segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Opinião :: Regresso a Casa | José Luís Peixoto

Título: Regresso a Casa
Autor: José Luís Peixoto
Editora: Quetzal
Ano: 2020

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Intimidade, confissões, família, memória e pacificação: assim é o novo livro de poemas de José Luís Peixoto.

O novo livro de José Luís Peixoto fala-nos das quatro paredes de uma casa - e de todas as suas recordações em tempo de pandemia. Evoca a solidão, o isolamento, as portas fechadas, mas também a solidariedade das recordações: a mãe, o pai, os aromas, a família, a aldeia, o amor. Há espaço para a recordação da infância como para a peregrinação pelo mundo inteiro, como um Ulisses em viagem perpétua, rodeado de objetos próximos e voltado para dentro, para o lugar onde se regressa sempre: a casa.
 
Opinião:
Mal este livro chegou a minha casa, não resisti sem o ler. Apesar de não ser grande fã de poesia, houve qualquer coisa que me chamou a atenção para este livro. Talvez por ser o primeiro livro que leio de José Luís Peixoto, a curiosidade foi maior e li-o com avidez.

A obra é pequena (pouco mais de 100 páginas) e nela encontramos poemas escritos durante a quarentena, que todos vivemos este ano, repletos de memórias sobre a família, sentimentos e as suas viagens pela Ásia.

Um dos poemas de que mais gostei.
 
Rendi-me à escrita de José Luís Peixoto. Os poemas não rimam, mas captam a atenção do leitor e obrigam-no a parar para sentir o que está a ler. Dei por mim a viajar pelos lugares asiáticos que ele visitou, bem como a reviver certas coisas da quarentena, quando estávamos aprisionados e extremamente ansiosos por sair de casa.

Regresso a Casa é o título ideal para esta obra. Numa altura em que a casa é, mais do que nunca, um lugar de conforto e de protecção, a verdade é que, como escreve o autor, «um nómada de quarentena nunca pára de viajar». E qual é realmente a nossa casa? São aquelas paredes que nos abrigam ou o lugar que consideramos como lar?

Este é um livro que se lê muito bem, mas convém absorver todas as palavras escritas. É um livro para reflectir e deixar-se levar. Simplesmente adorei.

Tenho de ler outros livros do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário