domingo, 25 de agosto de 2019

Opinião :: As Flores Perdidas de Alice Hart | Holly Ringland

Título: As Flores Perdidas de Alice Hart
Autora: Holly Ringland
Editora: Porto Editora
Ano: 2018

Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai.
Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó na quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras.
À medida que o tempo passa, os terríveis segredos da família, uma traição avassaladora e um homem que afinal não é quem parecia ser, fazem Alice perceber que algumas histórias são demasiado complexas para serem contadas através das flores. E para conquistar a liberdade que tanto deseja, Alice terá de encontrar coragem para ser a verdadeira e única dona da história mais poderosa de todas: a sua.

Opinião:
A primeira impressão que tive do livro foi em relação à capa: é mesmo bonita! Folheando, também encontrei ilustrações no início de cada capítulo, que são relativas a uma determinada espécie de flor. De facto, as flores são os principais elementos da história e da vida de Alice Hart. 🌸

Apesar da beleza do próprio livro, a história é forte e um pouco dramática. A infância de Alice Hart ficou marcada pela violência e pela solidão, além do trauma com que ficou após a tragédia que aconteceu à sua família.

Contrastando com estes problemas, Alice também cresceu rodeada de flores e desenvolveu uma paixão por elas que se manteve até à idade adulta. Foi com elas que aprendeu a expressar-se através da sua linguagem e, mais tarde, conheceu a ligação que elas tinham à história dos seus antepassados.

No livro, vamos conhecendo todos os acontecimentos marcantes na vida de Alice e como ela consegue, passado muitos anos, descobrir todas as respostas às perguntas que acumulou ao longo da vida, além da forma como conseguiu superar certos demónios e alcançar a paz emocional.

Foi um livro agradável de ler e a vontade de conhecer o desfecho da história foi aumentando aos poucos. Creio que o livro tem implícita uma mensagem de esperança e de força para quem enfrenta problemas no dia-a-dia. Assim, este livro é um bom refúgio para qualquer pessoa. Mas qual é o livro que não o é? 😉

Leiam, vale a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário