sábado, 20 de abril de 2019

Opinião :: Encontro com a Morte | Agatha Christie

Título: Encontro com a Morte
Autora: Agatha Christie
Editora: RBA Coleccionables
Ano: 2008 (1.ª edição de 1938)
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Mrs. Boynton é uma mulher de idade que, mais que chefiar, escraviza os seus enteados já adultos. Mas como é ela que temo dinheiro todos estarão debaixo do seu domínio até à sua morte. Durante uma viagem a Petra, os Boynton encontram-se com outros viajantes, entre os quais está Poirot. No regresso de uma excursão, a que a velha senhora não foi, esta é encontrada morta. Todos têm motivos para desejar a sua morte e todos tiveram oportunidade para a matar.

Opinião:
A sinopse deste livro de Agatha Christie revela uma personalidade muito peculiar daquela que será a vítima de mais um crime decorrido numa viagem, desta vez a Petra.

De facto, ao descobrir Mrs. Boynton, reparei no seu gosto em deter o poder de controlar os outros, neste caso os membros da família, chegando ao ponto de estes dependerem inteiramente dela, quer monetariamente, quer na vida quotidiana. Esta situação fez-me lembrar certos casos que se estudam em Psicologia e que custam realmente a crer que podem acontecer.

Na história, Mrs. Boynton, que é idosa e já tem problemas de saúde, acaba por morrer e, mesmo parecendo de forma natural, Poirot investiga e consegue respostas a todas as questões em muito pouco tempo.

A leitura foi agradável mas um pouco diferente do que tenho lido nos livros da autora. O livro está escrito em duas partes, em que na primeira se relatam os acontecimentos da viagem das personagens até ao crime e na segunda se procedem às investigações e conclusões. Ora, o crime só surgiu a meio do livro e fez-me pensar que nunca mais chegava!

Já na altura de Poirot actuar, achei que foi tudo muito breve e a explicação do crime não me admirou ao ponto de achar espectacular.

Em suma, gostei da história e da maneira como mexeu com o psicológico, mas não foi um livro que me marcou.

Sem comentários:

Enviar um comentário