domingo, 24 de julho de 2016

Opinião :: O Prédio | Miguel Morais

 Título: O Prédio
Autor: Miguel Morais
Editora: Edições Vieira da Silva
Ano: 2015 (2.ª Edição)

Sinopse:
Miguel Morais é um escritor de mão cheia e um comediante inacreditável. Tanto, que um conhecido humorista da praça pública foi convidado a fazer o prefácio deste livro e nem sequer o acabou, fruto de ter morrido a rir. Quanto a nós, editores, demos tantas gargalhadas à pala desta história que até fomos na cantiga de publicar isto.
Se o seu sonho é morar numa vivenda, contente-se por não viver num prédio assim.

Opinião:
O livro começa com uma apresentação dos oito condóminos que vivem neste Prédio. Todos eles representam, satiricamente, vários exemplos de pessoas, profissões e comportamentos que encontramos facilmente à nossa volta nos dias de hoje.
Perante um problema que atingiu o prédio, as personagens procuram uma solução em conjunto. É na tentativa de o resolver que surgem inúmeros episódios caricatos que, por vezes, nos fazem rir.
À parte desta história, existem mais duas em anexo: A volta aos cavalos com a sereia taxista e O meu avô patriota. Das duas, gostei mais da primeira, devido ao carácter irreal da mesma, aliado às situações comuns do quotidiano. Já a segunda resume-se a um breve relato de uma vida um tanto atribulada.
Este é um livro que se consegue ler de uma assentada em apenas um dia. Está repleto de pormenores humorísticos e de pequenas anedotas. Todavia, algumas tentativas de piada dão a sensação de serem forçadas, sendo que perdem toda a graça. Apesar disso, o autor teve ideias originais e conseguiu um bom livro que entretém.

Sem comentários:

Enviar um comentário