sábado, 5 de maio de 2018

A ler :: Dona Flor e Seus Dois Maridos | Jorge Amado

Olá! Quero mostrar-vos a minha leitura actual: Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado. Vou a quase meio do livro e para já estou a gostar bastante! Até tenho lido regularmente, apesar de neste livro estar a avançar mais devagar.
 
Além disso, estamos em plena época eurovisiva, por isso tenho andado mais virada para a Eurovisão do que para os livros. Por vezes ainda nem acredito bem que Portugal ganhou no ano passado e trouxe este grandioso evento para cá! Infelizmente, não vou concretizar o meu sonho de assistir ao vivo às semi-finais e/ou à final, mas não vou perder as transmissões em directo na televisão!

Ontem foi inaugurada a Eurovision Village, amanhã ocorrerá a cerimónia de abertura e já na próxima Terça-feira será a primeira semi-final. Mal posso esperar por que tudo comece! Let the Eurovision Song Contest 2018 begin!
 
Título: Dona Flor e Seus Dois Maridos
Autor: Jorge Amado
Editora: Planeta de Agostini
Ano: 2002 (1.ª edição de 1966)
 
Comprar: Bertrand | WOOK

 
Sinopse:
Nem por ser desordenado dia de lamentação, tristeza e choro, nem por isso se deve deixar o velório correr em brancas nuvens. Se a dona da casa, em soluços e em desmaio, fora de si, envolta em dor, ou morta no caixão, se ela não puder, um parente ou pessoa amiga se encarregue então de atender à sentinela pois não sei vai largar o alvéu, sem de comer nem de beber, os coitados noite adentro solidários; por vezes sendo inverno e frio.

Para que uma sentinela se anime e realmente honre o defunto presidi-la e lhe faça leve a primeira e confusa noite de sua morte, é necessário atendê-la com solicitude, cuidando-lhe da moral e do apetite.

4 comentários:

  1. Li este há alguns anos - exactamente nesta edição! Não é um favorito de Jorge Amado, mas Jorge Amado é sempre Jorge Amado :)

    Por outro lado, eu este ano estou com muito pouco entusiasmo para a Eurovisão :( não gostei da vitória no ano passado, confesso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto estou a gostar do livro, mas ainda estou a ver se a história vai ficando melhor com o passar das páginas. :)

      A sério? Eu adorei a nossa vitória, pois para além de ter sido um marco na história de Portugal na Eurovisão, foi também uma excelente prenda de aniversário para mim, que sou grande fã! :P Foi algo inédito e marcante, como foi a vitória dos ABBA, em 1974, ou da Loreen, em 2012. E a Eurovisão em Portugal é simplesmente empolgante! :D Pode ser que nos próximos dias fiques com mais entusiasmo, mas há sempre gostos para tudo. ;)

      Eliminar
    2. A história melhora :) os dilemas da D. Flor!

      O meu problema é que não gosto da música e pareceu-me tudo absurdamente forçado :/ não só a performance dele, mas o súbito interesse acarneirado de toda a gente pela Eurovisão, que vejo desde sempre... fico feliz por quase 60 anos depois termos finalmente ganhado, mas já enviámos tanta música melhor!

      Eliminar
    3. Ainda bem que melhora! :)

      Compreendo o teu ponto de vista, principalmente no que toca ao interesse repentino de muita gente pela Eurovisão e que até dá a entender que são os maiores fãs… Sim, já houve tantas músicas boas que levámos e que mereciam ter vencido, mas acho que a do Salvador foi um fenómeno quase inexplicável. E isso tornou tudo ainda mais fascinante, eu acho! Quer tenha sido com a melhor música ou não, já era bem hora de ganharmos! :)

      Eliminar