quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Opinião :: As Pupilas do Senhor Reitor | Júlio Dinis

Título: As Pupilas do Senhor Reitor
Autor: Júlio Dinis
Editora: Círculo de Leitores
Ano: 1992 (1. ª edição de 1867)
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse (retirada da Internet):    
As Pupilas do Senhor Reitor, um romance de Júlio Dinis publicado em 1866, conta a história do regresso de um jovem inconsciente à vila onde nascera. Uma vez aí chegado, apaixona-se pela noiva do irmão, o que desencadeia uma série de peripécias. As aventuras amorosas de Daniel chocam com a vida de duas órfãs, Clara e Margarida, entregues aos cuidados do reitor da aldeia. Em suma, As Pupilas do Senhor Reitor traduz a vida rural portuguesa da época.
 
Um livro escrito com a simplicidade de estilo e o realismo de representação, que caracterizam a obra de Júlio Dinis, e recheado de situações imprevistas e de grande intensidade dramática. 


Opinião:

Este foi o primeiro livro que li de Júlio Dinis, sendo que foi uma descoberta tanto da história como da escrita do autor.

No livro, o escritor começa por nos apresentar José das Dornas, lavrador, que tinha dois filhos: Pedro e Daniel. Estes dois criaram ligações com duas irmãs, Clara e Margarida, que sendo órfãs, foram educadas e ensinadas pelo velho Padre António.

A história decorre durante a juventude de Daniel e de Margarida e mais tarde quando eles já estão na casa dos vinte anos. Nestes períodos, vemos como os irmãos conheceram as irmãs, que caminhos seguiram e como o destino os levou a aproximarem-se, havendo uma ou outra desavença pelo meio.
 
Logo no primeiro capítulo, fiquei surpreendida com o modo de Júlio Dinis a contar a história: usando ironicamente palavras caras e quase como se estivesse ao nosso lado a falar! E o próprio enredo também me cativou. Adorei conhecer o ambiente das personagens e ver a ligação que todos foram criando, sendo que, nesse aspecto, o reitor teve um importante papel.
 
No final, achei um belo romance que me fez sonhar com as paixonetas de infância e que, com muita sorte, regressam na vida adulta. Além disso, devo dizer que o livro está cheio de humor; e aqui menciono o capítulo 24, pois deixou-me perdida de riso do início ao fim! 😂 E também outros excertos e diálogos me fizeram rir muito! Adorei!
 
Quem já leu este clássico? Se não leram, deveriam fazê-lo! 😉

4 comentários:

  1. Eu ADORO as Pupilas do Senhor Reitor. Li este livro quando tinha os meus 13 anos e fiquei apaixonada. Mais tarde, acabei por o reler e gostei ainda mais. É um livro lindíssimo e talvez a melhor obra do autor, fico feliz que tenhas gostado.
    Boas leituras!
    https://presa-nas-palavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mesmo! Ainda hei-de ler outras obras do autor e espero também vir a gostar delas.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. eu nunca li este livro mas acho que até o tenho em casa, agora fiquei curiosa, nunca imaginei como um livro divertido ou minimamente interessante :P já tenho ua leitura para o regresso às aulas.
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De início também imaginei que fosse um livro aborrecido, sinceramente... Mas de facto é bem divertido e vale muito a pena!
      Boas leituras!

      Eliminar