sábado, 26 de janeiro de 2019

Opinião :: Crime na Mesopotâmia | Agatha Christie

Título: Crime na Mesopotâmia
Autora: Agatha Christie
Editora: RBA Coleccionables
Ano: 2008 (1. ª edição de 1936)
 
Comprar: Bertrand | WOOK

Sinopse:
Miss Amy Leatheran é uma enfermeira contratada para cuidar de Mrs. Leidner, esposa de um famoso arqueólogo, que sofre de «manias» que lhe provocam alucinações e o temor constante de ser assassinada. A enfermeira vai para a Mesopotâmia e toma conta da sua doente num acampamento no meio do deserto iraquiano, onde o marido chefia um grupo de arqueólogos. As fantasias da doente são cada vez maiores, mas ninguém a leva a sério, até que um dia aparece morta no quarto.

Opinião:
Esta nova leitura levou-me até ao Iraque para descobrir o mistério por detrás das alucinações e, mais tarde, da morte de Mrs. Leidner. Num relato feito pela própria enfermeira Leatheran, assistimos a todo o caso com algumas impressões pessoais, além da ajuda imprescindível de Poirot que, por acaso, encontrava-se de passagem perto daquela zona.

Achei a história muito curiosa e desejei avidamente desvendar o que atormentava a vida de Mrs. Leidner. Desde há uns anos, a senhora recebia mensagens ameaçadoras e dizia que via coisas, tidas como imaginadas. Mas seria mesmo ela que estava doente?

O caso revelou-se realmente interessante e teve vários momentos altos; houve episódios de muito suspense e até paranormais (coisas que me fazem arrepiar de medo, mas neste caso foi... engraçado!).

O final foi mesmo imprevisível e fez-me pensar na capacidade que o ser humano por vezes tem de mudar totalmente a sua vida e de fazer qualquer coisa para conseguir atingir um objectivo - neste caso, algo prejudicial para ele e para os outros. E, mais uma vez, a realização do crime foi impressionante, tal como o modo como se descobriu tudo o que aconteceu.

Em jeito de curiosidade, M. Poirot abandonou a Mesopotâmia e seguiu para o Nilo, onde se deparou com outro incrível caso!

Mais uma história de Poirot que adorei!

Sem comentários:

Enviar um comentário