrações enternecedoras, a história conta como o gato Pintalgato, que «tinha sido amarelo, às malhas e às pintas», se tornou preto por ter desobedecido à sua mãe ao aventurar-se a mergulhar no escuro. 🐱

Esta pequenina história é muito agradável e original, devido aos neologismos criados pelo autor. Nela também temos uma lição importante de que o amor não escolhe géneros, cores nem raças e muito menos tem limites! ♥️

Este livro merece ser lido em qualquer idade, mas obviamente que é uma excelente história para se ler às crianças, que muitas vezes têm medo do escuro e aqui aprendem a olhar para ele de outra forma. O livro faz, inclusivamente, parte do Plano Nacional de Leitura, por isso não deixem de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário