sábado, 25 de agosto de 2018

Opinião :: Cinco Quartos de Laranja | Joanne Harris

Título: Cinco Quartos de Laranja
Autora: Joanne Harris
Editora: Edições ASA
Ano: 2001

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Framboise regressa à pequena cidade onde nasceu, na província francesa, e abre aí um restaurante que rapidamente se torna famoso, graças às receitas de um velho caderno que pertencera à sua mãe. Essa espécie de diário contém igualmente uns estranhos apontamentos cuja decifração lançará uma nova luz sobre os dramáticos acontecimentos que marcaram a infância da protagonista nos dias já longínquos da ocupação nazi. Framboise recorda os sabores e os sentimentos da sua infância, numa França marcada pela dor e pela penúria da guerra, e muito especialmente um episódio que marcou a vida da família e constitui, para ela, a perda definitiva da inocência. Agora, já no Outono da vida, chegou a hora de enfrentar a difícil verdade.

Opinião:
Escolhi este livro para ler pela bonita capa e pelo título curioso, uma vez que a história reconta a época da Segunda Guerra Mundial e quis muito descobrir o porquê do título Cinco Quartos de Laranja.
 
O livro é narrado por Framboise, uma senhora no Outono da vida, que conta a história da sua infância em Les Laveuses, em plena guerra. Alternadamente, conhecemos a sua vida actual, numa altura em que as circunstâncias lhe fazem reavivar segredos de outrora e que a marcaram para sempre.
 
Logo de início, percebi a ligação de Framboise à culinária (até mesmo pelo seu nome) e a importância da laranja na história. Além disso, é interessante acompanhar todas as peripécias da sua juventude, onde a mãe e os irmãos têm um papel relevante, bem como a ligação com a Natureza. Conheci uma menina destemida e sem grandes receios perante os alemães que estavam no seu país. Gostei também da Framboise actual que, apesar de estar ante certos problemas e sob algumas ameaças, reencontra o poder da amizade e descobre a leveza de uma consciência tranquila, porque «Resistir é como nadar contra a corrente, é cansativo e inútil.» 
 
O livro está repleto de sinestesias e comparações alusivas aos alimentos e à Natureza. Há também algum mistério e bastante romance. A escrita tem uma beleza agradável.
É um livro muito bom de ler e recomendo-o!

Sem comentários:

Enviar um comentário