quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Opinião :: Luanda, Lisboa, Paraíso | Djaimilia Pereira de Almeida

Título: Luanda, Lisboa, Paraíso
Autora: Djaimilia Pereira de Almeida
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2018

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Chegados a Lisboa em junta médica, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura, sobrevivendo ao ritmo da doença, do acumular de dívidas e das cartas e telefonemas trocados com a família deixada em Luanda. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo. Será esta amizade capaz de os salvar? «Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.»
Luanda, Lisboa, Paraído, o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas simples, em que a esperança e pessimismo, desperdício e redenção, surgem lado a lado numa sequência de tableaux sombrios, doces e trágicos.

Opinião:
Este livro fala da razão que levou Cartola e o seu filho Aquiles a viajar de Luanda para Lisboa e da vida que levam nesta cidade. Pelo meio da narrativa, surgem algumas cartas trocadas entre Cartola, Aquiles e Glória - esposa e mãe, respectivamente -, que ficou em Luanda eternamente desejosa de os voltar a ver.

A certo momento, aparece Pepe, uma personagem que altera o modo como Cartola e Aquiles agem e pensam em relação à vida.

Gostei de ler esta história, apesar de ser um pouco infeliz. Cartola e Aquiles deixam em Luanda a sua família e a promessa de que se vão voltar a ver. Contudo, a distância, o tempo e a própria vida fizeram com que as pessoas mais chegadas se fossem apagando da memória, além das palavras trocadas serem cada vez mais reduzidas. A verdade é que isto acontece na vida real, por mais inconsciente que possa ser, mas é algo que me deixa um pouco triste.

Para mim, em suma, este livro transmite uma mensagem de que a amizade consegue mudar certas percepções que há da vida e, com isso, tornar melhores as pessoas.

O livro é relativamente pequeno e de leitura breve, por isso proporciona uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário