sábado, 5 de agosto de 2017

Opinião :: Se Eu Fosse Tua | Meredith Russo

Título: Se Eu Fosse Tua
Autora: Meredith Russo
Editora: Nuvem de Tinta
Ano: 2017
 
Comprar: Bertrand | WOOK
 
Sinopse:
Mudar de escola no último ano e ser a miúda nova do liceu nunca é fácil para ninguém. Amanda Hardy não é excepção: se quiser fazer amigos e sentir-se aceite, terá de baixar as defesas e deixar que os outros se aproximem. Mas como, quando guarda um segredo tão grande? Quando tenta a todo o custo esconder o seu passado e começar uma vida nova?
 
Para piorar as coisas, apaixona-se perdidamente pelo rapaz mais popular do liceu e tudo o que mais quer é contar-lhe a verdade. Será que ele é tão especial quanto parece? Poderá confiar nele?
 
Uma história inspiradora e comovente que nos enche o coração e nos ensina que o amor mais verdadeiro e profundo nasce da coragem de sermos nós mesmos.
 
Opinião: 
Este livro foi uma surpresa para mim. Quando ouvi falar sobre ele, nunca imaginei que o assunto fosse a transexualidade, muito menos que se baseasse na vida da própria autora. Não é todos os dias que se lêem livros sobre este tema, por isso, quando tive a oportunidade de o ler, fiquei extasiada!
 
A história de Amanda marcou-me muito. Logo de início criei uma grande empatia com ela e gostei cada vez mais dela à medida que ia descortinando a sua vida. Esta ligação permitiu-me sentir as suas emoções e compreender melhor o lado de quem passa por estas mudanças. Senti também compaixão nos momentos mais frágeis e difíceis mas, ao mesmo tempo, achei-a uma jovem forte e determinada, um grande exemplo para todos, especialmente para os transexuais. Tive mesmo vontade de ser amiga dela!
 
Contudo, achei a história um pouco superficial, ou seja, achei que deveria ter sido um pouco mais desenvolvida. Talvez este defeito tenha a ver com o facto de querer saber mais sobre este caso. Não foi por isso que deixei de gostar da história: antes pelo contrário! 😉
 
Além de todo o enredo, gostei da mensagem transmitida pela autora: uma mensagem de esperança e integração, bem como de compreensão e aceitação. 
 
Numa escrita informal e acessível, Meredith Russo dá-nos uma visão mais próxima de todo este processo e de todas as pessoas envolvidas. Este livro pode muito bem quebrar barreiras e estereótipos e até mudar vidas.
 
Um livro de leitura obrigatória!

Sem comentários:

Enviar um comentário