quinta-feira, 2 de junho de 2022

Música :: Eurovision Song Contest 2022


É verdade, já estamos em Junho, mas ainda não tinha vindo cá falar sobre a Eurovisão... Mais uma que se realizou e passou a correr! Adoro a semana eurovisiva, porque geralmente é na semana do meu aniversário, o que torna esta minha paixão ainda mais acesa!

Este ano, ouvi previamente todas as músicas a concurso no YouTube, a maior parte delas somente excertos e, por isso, fiquei com uma breve ideia do que iria ouvir este ano nas semi-finais e final. Foram poucas as que ouvi na totalidade, mas foram essas que me suscitaram mais curiosidade, ou pela polémica que causaram, ou simplesmente porque me interessava mais ouvir.

As semi-finais foram muito interessantes e variadas nos estilos musicais, não se tornando, assim, monótonas. No geral, foram poucas as músicas de que não gostei e, por isso, não consegui escolher facilmente favoritas! Fiquei desiludida apenas por uma ou outra música não passarem à final, como foi o caso da Dinamarca, mas este ano realmente houve muito boas escolhas musicais. Ah! E obviamente fiquei felicíssima com a passagem de Portugal à final! 😁
 

A final foi ainda melhor no que toca às actuações. Como é costume, os concorrentes vão com mais vontade e alegria para a final e proporcionam-nos, assim, um melhor espectáculo. Foi impossível para mim escolher um vencedor e só esperava que chegasse ao momento das votações para descobrir quem iria vencer este ano!

Ainda antes disso, gostei de ver a actuação do Mika, que me fez recordar um pouco a altura em que as músicas dele foram lançadas, era eu uma adolescente, e estava sempre a ouvi-las na rádio e no MP4 (bons tempos)!

Chegou o momento das votações e fiquei bastante curiosa, mesmo sabendo à priori que Portugal não iria vencer. Os votos estavam muito renhidos e não estava fácil de perceber quem iria ganhar. Segundo os votos do júri, o Reino Unido seria o vencedor e Portugal ficaria em quinto lugar, o que seria excelente, principalmente por ter chegado tão alto sem arrecadar 12 pontos de ninguém! De lamentar apenas o facto de não se conseguir ouvir os pontos de certos países que, mais tarde se soube, tinham sido modificados sem razão aparente... No entanto, quando chegou a altura de conhecer os votos do público, deu-se uma grande reviravolta. O expectável aconteceu: a Ucrânia conseguiu o maior número de votos do público e chegou ao topo. Portugal alcançou um honroso nono lugar.
 

Honestamente, não queria que a Ucrânia ganhasse. A música era fixe, mas havia melhores, e acho que foi uma vitória política. É apenas a minha opinião. Mas reconheço a importância do prémio para o país e dou os parabéns, esperando que, no próximo ano, a Eurovisão possa acontecer na Ucrânia e sem guerra.
 
Até para o ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário