domingo, 14 de janeiro de 2018

Opinião :: O Prodígio | Emma Donoghue

Título: O Prodígio
Autora: Emma Donoghue
Editora: Porto Editora
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK

 
Sinopse: 
A jovem Anna recusa-se a comer e, apesar disso, sobrevive mês após mês, aparentemente sem graves consequências físicas. Um milagre, dizem. 
 
Mas quando Lib, uma jovem e cética enfermeira, é contratada para vigiar a menina noite e dia, os acontecimentos seguem um diferente rumo: Anna começa a definhar perante a passividade de todos e a impotência de Lib. E assim se adensa o mistério sobre aquela família de agricultores que parece envolta num cenário de mentiras, promessas e segredos. 
 
Prisioneira da linguagem da fé, será Anna, afinal, vítima daqueles que mais ama? 
 
Opinião: 
A primeira leitura de 2018 não podia ter sido mais fantástica! Que história, que emoção...
 
Li o livro em cinco dias; pode parecer pouco tempo, mas a mim pareceu uma eternidade, visto que não consegui descansar sem chegar ao fim do livro. Não consegui mesmo!
 
A história fala de uma menina, Anna, que decidiu jejuar a partir do dia do seu décimo primeiro aniversário. Perante este caso insólito, e para tentar comprovar a completa privação de alimento, a enfermeira Lib e uma freira foram contratadas para a vigiar. Mas é em Lib que a menina confia mais e dá-se a conhecer. Por sua vez, Lib faz de tudo para a conseguir persuadir a voltar a comer, bem como tenta descobrir o porquê de tudo isto.
 
Este caso mostrou-se muito intrigante e captou-me a atenção desde o início; à medida que ia lendo, mais impaciente ficava... porque queria mesmo desvendar o mistério! Além disso, a história passa-se em 1859 (século XIX, época que me agrada bastante), na Irlanda. A autora fez-me assim viajar no tempo e no espaço, com uma escrita muito cativante e com assuntos sérios (principalmente religiosos) e outros inesperados. Por vezes, a história tornou-se densa, mexendo até com os meus sentimentos; consegui sentir o drama das personagens e, no fim, fiquei aliviada com o desfecho.
 
Adorei este livro! A história é viciante e é óptima para quem adora grandes mistérios. Quem o começar a ler, dificilmente vai conseguir parar!

1 comentário:

  1. Este livro já me chamou a atenção anteriormente mas a sinopse fez-me parecer que ia ser uma leitura um pouco confusa. Além disso, não fazia ideia que o livro se passa na Irlanda, agora é que tenho mesmo de o ler!
    Boas leituras.
    - Mad (http://presa-nas-palavras.blogspot.com)

    ResponderEliminar