quarta-feira, 1 de abril de 2020

Opinião :: Até Sempre, Meu Amor | Lesley Pearse

Título: Até Sempre, Meu Amor
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições ASA
Ano: 2019

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Morena e de sorriso cativante, Ellie é uma jovem doce e generosa. As suas origens humildes são denunciadas apenas pelo sotaque pois a sua graciosidade e elegância são naturais. O teatro fascina-a desde sempre.
Bonnie é completamente diferente. Dona de uma beleza estonteante, com longos cabelos loiros e olhos de um azul intenso, é mimada e egoísta. Nada nem ninguém, decidiu cedo na vida, a irá impedir de realizar os seus sonhos.
Os caminhos de ambas cruzam-se quando, após terem sido seduzidas por dois aviadores americanos no final da II Guerra Mundial, resolvem unir os seus talentos e lutar por uma carreira em palco. São mulheres de mundos opostos, mas estão irremediavelmente unidas pelo mais terrível dos segredos...
Com a Londres do pós-guerra como pano de fundo, Até Sempre, Meu Amor pinta um retrato do mundo glamoroso e implacável do teatro. A história destas jovens fala-nos de sacrifício e ambição, mas sobretudo de uma amizade capaz de resistir a todos os obstáculos.

Opinião:
Este livro ficou-me marcado para sempre. Não foi o melhor livro que já li, mas a leitura dele acompanhou-me numa altura menos boa da vida. O livro é grande; são 750 páginas de muita história e é normal que demore a ser lido, mas desta vez levei um mês e meio para o ler. Cheguei a uma altura em que não lia por gosto mas sim para avançar nas páginas e ver se o acabava. Mas isso não quer dizer que não estivesse a gostar da história — pelo contrário.
 
Lesley Pearse brinda-nos com mais uma história decorrida nos finais da Segunda Guerra Mundial, na qual nos apresenta duas jovens totalmente diferentes. De início, conhecemos Ellie, uma menina que se viu obrigada a separar-se da mãe para ir viver com uma família de acolhimento (que não a acolheu da forma mais amistosa), numa altura em que Inglaterra vivia sob constantes ameaças. Mais tarde, conhecemos Bonnie, filha única de um casal que desejou aquela menina mais do que qualquer coisa e a mimou demasiado. Na altura da juventude, estas meninas conhecem-se e ficam grandes amigas.
 
Apaixonadas pela dança e pelo teatro, elas vivem aventuras e desventuras, alguns segredos e mentiras, e as diferenças entre elas muitas vezes entram em conflito, mas acabam por se apoiar sempre uma à outra.
 
Este romance centra-se então nestas duas amigas que, no final, fazem uma escolha muito difícil para cada uma se desenvencilhar do seu próprio problema. É possível o leitor pensar «Como é possível elas fazerem o que estão a fazer?», mas de facto acaba por ser um grande acto de amizade e de amor.
 
Pessoalmente, liguei-me muito às personagens, talvez por ter arrastado tanto tempo a leitura, mas também a história levou-me a imaginar a vida dos artistas daquela época do século XX. Lesley Pearse nunca desilude no relato detalhado do espaço, além de explicar a conjuntura social da época de uma forma cativante.
 
Este não foi o meu livro favorito da autora, mas é um dos que mais gostei. E espero que haja sequela, pois quero acompanhar a vida destas duas amigas.

1 comentário:

  1. Este livro vai ter sequela e já está em pré-venda, «Encontro com o Destino», as é raro os livros da Lesley terem sequelas, só tem uma triologia até ao momento, a saga «Belle», que eu amei, o meu preferido é o «Nunca me Esqueças», mas amo todos os livros dela, é a minha autora preferida de sempre :D

    Que pena não ter sido leitura de tempos mais felizes, a Lesley a mim até ressacas literárias tira, li este livro em dois dias, e a saga Belle numa semana :P

    ResponderEliminar