sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Opinião :: Os Crimes do ABC | Agatha Christie

Título: Os Crimes do ABC
Autora: Agatha Christie
Editora: RBA Coleccionables
Ano: 2008 (1.ª edição de 1936)
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Poirot recebe uma carta que anuncia um crime que será cometido em Andover. No fim, uma assinatura: ABC.
No dia marcado, uma mulher idosa, que dá pelo nome de Ascher, dona de uma tabacaria, é encontrada morta. Seguem-se outras cartas e outros assassínios segundo uma rigorosa ordem alfabética. Poirot está decidido a evitar que o misterioso assassino chegue ao fim do abecedário.

Opinião:
Neste thriller de Agatha Christie, conhecemos o caso dos denominados crimes do ABC através da narrativa do Capitão Hastings, grande amigo de Hercule Poirot.
 
O mistério, como revela a sinopse, começa com Poirot a receber uma carta que menciona um futuro crime e o local onde será cometido, além da intrigante assinatura de ABC. Depois de uma mulher com um nome começado por A ter sido assassinada em Andover e de ter ao lado um horário de comboios ABC, aconteceram mais crimes seguindo o mesmo procedimento e a ordem do abecedário.
 
A escrita de Hastings está intercalada com a narrativa acerca de um homem chamado Alexander Bonaparte Cust, que tem um temperamento e comportamento suspeitos. Tendo este homem as iniciais ABC, até que ponto terá ele a ver com o caso?
 
A história é misteriosa do início ao fim. A personagem Cust é muito intrigante e leva a crer que é ele o próprio assassino. Contudo, Agatha Christie não costuma entregar pistas tão óbvias ao leitor, por isso é com avidez que se lê este livro para conhecer o desfecho que, por sinal, é inesperado!
 
A narrativa está repleta de elementos que tornam o caso complicado de desvendar, mas percebendo o raciocínio de Poirot, vemos que o criminoso pensou em tudo ao pormenor. Mas não há crimes perfeitos e Poirot descobre tudo!
 
Foi mais um óptimo livro de Agatha Christie que merece ser lido por todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário