domingo, 30 de setembro de 2018

Opinião :: A Metamorfose | Franz Kafka

Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Cardume Editores
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Franz Kafka (Praga, 1883 – Viena, 1924), escritor checo de língua alemã, é um dos romancistas mais perturbantes do século XX e um dos que mais influenciaram toda a literatura moderna. Os seus livros retratam-nos a sensação de claustrofobia e impotência do homem moderno perante a realidade absurda e labiríntica que o envolve e as forças exteriores que escapam ao seu controlo.
 
De entre os seus livros destacam-se Carta ao Pai (1910), O Processo (1925), O Castelo (1926) e este A Metamorfose (1915), obra extraordinária, que nos conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que suportava financeiramente a sua família e que certa manhã se viu transformado num insecto. Impossibilitado de ir para o trabalho e incapaz de comunicar com os seus familiares, Gregor Samsa vai tornando-se um peso insuportável para estes e sendo relegado para uma situação de marginalização. Narrativa simbólica, A Metamorfose reflecte sobre a angústia individual, a solidão e a desesperança humana.

Opinião:
Li esta obra em poucas horas, num dia em que passei algum tempo em viagem. A sinopse faz um sucinto resumo do que trata a história, pelo que não vejo necessidade em resumir à minha maneira.
 
A minha leitura foi breve mas compenetrada, sendo que achei curiosidade em saber como aconteceu esta estranha metamorfose. Senti uma grande inquietação ao perceber a impotência de Gregor Samsa vendo-se preso noutro corpo e na incapacidade de seguir com a sua vida normal, além da perda que teve da ligação familiar.
 
Este livro lê-se bem e a escrita é leve e acessível; porém, o sentimento de angústia e desespero é o que mais prevalece, e isso pode ser um pouco desconfortável. Ainda assim, a história passa boas mensagens morais, como por exemplo a valorização da nossa vida, do corpo e das relações que temos com as pessoas, pois não sabemos como será o amanhã... Mas espero não me transformar num insecto como Gregor! 😂

Sem comentários:

Enviar um comentário