terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Opinião :: A Carreira do Mal | Robert Galbraith

Título: A Carreira do Mal
Autor: Robert Galbraith
Editora: Editorial Presença
Ano: 2016

Sinopse:
Quando recebe um misterioso embrulho, Robin Ellacott fica horrorizada ao descobrir que dentro dele se encontra a perna de uma mulher.
O seu chefe, o detetive privado Cormoran Strike, mostra-se menos surpreendido mas está igualmente alarmado. Strike presume que quatro pessoas do seu passado possam ser os responsáveis - e sabe que qualquer uma delas é capaz de semelhante brutalidade.
Com a polícia  concentrada num suspeito que Strike considera não ser o culpado, o detetive e Robin decidem investigar os mundos sombrios e retorcidos dos restantes três suspeitos. No entanto, à medida que se desenrolam mais acontecimentos macabros, o tempo esgota-se...
Um enredo intrincado e complexo, repleto de desenvolvimentos inesperados, A Carreira do Mal é também uma história absorvente de um homem e de uma mulher que se encontram numa encruzilhada da sua vida pessoal e profissional. 

Opinião:
Este livro inicia-se com o caso de um crime que chega, literalmente, às mãos de Robin, secretária de Strike, através de uma perna decepada. Perante o horror e o aviso deste presente, Strike começa a investigar quatro possíveis assassinos que fizeram parte do seu passado. Juntamente de Robin, vão descobrindo pistas e outros factos, ao mesmo tempo que o assassino continua em acção.
O livro é uma continuação da série do detective Strike mas, mesmo não tendo lido os livros anteriores, não senti que me tivesse faltado algum pormenor na história ou nas personagens. Aliás, fiquei a conhecer bem cada personagem e simpatizei imediatamente com Robin e Strike. Eles são colegas de trabalho mas em toda a obra senti que ambos tentavam esconder algum sentimento mais intenso. E o meu lado romântico e casamenteiro desejou que eles acabassem juntos!
Os capítulos estão alternados entre as investigações, as vidas pessoais e as rotinas do assassino, que incluem também descrições dos crimes que cometeu. Neste caso, os pormenores são arrepiantes e sente-se a sua maldade nas palavras utilizadas. De notar que cada capítulo começa com uma frase, sendo a maioria versos de canções da banda Blue Öyster Cult, que marca também presença no livro.
A história também aborda certos temas fracturantes, sendo um deles um pouco inesperado por não se tratar de um assunto muito falado, mas que se adequa a esta obra.
Gostei igualmente da época em que a história decorreu, pois coincide com o casamento dos actuais príncipes de Inglaterra.
Adorei o enredo e senti-me embrenhada no livro até ao fim. Li algures que a saga vai continuar e eu assim espero, pois a maneira como este livro terminou deixou água na boca... Ah, mas também quero conhecer os livros anteriores! Penso que irão valer a pena.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Received book :: "The Quiet Way - Selected Poems"

Hi there! Recently, a new book has come to my shelf: The Quiet Way - Selected Poems, by Chris Lilley. I had won this copy on Goodreads and the author gently sent me the book! I'm very grateful!

Title: The Quiet Way - Selected Poems
Author: Chris Lilley
Publisher: Createspace Independent Publishing Platform
Year: 2016

Synopsis:
Following his debut collection, 'je suis noir [i am black]', Chris releases his sophomore poetry project entitled 'The Quiet Way'. This collection features poetry celebrating childhood innocence, dealing with depression and deepening thoughts of suicide, and ultimately rises into redemption and reconciliation.

"You are more than the pill.
You are more than the blade.
You are more than the mistake.
You are more than the diagnosis.
You are more than the suicide attempt."

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Livros recebidos :: pack de quatro livros

Olá! Venho mostrar-vos os livros que recebi na semana passada, a propósito de um passatempo que decorreu no blogue Pés n'Alma e do qual fui vencedora. Fiquei extremamente contente por ganhar um pack de quatro livros! São eles:
  • A Rainha das Terras da Luz (O Ceptro de Aerzis - Livro 3), de Inês Botelho;
  • A Dança de Pedra do Camaleão (Os Escolhidos - Livro 1), de Ricardo Pinto;
  • A Última Feiticeira (A Saga das Pedras Mágicas), de Sandra Carvalho;
  • Celtika - Livro Primeiro do Códice de Merlin, de Robert Holdstock.
Já leram algum?
Título: A Rainha das Terras da Luz (O Ceptro de Aerzis - Livro 3)
Autora: Inês Botelho
Editora: Gailivro
Ano: 2005

Sinopse:
Passaram-se seis anos desde que Iruvienne se tornou Rainha das Terras da Luz. Aran regressa das Terras Brancas e com ele vem o príncipe Legonon. Tudo parece correr bem, até que Iruvienne volta a sonhar com a aranha e o homem com cabelos como serpentes. Porque terá voltado esta Visão? E qual o seu significado? Estará a resposta a este mistério algures nas Terras do Norte?
Chegou a altura de Iruvienne viver a aventura que sempre desejou. Mas estará ela preparada para o que irá encontrar?

Título: A Dança de Pedra do Camaleão (Os Escolhidos - Livro 1)
Autor: Ricardo Pinto
Editora: Editorial Presença
Ano: 2003

Sinopse:
A Comunidade das Três Terras é governada por um Imperador-Deus, um Mestre pertencente à casta superior, cujos membros têm a numinosa aparência dos seres divinos. Os seus rostos são ocultados por máscaras preciosas e não podem ser vistos pelos membros das castas inferiores.
Neste primeiro volume, Carnelian e seu pai, o Mestre Suth, que regressam de um prolongado exílio para participarem na eleição do novo Imperador-Deus, empreendem uma atribulada viagem através de um mar gélido e tempestuoso até Osrakum. O jovem Carnelian, que cresceu rodeado de clemente carinho e longe da rigidez dos rituais da Lei, aprenderá lições cruéis sobre o poder e a intriga, conhecerá violências atrozes, mas descobrirá a magia e os riscos da paixão. Com ele e Suth, atingiremos o coração da Comunidade das Três Terras, onde a cratera de um vulcão esconde um verdadeiro paraíso terreno. OS ESCOLHIDOS é o primeiro romance de Ricardo Pinto.

Título: A Última Feiticeira (A Saga das Pedras Mágicas)
Autora: Sandra Carvalho
Editora: Editorial Presença
Ano: 2005

Sinopse:
O fantástico épico está novamente de parabéns com mais uma estreia literária de uma autora portuguesa que a Presença propõe ao seu público. Em A Saga das Pedras Mágicas os heróis, diz-nos Sandra Carvalho, têm uma profunda ligação à Natureza e aos Elementos, são apaixonados pela Vida e inteiramente determinados na sua coragem. A acção passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuarem o Conhecimento que em eras passadas lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos. O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões, situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn cresce num mundo cada vez mais violento, assistindo impotente às manipulações da maldosa Myrna, a protegida do homem com quem o pai de Catelyn destinou casá-la. Só a Pedra do Tempo que se ergue imponente sobre o Norte do mundo guarda o segredo de um poderoso pacto de amor e sangue.

 Título: Celtika - Livro Primeiro do Códice de Merlim
Autor: Robert Holdstock
Editora: Publicações Europa-América
Ano: 2004

Sinopse:
Séculos antes de conhecer o Rei Artur, Merlim é já um imortal, mas ainda jovem. Ele percorre o seu caminho pelo mundo. Mas uma amizade antiga pelo herói grego Jasão fá-lo-á abandonar esse destino e enfrentar mundos e forças que lhe são desconhecidos.
Sete séculos após terem participado juntos na Demanda do Velo de Oiro, os dois companheiros iniciam uma nova Expedição no Argo desta feita em busca dos filhos de Jasão e Medeia, que poderão ter sobrevivido à traição e violência dos seus pais num mundo suspenso e mágico.
Numa aventura que atravessa mundos desconhecidos, encontrando perigos e personagens que delinearão o futuro, Merlim vai desvendando zonas do seu passado envoltas em névoas e antecipando um enigmático futuro...

domingo, 22 de janeiro de 2017

Review :: Between Before and After | Amanda Dick



Title: Between Before and After
Author: Amanda Dick
Publisher: Amanda Dick
Year: 2014
Synopsis:
Five friends. Three days. One heart-stopping discovery.
Three years ago, Danny Morris left behind a gun, a tonne of questions and a gaping hole in the lives of those who loved him. What he didn’t leave was a suicide note. 
On the anniversary of his death, his closest friends gather at his parents’ beach house in New Zealand's idyllic Marlborough Sounds. Danny’s girlfriend, Kate, is fighting valiantly against her blossoming feelings for his best friend, Finn, afraid she is somehow betraying his memory by moving on. Max is self-medicating with alcohol, fighting off nightmares he refuses to talk about as the memory of finding Danny’s body continues to haunt him. While Finn is finally ready to admit to himself that he is drawn to Kate, trying to save Max from himself dredges up long-buried anger and frustration that threaten to overwhelm him.
Three years ago, a single bullet ricocheted through all of them. But instead of time easing the pain, it has created a new set of problems.
How do you leave the past behind when it's right in front of you?

Review/opinion:
When I first read the synopsis, I was very interested and curious about the whole story. And when I started my reading, I found it a bit different of what I imagined before. But in a positive way!
The author tells the story of Danny's suicide and his friends' feelings and behaviours. These friends gather every year by the anniversary of Danny's death in the beach house. At first, it seemed it was going to be a "happy" tribute in his memory at a cool and paradisiac place, but then they started realising there were unsolved problems related to that bloody day. Some of them (like Max and Finn) had hidden secrets that nobody ever imagined had happened and, somehow, become damaging.
These gatherings could be seen as a love proof to their friend, but I wondered if they were also lasting their grief and pain?
The most important thing I took from this is that is better talk to someone about what we are feeling or problems we are holding inside us that are messing us up and, consequently, the ones around us. This is the best way to overcome and keep going with our lives.
Besides the most serious issues, I found the story very pleasant. I loved the descriptions of the beach house, which led me to the beautiful landscapes of the Pacific islands. I also enjoyed the connection among these friends and the willingness to help each other.
I primarily recommend this book to everyone who are concerned about this matter (like me, because last year an uncle of mine committed suicide), but also to all who want to read a delightful story about true friendship.

Once more, my sincere thanks to Amanda Dick for the opportunity to read this amazing book!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Received book :: "Forever More: A Love Story from the Edge of Eternity"

Hi! Today I'm going to show you my newest book: Forever More: A Love Story from the Edge of Eternity, by Michele DeLuca. This one was also won on Goodreads and after reading this book I'll publish my review.
I must say that I'm looking forward to read it, because it seems very interesting!
What do you think? Have you already read this book?


Title: Forever More: A Love Story from the Edge of Eternity
Author: Michele DeLuca
Editor: Joyride Press
Year: 2016

Synopsis:
As passings go, he told me his was a good one. When they found his body, there was a slight smile upon his face as if he were happily dreaming in his favorite armchair. It wasn't long after his carthly remains had been dispatched to the cemetery, that his spirit started showing up in my life. And while I know it sounds odd that anyone could fall in love with a dead man, I have to tell you that his energy was more alive than anyone I've ever known in physical form.
In the beginning, I thought he had come to me for help to heal the hearts of his daughter and granddaughter. Though that part of it, he also saved my life and led me to finally understand what it felt like to be truly known and exquisitely loved. His presence helped to unfold in me an astounding late-life blossoming of which I could't have dreamt. Much later, when I was an old woman, I realized it was all of that and so much more. My name is Rebecca St. Claire, and this is my story of Sebastian.
From "Forever More: A Love Story from the Edge of Eternity"

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Colecção "Ler Faz Bem" da Revista Visão #1

A Revista Visão divulgou esta semana uma nova iniciativa: o projecto Ler Faz Bem, com o objectivo de promover a leitura. Para isso, irá oferecer mensalmente um clássico universal.
Esta semana saiu o livro A Quinta dos Animais, de George Orwell.
Eu já tenho o meu! E vocês?

Título: A Quinta dos Animais
Autor: George Orwell
Editora: Cardume Editores
Ano: 2017
Sinopse:
Cansados da exploração a que os humanos os sujeitam, os animais revoltam-se e tomam o poder na Quinta do Infantado. Libertos da escravatura, organizam-se sob uma única lei: todos os animais são iguais. Rapidamente, no entanto, começam a surgir abusos de poder e os ideais da revolução são esquecidos. Após a sua experiência na Guerra Civil de Espanha, George Orwell quis alertar para a forma como a União Soviética de Estaline estava a corromper os ideais socialistas. Fê-lo através desta fábula distópica, projectando nos animais as inclinações mais obscuras das sociedades humanas.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

E o melhor... é português (mais uma vez)!

And the best FIFA men's player in 2016 is... Cristiano Ronaldo!

Mais uma vez, o melhor do mundo é português! Isto foi o culminar de uma época fantástica para o futebol português. Cristiano Ronaldo arrecadou o seu quarto troféu como melhor jogador masculino do mundo e Fernando Santos é o terceiro melhor treinador! Que orgulho nacional!

sábado, 7 de janeiro de 2017

Empréstimos :: "Eu Amo Você" e "Paga O Que Deves!"

Olá! Esta semana emprestaram-me um pack de dois livros do conhecido humorista Nilton: Eu Amo Você e Paga O Que Deves!. São dois livros relativamente pequenos e creio que me vão proporcionar boas leituras.
Já leram algum destes livros? O que têm a dizer sobre eles?

Título: Eu Amo Você
Autor: Nilton
Editora: Livros d'Hoje
Ano: 2011 (7.ª edição)

Sinopse:
Este é um livro de humor que disserta sobre todos em geral e os portugueses em particular. Pequenos pensamentos ou grandes ideias sobre o nosso dia-a-dia. Duzentas páginas de dúvidas de um autor que vive fascinado com a essência do ser português.

As pessoas que se divorciam não deveriam ser obrigadas a devolver os presentes?

Porque é que quando estamos na dúvida se o leite está azedo e pedimos a alguém para provar, essa pessoa prova? Em vez de um acordo ortográfico, entre Portugal e Brasil não será mais urgente fazer um acordo pornográfico?

Um pai que tem gémeos vive descansado. Acontece alguma coisa a um, tem outro. Telefonam da escola a dizer: «O seu filho partiu a cabeça», e o pai pensa: «Não me importa, tenho aqui outro igualzinho, está impecável!» Porque é que as pessoas folheiam os livros novos na livraria?

Estão com a esperança de encontrar lá alguma coisa sobre eles?

Já agora, a crise manda-lhe um abraço e avisa que vai chover para a semana.


Título: Paga O Que Deves!
Autor: Nilton
Editora: Livros d'Hoje
Ano: 2010

Sinopse:
Um livro divertido de um dos maiores humoristas da actualidade.
Um livro de humor, cujo título nos remete para uma das rubricas mais populares do autor no seu programa 5 Para a Meia-Noite.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Review :: Robot Coconut Trees | Kelsey Horton

Title: Robot Coconut Trees
Author: Kelsey Horton
Publisher: Createspace Independent Publishing Platform
Year: 2016

Synopsis:
In Robot Coconut Trees, Kelsey Horton helps fiercely jump-start your writing practice through stories, exercises, inspiration, and fun writing prompts. As a blogger who reaches readers around the world, Kelsey tells how she went from keeping her writing dreams buried under the weight of "Real Life" to creating finished writing pieces and sharing them with the world. You'll discover how to:
  • Daydream, journal, and freewrite your way to fresh new writing ideas
  • Tap into your innate childlike creativity
  • Muster the courageousness to begin - over and over again
  • Break through sticky limiting beliefs of guilt, doubt, perfectionism, and writer's block
  • Unapologetically share your finished work with the world
You are capable of moving from hiding to shining, from apathetic to empowered, from "Maybe I could write someday..." to "I am a writer." The world needs your light, your heartbreak, your dazzling stories, and your unprecedented self-expression. Now is the time to begin.

Review:
First of all, I found the title Robot Coconut Trees very curious and the first part of the book explains its origin. And I have to say that it is truly creative!
In this book, Kelsey Horton gives great creativity exercises, advices and tips for those who want to become recognized writers but are quite afraid to share with the world their writings. The author also tells her own experience of when she first disbelieved her dreams but then struggled to achieve her main goal.
In my opinion, this is also a useful book for bloggers (like me) and those who have writing as an important mean of communication. Sometimes we want to write something down but we lack of ideas; this book really helps us to unblock our brain and heart!
I loved reading this book because I felt like Kelsey Horton was by my side encouraging me to do what I love! I love writing. Maybe writing a book is not on my plans, but I created my blog also because I love writing and knowing that people read what I share with them.
After reading Robot Coconut Trees, I visited Kelsey Horton's website and I'm sure I'll follow her work and writings!