quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Livro recebido :: "Nujeen"

Boa tarde! Recebi mais um livro, Nujeen, que relata a vida de Nujeen Mustafa, uma jovem síria que, tal como milhares de pessoas, se viu obrigada a deixar a sua pátria para fugir à guerra que assola aquelas terras. É um tema actual e que, infelizmente, não tem fim à vista. Estou desejosa de ler este livro pois irei descobrir a história inspiradora de Nujeen e creio que vou perceber melhor o que está por detrás da guerra propriamente dita.

Título: Nujeen
Autora: Nujeen Mustafa & Christina Lamb
Editora: HarperCollins Portugal
Ano: 2016
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Esta é uma história sobre as migrações modernas, a história de uma rapariga que supera a adversidade e foge do inferno da guerra enquanto luta por andar pela primeira vez na sua vida.
 
Nujeen Mustafa tem paralisia cerebral. Isso não a impediu de percorrer numa cadeira de rodas, com a irmã, os mais de 5000 quilómetros de distância entre a Síria e a Hungria. Graças a ter aprendido inglês vendo séries americanas na televisão síria, conseguiu abrir caminho até à fronteira húngara, com a esperança de conseguir asilo na Alemanha. Ali pôde contar a sua experiência em colaboração com Christina Lamb, coautora do best-seller Eu, Malala.
 
Esta jovem síria de 16 anos tem a coragem de um leão.
 
Com uma voz forte e extraordinária, Nujeen conta-nos o que significa ser uma refugiada, ter crescido na guerra e ter tido que deixar para trás a sua pátria para depender de outros. Conta como a guerra na Síria destruiu uma nação orgulhosa perante a indiferença das potências internacionais e o temor dos seus líderes, assustados por intervenções anteriores. É também um incrível relato da coragem de alguém que decidiu não deixar de sorrir. É uma história do nosso tempo contada por uma jovem extraordinária.

Sem comentários:

Enviar um comentário