quinta-feira, 20 de maio de 2021

Música :: 1.ª Semi-final do Eurovision Song Contest 2021

 
Depois de um ano sem espectáculo ao vivo, a Eurovisão finalmente regressou! Já estava ansiosa por assistir a toda a euforia que a Eurovisão nos proporciona. E dia 18 de Maio, foi dia da primeira semi-final do ESC. Como Portugal só vai participar na segunda semi-final, a primeira foi transmitida em diferido na RTP1, e eu só assisti nessa altura. Mesmo já se sabendo quem eram os finalistas, quis manter o suspense e aguentar a curiosidade. 😁

Assim, estas foram as minhas apreciações às canções concorrentes:
 
Lituânia – Esta foi das poucas que ouvi pouco depois de ter sido escolhida para representar o país e por se dizer que era uma das favoritas. Eu gostei muito da música e é boa para dançar!

Rússia – Uma música diferente que a Rússia apresentou, que vai de encontro a algumas sonoridades mais típicas e foi cantada maioritariamente na língua materna, mas não adorei.
 
Eslovénia – Não esperava um tom tão grave da cantora e o poder vocal era enorme! Contudo, a música não faz muito o meu género.

Suécia – Suécia sendo Suécia! A música era boa, mas acho que o cantor falhou um bocado na voz mais no final. E não é, de longe, das melhores que o país apresentou.
 
Austrália – Uma apresentação cheia de cor, vinda directamente do outro lado do mundo. Não obstante a qualidade de voz da cantora, a música era confusa e não gostei.
 
Macedónia do Norte – Uma música com potencial, mas que me faz lembrar uma música da Disney. Gostei, mas não adorei.
 
Irlanda – Adorei a garra da cantora e a canção é bem positiva. Muito boa!
 
Chipre – De início, julguei a música como se fosse uma cópia do estilo da Fuego, mas depois acabei por gostar bastante da canção e fiquei com ela na cabeça!
 
Noruega – Penso que já ouvi melhores músicas da Noruega. A música não é má, mas não adorei.
 
Croácia – Mais uma música pop que não me cativou o suficiente para gostar dela.
 
Bélgica – Adoro este género de música! Vê-se que é uma banda com anos de experiência e a qualidade é notória. Adorei a apresentação da Bélgica!
 
Israel – Desta vez, uma música pop que me cativou! Além da sonoridade tipicamente israelita, a voz da cantora é muito boa.
 
Roménia – Gostei mais do que pensava que iria gostar. Foi uma actuação muito boa!
 
Azerbaijão – Uma típica canção azeri, mas com grande poder feminino e sensual. A música é mesmo poderosa!
 
Ucrânia – Não contava com uma música tão irreverente como esta, num misto de canto tradicional com electrónica moderna. Gostei muito!
 
Malta – Fez-me lembrar Israel 2018, mas tão bom ou ainda melhor!
 
Ainda se ouviram os excertos de três das seis canções automaticamente apuradas para a final de Sabado, neste caso da Itália, da Holanda e da Alemanha. Do que ouvi, a Itália está numa onda de rock, a Holanda foi buscar sonoridades africanas e a Alemanha tem uma música mais bem humorada.

Também houve um interval act muito interessante e uma recordação de vários antigos vencedores da Eurovisão muito emotiva.

Finalmente, os finalistas foram escolhidos e a maioria deles coincidiu com as minhas escolhas. Agora, falta ver se Portugal também irá fazer parte dos finalistas de Sábado. Boa sorte, Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário